Golpe do Desenrola Brasil: como identificar e evitar

Aprenda como identificar e escapar do golpe do Desenrola Brasil, que aproveita o programa do governo para roubar dados das vítimas

8 de agosto de 2023

Mais uma vez os golpistas estão tentando se aproveitar de boas iniciativas para enganar possíveis vítimas. A atenção agora deve ser para o golpe do Desenrola Brasil.

O Programa Desenrola Brasil é uma iniciativa do Governo Federal para ajudar quem está com dívidas. Se você possui alguma pendência, pode ter chegado a hora de deixar esse capítulo para trás.

Porém, infelizmente, é preciso prestar atenção para evitar eventuais problemas. O modus operandi do golpe não é exatamente uma novidade, por isso é importante que saiba como não cair em golpes na internet.

Ao longo deste conteúdo, vamos mostrar como o golpe do Desenrola Brasil está sendo aplicado e o que você deve fazer para não cair nesse tipo de armadilha.Todo cuidado é pouco. Boa leitura!

O que é o Desenrola Brasil?

O Desenrola Brasil foi criado pelo Governo Federal para reduzir o número de pessoas endividadas no país. 

O programa está em vigor desde o dia 17 de julho de 2023 e o documento oficial está disponível no site do governo.

Por meio dele, você pode negociar valores em aberto com várias instituições financeiras do país.

Por enquanto, apenas pessoas com renda mensal até R$ 20 mil e que tenham sido inseridas em cadastros de inadimplentes até 31 de dezembro de 2022 podem fazer parte. Elas estão na categoria denominada como Faixa 2.

A expectativa é que mais de 30 milhões de brasileiros sejam beneficiados.

Como negociar minhas dívidas pelo PicPay?

O PicPay faz parte do programa Desenrola Brasil. Caso você tenha valores em aberto, pode encontrar condições especiais para renegociar as suas dívidas.

São oferecidas taxas a partir de 1,5% ao mês e parcelamento em até 60 meses. Tudo feito para você se livrar do peso de estar endividado

Como seu principal parceiro financeiro, o PicPay quer que a sua vida financeira esteja estável e sem pendências o quanto antes.

Gostou da ideia? Para negociar, basta acessar o app do PicPay e conferir as opções disponíveis para o seu caso.

Como funciona o Programa Desenrola Brasil?

As negociações de dívidas da categoria Faixa 2, que por enquanto é a única disponível, devem ser feitas diretamente com as instituições financeiras participantes. 

Em troca dos descontos nas dívidas, o governo oferece um incentivo para as instituições financeiras que aumentam a oferta de crédito.

O que é o golpe do Desenrola Brasil?

Apesar do programa existir há pouco tempo, já há registros de pessoas que se tornaram vítimas de golpes com o programa governamental como pano de fundo.

Por isso, é preciso tomar cuidado.

O golpe acontece da seguinte forma: criminosos aproveitaram o lançamento do programa e fizeram divulgações paralelas em nome da iniciativa.

Assim, você pode ser impactado em suas redes sociais, e-mail ou Whatsapp por mensagens que passam informações corretas da proposta do Governo Federal, mas direcionam para páginas falsas.

E é nessa hora que mora o perigo. Você pode preencher cadastros com nome, endereço, CPF e dados bancários e só perceber depois que caiu em uma armadilha.

Com esse tipo de informação, os criminosos podem conseguir acessar contas e fazer compras com o seu cartão de crédito

Essa prática é conhecida como phishing, que é quando golpistas utilizam iscas para “fisgar” possíveis vítimas e roubar dados pessoais e bancários.

A nova fraude chamou a atenção da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), que emitiu um alerta para golpes durante a operação do Desenrola Brasil.

Em nota, o diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban, Adriano Volpini, destacou que as dívidas só podem ser renegociadas através dos canais oficiais dos bancos.

Portanto, caso você receba contato de qualquer outra maneira, pode desconfiar, beleza?

Especialmente se tiver chegado àquela conversa depois de clicar em links de e-mail ou em aplicativos de mensagens. Faça sempre o contato direto com a sua instituição financeira preferida.

Dicas para fugir de golpes financeiros

Não existe fórmula mágica para fugir de golpes financeiros, mas prestar atenção em tudo o que faz online é um ótimo primeiro passo.

Não clique em links que não conheça a origem e jamais se deixe levar por conversas com desconhecidos. 

A chamada engenharia social tem sido cada vez mais utilizada pelos criminosos – e ninguém quer facilitar para eles, não é mesmo?

Mesmo que a página pareça confiável, dê sempre uma segunda olhada. Não custa nada. Veja se o endereço de fato é daquela empresa. Ao menor sinal de desconforto, interrompa o processo.

Em relação aos cadastros, preencha e ofereça seus dados apenas para instituições de confiança – e que tenham sido acessadas através de um caminho seguro.

Não à toa, as leis de proteção de dados estão cada vez mais rigorosas. As suas informações pessoais são bens extremamente valiosos em um mundo digital e cada vez mais conectado.

Outro ponto de atenção é o momento de pagar contas. Mesmo que seja algo que você faça com frequência. Ao realizar operações via Pix, cartão de crédito ou boleto bancário, confira se o nome da pessoa ou empresa que receberá está correto.

Leia mais: Como fazer pagamentos seguros e evitar golpes financeiros

Os criminosos muitas vezes apostam que pela força do hábito você não irá perceber que aquele boleto, na verdade, chegou através de um e-mail falso. Mesmo que seja com um layout exatamente igual ao da empresa original.

O segredo, então, está em prestar atenção nos detalhes. Lembre-se disso! Confira também como saber se um boleto é falso.

Ao buscar o PicPay para fazer uma renegociação do Desenrola Brasil, certifique-se que está em um dos canais oficiais da instituição.

O atendimento pode ser feito através do app oficial do PicPay, diretamente pelo site de renegociações ou pelo telefone 0800 400 5300.

Para receber mais informações e se proteger desse e de outros golpes online, acesse a nossa editoria de segurança digital do Blog do PicPay.

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Compartilhe este Post:

Conteúdos relacionados