Como saber se tem empréstimo no meu nome?
Como saber se tem empréstimo no meu nome? Aprenda o passo a passo para consultar empréstimos e financiamentos no seu CPF
9 de janeiro de 2023
Como saber se tem empréstimo no meu nome? Esta é uma dúvida muito comum entre os brasileiros. O processo é super simples e vamos te ensinar por aqui, beleza?
O golpe do falso empréstimo é um dos mais praticados no país e tem crescido com o passar dos anos, junto com os demais golpes e fraudes.
Leia mais: Os 17 golpes financeiros mais comuns do Brasil
Para você ter ideia, um levantamento da Serasa Experian revelou que o número de tentativas de golpe no Brasil aumentou quase 17% em 2021, na comparação com o ano anterior, totalizando mais de 4 milhões de casos.
Por que consultar empréstimos no seu nome
Além de se proteger de golpes financeiros, saber quais são os empréstimos vinculados ao seu CPF é fundamental para a sua organização financeira.
Assim, você pode analisar o seu nível de endividamento, identificar pendências e avaliar, inclusive, se vale a pena pegar outro empréstimo para quitar as dívidas atuais.
Outra vantagem é que é possível tentar a renegociação dos débitos com a instituição financeira que disponibilizou o crédito.
Leia mais: Como quitar dívidas ganhando pouco em 5 passos
Como saber se tem empréstimo no meu nome?
O melhor jeito de consultar empréstimos e financiamentos é por meio do Registrato, do Banco Central. O sistema online reúne vários dados sobre seus relacionamentos com instituições financeiras.
Em resumo, o Registrato consolida informações sobre empréstimos em seu nome, em quais bancos você possui conta, chaves Pix cadastradas, dívidas com órgãos públicos federais, cheques sem fundos e operações de câmbio.
O serviço é gratuito e pode ser acessado pela sua Conta Gov.br, com os seus dados no Sisbacen ou com o seu login no Registrato, caso você já tenha.
Isso porque o Banco Central suspendeu novos cadastros pelo sistema. A partir de fevereiro de 2023, o login poderá ser feito apenas pela Conta Gov.br, que precisa ter o nível prata ou ouro.
Dica: no fim deste conteúdo, vamos ensinar como conseguir o selo prata ou ouro na sua conta, tudo bem?
Um dos serviços disponíveis no sistema do BC é a emissão do Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR).
O relatório conta com informações como saldo devedor, modalidade e status dos empréstimos e financiamentos em seu nome.
As dívidas podem ter um prazo de no máximo 59 meses. Após esse prazo, a instituição precisa sinalizar o débito com uma característica especial no sistema e a dívida deixa de aparecer no relatório.
Os dados do relatório são extraídos do Sistema de Informações de Crédito (SCR), que é um banco de dados com informações sobre operações de crédito com as instituições regulamentadas pelo BC.
De forma geral, o sistema registra todas as operações ou contratos de crédito envolvendo o seu CPF, sendo que as principais modalidades são:
- Crédito consignado;
- Cheque especial;
- Financiamento de veículos, imóveis e outros bens;
- Cartão de crédito;
- Operações de empréstimo e de financiamento entre pessoas por meio de plataforma eletrônica (fintechs).
Além do mais, o relatório também pode informar limites pré-aprovados pela instituição financeira, mesmo que você ainda não tenha utilizado, como cheque especial e cartão de crédito.
Mas essas informações só aparecem no relatório se você também tiver dívidas em dia ou em atraso com valor superior a R$ 200.
Cabe destacar que o Registrato apenas faz o compilado dos empréstimos e financiamentos. A responsabilidade pelos dados é das instituições financeiras que concederam o crédito.
Outro ponto importante é que a atualização de dados no relatório não ocorre de forma imediata.
O sistema tem uma defasagem mínima de 20 dias em relação à última informação da instituição. Por causa disso, os números não representam o valor atualizado de possíveis dívidas.
Então como saber se tem empréstimo no meu nome? Veja o passo a passo abaixo:
- Acesse o site do Registrato;
- Faça login com os seus dados do Registrato, Sisbacen ou pela sua Conta Gov.br;
- Vá até a seção de Empréstimos e Financiamentos e clique em Consultar;
- Selecione o período e o tipo de relatório: resumido ou detalhado;
- Aceite os Termos de ciência e responsabilidade;
- Pronto!
Depois da geração do relatório, você pode visualizar, baixar ou enviar o documento por e-mail.
Fizeram empréstimo no meu nome. O que fazer?
Existem diferentes possibilidades caso encontre algum empréstimo, financiamento, consórcio e etc que não tenha sido feito por você.
A primeira é que a sua operação pode ter sido vendida ou cedida para outro banco, que passará a ser o credor responsável por informar os dados ao Banco Central.
Outra possibilidade é a de golpe ou fraude envolvendo o seu CPF. Nesse caso, você deve salvar o relatório gerado pelo Registrato e registrar um Boletim de Ocorrência.
Depois disso, entre em contato com a instituição financeira que concedeu o crédito e apresente o relatório junto com o BO. Registre tudo, inclusive os números dos protocolos dos atendimentos, ok?
Se você quiser dicas de como evitar golpes financeiros e como lidar caso seja vítima de algum, acesse a nossa Central de Segurança.
Por fim, se você encontrar alguma dívida que já foi quitada, procure a instituição financeira em questão, pois ela é responsável pela inclusão e correção dos dados no relatório.
Como saber se tem alguma coisa no meu CPF?
O PicPay oferece uma ferramenta gratuita de consulta de CPF, que permite que você confira se o seu nome está limpo ou registrado em alguma dívida.
Uma das principais vantagens é que você pode ser alertado pelo celular se houver alguma pendência ou análise suspeita envolvendo o seu CPF.
Como conseguir nível prata ou ouro do gov.br?
Como já alertamos, a partir de fevereiro de 2023, só será possível acessar o Registrato por meio da Conta Gov.br, que precisa ter o nível prata ou ouro.
Para te ajudar, listamos o que você precisa fazer para conseguir algum dos dois selos de confiabilidade, já que o nível inicial da conta é o bronze.
Nos dois casos, o processo pode ser feito pelo aplicativo Gov.br ou pelo portal Gov.br, beleza?
Para o nível prata, você precisa fazer a validação de alguma das três maneiras abaixo:
- Reconhecimento facial para conferência da sua foto nas bases da Carteira de Habilitação (CNH);
- Validação dos seus dados via aplicativo de alguma instituição financeira, como o PicPay;
- Validação dos seus dados com usuário e senha do SIGEPE, se você for servidor público federal.
Para o nível ouro, existem duas possibilidades:
- Reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br para conferência da sua foto nas bases da Justiça Eleitoral (TSE);
- Validação dos seus dados com Certificado Digital compatível com ICP-Brasil.
Agora que você já sabe responder a pergunta: “como saber se tem empréstimo no meu nome?”, confira mais conteúdos para você lidar da melhor maneira possível com o seu dinheiro!