Um dos benefícios mais esperados por quem é aposentado, pensionista ou segurado é o décimo terceiro do INSS. Conhecido também como gratificação natalina, com ele é possível cobrir despesas extras, pagar dívidas feitas ao longo dos meses ou ter aquela forcinha a mais nas compras do mercado. 

Seguindo o que já foi feito em outros anos, o governo federal vai antecipar o pagamento do 13° do INSS. Com isso, a primeira parcela será paga ainda em abril e a segunda, em maio.  

Saiba todos os detalhes do calendário de 2025 e tire dúvidas sobre o benefício.  

O que é o décimo terceiro salário do INSS? 

O décimo terceiro salário é um direito garantido pela Constituição Federal aos trabalhadores com carteira assinada (CLT). Já o 13º do INSS é a gratificação paga aos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Socia.

O décimo terceiro equivale a um salário mensal adicional, pago em duas parcelas ao longo do ano.  

Quem tem direito ao décimo terceiro do INSS? 

O décimo terceiro salário do INSS é um benefício recebido por:   

  • aposentados e pensionistas
  • segurados em auxílio-doença por, pelo menos 15 dias no ano, proporcional ao tempo de afastamento;   
  • demais beneficiários do INSS, como aposentados por invalidez e quem recebe salário-maternidade.

Leia ainda: Como consultar benefício INSS pelo CPF em poucos passos

Qual o valor do décimo terceiro dos aposentados?  

O cálculo para aposentados é feito com base no valor mensal que eles recebem. O benefício corresponde a 1/12 do valor recebido multiplicado pelo número de meses em que o pagamento foi depositado no ano.  

Ou seja: se o pagamento foi feito durante todo o ano, o aposentado recebe o valor equivalente a um salário integral. Caso tenha recebido por menos tempo, o valor será proporcional ao número de meses de aposentadoria.

Quando é pago o décimo terceiro do INSS? 

O pagamento do décimo terceiro salário do INSS ocorre em duas parcelas, com datas específicas ao longo do ano. Entenda como será o calendário 2025. 

Calendário do décimo terceiro do INSS em 2025  

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto de antecipação do 13º de aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS no começo de abril. A gratificação será dividida em duas parcelas, pagas nos meses de abril e maio.  

Em cada parcela, primeiro recebem aqueles que fazem parte do grupo prioritário, ou seja, quem ganha até um salário-mínimo (R$ 1.518). Logo em seguida será paga a antecipação do décimo terceiro do INSS para aqueles que recebem benefícios acima do piso nacional.  

Além disso, o pagamento será feito de acordo com o número final do cartão do benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço. 

Veja abaixo todos os detalhes do cronograma de pagamento.  

Primeira parcela do 13º do INSS 2025 

A primeira parte do 13° de aposentados e pensionistas será paga de 24 de abril a 8 de maio. O valor dessa parcela corresponde a 50% do benefício, sem descontos. 

Confira o calendário com todas as datas, seguindo a prioridade de quem ganha até um salário-mínimo e o número final do cartão de benefícios.  

Para quem ganha até um salário-mínimo  beneficiário.

Final do benefício Dia do crédito 
24/abril 
25/abril 
28/abril 
29/abril 
30/abril 
02/maio 
05/maio 
06/maio 
07/maio 
08/maio 

Para quem ganha acima do piso nacional 

Final do benefício Dia do crédito 
1 e 6 02/maio 
2 e 7 05/maio 
3 e 8 06/maio 
4 e 9 07/maio 
5 e 0 08/maio 

Segunda parcela do 13º INSS 2025   

A segunda parcela será depositada de 26 de maio a 6 de junho. Dessa vez, serão aplicados os descontos de INSS e Imposto de Renda, quando cabíveis.  

Novamente, a data de pagamento varia conforme o número final do benefício e há prioridade para aqueles aposentados e pensionistas que ganham até um salário-mínimo. 

Confira o calendário com todas as datas de pagamento da segunda parcela do 13° do INSS:  

Para quem ganha até um salário-mínimo 

Final do benefício Dia do crédito 
26/mai 
27/mai 
28/mai 
29/mai 
30/mai 
02/jun 
03/jun 
04/jun 
05/jun 
06/jun 

Para quem ganha acima do piso nacional 

Final do benefício Dia do crédito 
1 e 6 02/jun 
2 e 7 03/jun 
3 e 8 04/jun 
4 e 9 05/jun 
5 e 0 06/jun 

O 14º salário do INSS vai sair em 2025? 

Aqui vale um alerta. Segundo a Secretaria de Comunicação Social da Previdência, a notícia que circula sobre um 14° salário do INSS é uma fake news. 

“O INSS ressalta que não há previsão de pagamento de ‘14º salário’ no fim do ano. A informação falsa circula em redes sociais e plataformas de vídeo e texto”, afirma texto publicado no site da Previdência Social.

Dúvidas comuns sobre o décimo terceiro do INSS  

Além de gerar expectativa, esse tema também levanta algumas dúvidas. Entenda alguns pontos:

Como é pago o décimo terceiro de quem está afastado pelo INSS?  

Quem está afastado e recebe auxílio-doença ou outro benefício do INSS tem direito ao décimo terceiro proporcional ao tempo de afastamento.  

Veja também: Como desbloquear benefício para empréstimo do INSS 

Qual o valor da segunda parcela do décimo terceiro do INSS?  

O valor da segunda parcela corresponde aos 50% restantes do benefício recebido na primeira parcela, com descontos de INSS e Imposto de Renda, se aplicáveis.  

 Aproveite o décimo terceiro do INSS para organizar a vida financeira. Para ficar por dentro das atualizações sobre o seu benefício, consulte o site oficial Meu INSS.  Quem não tem acesso à internet pode ligar para a Central 135.

Saiba ainda o que é contracheque INSS e, claro, continue acompanhando o Blog do PicPay para mais informações sobre finanças e investimentos. 

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 121