Aprenda a consultar benefício INSS pelo CPF em poucos passos

Saiba como consultar o benefício INSS pelo CPF de onde estiver com o tutorial completo

28 de dezembro de 2023 Atualizado em 19 de fevereiro d 2024

Sempre que surgir o interesse ou necessidade de ver as informações detalhadas de uma aposentadoria, pensão, auxílios ou qualquer outra categoria, você tem a opção de consultar benefício INSS pelo CPF, sabia disso?

Existem algumas maneiras simples de usar o documento na consulta, que detalharemos mais adiante. Mas, antes de ver o passo a passo completo, entenda o que é e porque consultar seu benefício pode ser útil.

Consulta benefício INSS: o que é?

A consulta de benefício do INSS é o nome dado ao procedimento de buscar informações sobre o benefício de sua titularidade, seja aposentadoria, pensão, benefícios assistenciais ou trabalhistas.

Há uma série de dados que envolvem um tipo de benefício previdenciário. Para além dos valores, datas de início e fim (se for temporário), forma de pagamento, situação do benefício (se está ativo ou não), entre outros.

Quando devo consultar o benefício INSS pelo CPF?

A consulta ao benefício INSS é sempre bem-vinda, especialmente quando houver interesse em saber o andamento de um pedido ou alguma outra informação referente ao benefício e até mesmo para servir de comprovante. Saiba mais:

Acompanhamento da situação do benefício

A liberação de qualquer tipo de benefício só é feita a partir de uma solicitação. 

Assim que esse primeiro passo é dado, você pode visualizar o andamento do pedido pelo Meu INSS, a plataforma online oficial do órgão. 

O status pode variar entre pré-habilitado (significa que o pedido entrou no sistema); habilitado (apto para avaliação do INSS); deferido/concedido (aprovado); indeferido (reprovado); parcialmente indeferido (apenas uma parte foi reprovada).

A consulta também pode ser interessante para quem já teve um benefício concedido, mas deseja saber se está tudo certo. Nesse contexto, o status pode variar entre ativo, inativo, suspenso ou bloqueado, por exemplo.

Consulta de informações

Documentos como extrato do benefício ou extrato de pagamento de benefício, ambos disponíveis no Meu INSS, funcionam como um relatório com dados detalhados sobre aposentadorias, pensões ou qualquer outra modalidade. 

Como já mencionado no início do artigo, é possível consultar a data de concessão do benefício, data de pedido, conta bancária para pagamento mensal, valores, código do benefício e número do benefício.

Leia mais: Tudo sobre o calendário de pagamento do INSS

Uso como comprovante

Outro motivo para consultar e baixar o extrato de informações do benefício ou extrato de pagamento de benefício do INSS é a possibilidade de usá-lo para comprovar a sua renda ou a sua condição de beneficiário.

Para contratar um empréstimo consignado, por exemplo, é preciso acessar o extrato de pagamento do benefício (contracheque INSS), fazer o download e enviar à instituição financeira escolhida.

As informações sobre a renda, tipo de benefício e margem consignável são fundamentais para verificar a sua elegibilidade para a contratação consignado e checar se sua renda mensal suporta um novo empréstimo (se há margem livre).

Leia mais: Lista completa dos benefícios consignáveis do INSS

Como consultar benefício INSS pelo CPF? Veja o tutorial completo

Se você deseja consultar benefício do INSS pelo CPF, saiba que existem quatro principais formas de fazer isso, disponíveis na internet, telefone ou pessoalmente.

Veja o passo a passo para fazer a consulta do benefício INSS de diferentes maneiras:

Aplicativo Meu INSS

O aplicativo Meu INSS conta com mais de 90 serviços trabalhistas e previdenciários. 

Por trás da sua criação, está a ideia de centralizar as funcionalidades em um único lugar, inclusive a consulta benefício do INSS.

Para usá-lo, você deve fazer o download gratuito na loja de aplicativos do seu celular (as mais comuns são a App Store ou Google Play Store). Abra uma dessas lojas, digite “meu inss” no campo de busca e clique no resultado.

Aprenda a fazer consulta benefício INSS pelo CPF no app Meu INSS:

  • Abra o aplicativo;
  • Clique em “Entrar com gov.br” e faça o login com seu CPF e senha cadastrados no sistema gov.br;
  • Na tela inicial, digite “extrato” no campo “Do que você precisa?”;
  • Selecione a opção de seu interesse.

O sistema gov.br centraliza o acesso a todas as plataformas oficiais e online do governo federal. Caso ainda não tenha, você pode criar um novo cadastro no aplicativo Meu INSS.

Ao abrir o aplicativo, clicar em “Entrar com gov.br” e digitar seu CPF, o sistema reconhecerá que você ainda não tem uma conta ativa e automaticamente uma tela de cadastro será aberta. 

Basta seguir as orientações da tela até concluir o seu cadastro. Feito isso, volte a tela inicial, faça o login e siga o tutorial acima.

Site Meu INSS

O site Meu INSS é a versão web do aplicativo, com as mesmas funcionalidades, para quem prefere acessar de um computador via navegador (como Google Chrome e Mozilla Firefox, por exemplo.)

O login é idêntico ao aplicativo:

  • Abra o navegador do seu computador, tablet ou smartphone e digite meu.inss.gov.br” na barra de endereço;
  • Clique em “Entrar com gov.br”;
  • Digite o número do seu CPF e toque em “Continuar”;
  • Em seguida, digite a sua senha e selecione a opção “Entrar”;
  • Na tela inicial, digite “extrato” no campo “Do que você precisa?”;
  • Clique no extrato de sua preferência (extrato de informações do benefício ou extrato de pagamento de benefício).

Tanto no aplicativo quanto no site, os extratos ficam disponíveis imediatamente.

Agência da Previdência Social

Caso tenha dificuldades para acessar os extratos pela internet, você tem a opção de pegar a versão física dos documentos em uma das agências do INSS.

Tudo o que você precisa fazer é ligar para o número 135, da Central de Atendimento do INSS, e agendar um horário.

Feito isso, o próximo passo é comparecer até a unidade mais próxima, no dia e horário agendados, para retirar os extratos. 

Assim como no site e no aplicativo, os atendimentos telefônicos e presenciais também solicitam o CPF do titular do benefício.

Leia mais: Atendimento do INSS: lista atualizada de canais e horários

Não consigo consultar meu benefício INSS pelo CPF. E agora?

A recomendação do INSS para quem enfrenta qualquer tipo de dificuldade de acesso às informações e serviços é o contato com a Central de Atendimento 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).

Perguntas frequentes

Veja as respostas para algumas dúvidas relacionadas à consulta do benefício INSS que podem surgir pelo caminho.

1. O que é o número do benefício do INSS?

O número do benefício é a identificação do beneficiário no INSS. 

No momento em que uma aposentadoria ou pensão é concedida, o INSS envia uma carta de concessão com uma combinação de 10 números que identificam o titular e seu benefício.

A numeração é útil para acessar serviços, funcionalidades e, inclusive, saber o dia de pagamento, já que as datas são distribuídas de acordo com o número final do benefício (antes do dígito). 

2. Como consultar o número do benefício INSS pela internet?

A consulta do número do benefício do INSS pela internet pode ser feita pelo site ou aplicativo Meu INSS.

Após fazer o login, um quadro com as principais informações sobre o seu benefício (número, valor, previsão de pagamento) aparecerão na tela inicial.

Fora isso, o número do benefício também fica disponível na carta de concessão e no extrato de informações de benefício e no extrato de pagamento. 

Se optar por essas últimas opções, é só digitar o nome do documento no campo de buscas “Do que você precisa?” e clicar no resultado.

3.  INSS consulta: como saber o número do benefício do INSS pelo telefone?

Também é possível descobrir o número do benefício do INSS pelo telefone 135, da Central de Atendimento.

Após discar o número, você precisará se identificar (e informar seu CPF) para prosseguir e solicitar o número do seu benefício.

4. Como saber o número do benefício INSS pelo CPF?

A plataforma Meu INSS (aplicativo e site) e a Central de Atendimento 135 são as principais maneiras de consultar o número do benefício INSS pelo CPF atualmente.

Para fazer o login no Meu INSS e ser identificado pelos atendimentos na Central do INSS é necessário informar o CPF.

5. Como fazer a consulta de situação de benefício?

Se você fez uma solicitação de um benefício, a consulta pode ser realizada pelo site ou aplicativo Meu INSS. Faça o login e, na sequência, busque pelo serviço “Consultar Pedidos”, no campo “Do que você precisa?”.

Agora se você já tem um benefício e quer apenas conferir se ele está ativo, uma alternativa é acessar um dos extratos. 

Em geral, um dos campos disponíveis nos extratos é, justamente, o de “situação”. Se estiver tudo certo com o seu benefício, aparecerá “ativo”.

6. Como saber se o benefício foi aprovado? Como saber se estou aposentado pelo CPF?

Para saber se o seu benefício foi aprovado, você pode acessar o site ou aplicativo Meu INSS, fazer o login e ir até “Consultar Pedidos”, na tela inicial.

Também é possível buscar o serviço no campo “Do que você precisa?”. O andamento do seu pedido aparecerá na tela logo em seguida.

Caso prefira, existe a possibilidade de ligar para a Central 135 e pedir a atualização da sua solicitação para o atendente, que te passará mais detalhes. 

7. Como conseguir lista de aposentados do INSS?

O órgão previdenciário não divulga uma lista nominal dos aposentados e pensionistas do INSS, bem como de outras pessoas que recebam algum tipo de auxílio da Previdência Social.

Agora que você já sabe como consultar o seu benefício INSS pelo CPF, confira os conteúdos com dicas exclusivas para você cuidar bem do seu dinheiro.

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 15

Compartilhe este Post:

Conteúdos relacionados