O que é LCI e LCA? Veja as características e diferenças

Veja tudo o que você precisa saber sobre LCI e LCA, as letras de crédito e que garantem segurança e rentabilidade

17 de agosto

Você sabe o que é LCI e LCA? Caso você esteja entrando agora no mundo dos investimentos, ainda pode ter dúvidas a respeito do que significam essas duas siglas. 

Se já tiver ouvido falar de Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e Letra de Crédito do Agronegócio (LCA), pode estar um passo à frente. Mas, se nunca nem sequer viu esses nomes, não precisa se preocupar, beleza?

Ao longo desse conteúdo você verá que não é nenhum bicho de sete cabeças. Entendendo primeiro o que são, para o que servem e alguns dos principais detalhes, poderá terminar essa leitura com uma visão ampla de LCI e LCA.

Antes de mais nada, saiba que as duas opções se tornaram ativos muito procurados nos últimos anos pelos investidores. Um dos principais motivos é que ambas são isentas de Imposto de Renda.

Porém essa não é a única razão. Para entender mais sobre os benefícios, riscos e potencial de retorno da dupla, o Blog do PicPay preparou este guia, que responderá todas as suas dúvidas.

Boa leitura!

O que é LCI e LCA?

Falando de forma ampla, LCI e LCA são opções de investimentos em renda fixa oferecidas no mercado financeiro. 

Leia mais: Renda fixa e renda variável: entenda as diferenças

Eles são emitidos por instituições financeiras com o objetivo de conseguir recursos para dois setores da economia: o imobiliário e o agronegócio, respectivamente.

Entender isso fará toda a diferença para conseguir explorar mais a fundo as duas opções no mundo dos investimentos.

Isentos de Imposto de Renda, LCI e LCA se destacam por conta desse benefício fiscal e atraem investidores que não querem correr riscos em suas carteiras.

Se você for do tipo conservador, saiba que são considerados seguros e com grande potencial de rendimento.

Caso você ainda não conheça o seu perfil de investidor, confira o nosso conteúdo completo sobre o tema. 

Adquirir papéis de LCI ou LCA é como fazer uma espécie de empréstimo ao banco. A instituição, em contrapartida, entrega uma remuneração extra – os famosos juros – de acordo com o tempo que deixar o dinheiro investido.

Leia mais: Quanto rende emprestar dinheiro a juros? Saiba como comparar

Nos dois casos, o dinheiro tem destino certo.

O LCI ajuda a garantir crédito para empreendimentos do setor imobiliário. Já o LCA permite que sejam feitos empréstimos para financiamentos de diversos processos do setor rural, beneficiando produtores e cooperativas.

Como funciona investimento LCI e LCA?

Se você tiver interesse em investir em LCI e LCA, pode ser importante entender exatamente como funcionam. Isso também fará você perceber quando LCI e LCA vale a pena.

Apesar de serem considerados investimentos simples, seguros e de baixo risco, tanto LCI quanto LCI possuem particularidades que merecem a sua atenção.

Você poderá ver o que é LCI e como funciona e o que é LCA e como funciona. Confira abaixo algumas características.

1. Títulos são emitidos por instituições financeiras

É o princípio básico de LCI e LCA. Os títulos são emitidos por bancos e cooperativas de crédito e servem para captar recursos para investimentos nos setores imobiliário e agronegócio.

2. Captação de recursos

Ao adquirir um título LCI ou LCA, você automaticamente passará a fazer parte do processo de captação de recursos. É uma espécie de empréstimo ao banco, que repassa os valores e te devolve com correção de juros ao término do investimento.

3. Títulos de Dívida

Ao realizar qualquer investimento em LCI ou LCA, você garante títulos de dívida emitidos pelo banco ou instituição financeira. É a garantia que você está emprestando dinheiro e receberá posteriormente com o acréscimo de juros.

4. Investimento com garantias

Além de possuírem benefícios fiscais, os investimentos em LCI e LCA são garantidos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Esse mecanismo garante que, mesmo que a instituição financeira apresente problemas, o dinheiro aplicado será recebido de volta.

5. Rendimentos flexíveis

Ao escolher investir em LCI e LCA, você pode optar por rendimentos prefixados ou pós-fixados. A diferença está na taxa de juros que será seguida – escolhida no momento da compra ou com base em indicadores financeiros, como CDI.

6. Liquidez

De modo geral, LCI e LCA não possuem liquidez diária. Assim, não podem ser resgatados a qualquer momento sem que haja cobranças por isso.

Caso precise realmente antecipar os valores investidos, poderá perder parte dos rendimentos obtidos. Portanto, tente se planejar ao máximo.

Você pode saber qual a forma de liquidez dos seus investimentos ao se atentar ao prazo de carência do título. 

Existe um período mínimo , determinado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), mas que pode variar de acordo com a remuneração oferecida.No caso das LCIs, o prazo mínimo para pré e pós-fixadas costuma ser de 90 dias

Porém, você pode encontrar no mercado regras de liquidez bem maiores quando estiver atrelada a um indicador financeiro – de 12 a 36 meses, de acordo com as atualizações do título.

Da mesma forma, você pode encontrar LCAs com prazo mínimo de 90 dias – pré e pós-fixadas. Com o limite de 12 meses para os papéis que estejam associados a um índice de preços com atualização anual.

Mas, não se preocupe. Se você prefere títulos com liquidez maior e resgate diário, não precisa descartar as Letras. Existem LCIs e LCAs em que é possível realizar o resgate a qualquer momento a partir do período mínimo.

Por outro lado, também poderá encontrar ativos que só podem ser recebidos de volta na data de vencimento do papel – o que pode levar de um a três anos.

É melhor LCI e LCA pré ou pós-fixados?

É difícil apontar qual investimento é melhor. Existem particularidades em cada um deles, e você pode analisar e concluir qual faz mais sentido para a sua vida.

No final das contas, é sempre sobre isso, não é mesmo? Entender qual investimento pode se encaixar melhor no seu momento financeiro.

As estruturas mais comuns de LCI e LCA são:

1. Letras prefixadas

É a estrutura em que você consegue saber exatamente a taxa de juros que irá impactar a sua aplicação. Assim, você saberá exatamente quanto poderá lucrar com aquele movimento até o vencimento do papel.

2. Letras pós-fixadas

Diferentemente da opção anterior, você, como investidor, não saberá quanto a sua aplicação poderá render. Porém, conhecerá o indicador financeiro que irá basear os juros recebidos do seu investimento.

O mais comum é que a referência seja a taxa do CDI, principal índice de renda fixa.No entanto, o valor exato final dependerá de movimentos para cima e para baixo desse indicador, que também tem relação com a Selic.

3. Letras vinculadas à inflação

Se decidir vincular o seu investimento em Letras atreladas à inflação, você terá parte de sua aplicação como prefixadas e outra parte como pós-fixada.

Geralmente, esses papéis  garantem uma taxa de juros fixa, o que se parece com o prefixado, e é complementado pela variação da inflação – a etapa pós-fixada dessa movimentação.

Qual a diferença de LCI e LCA?

Como você pôde notar nos tópicos anteriores, LCI e LCA são ativos bastante parecidos.

A diferença principal está no destino do dinheiro captado através dos papéis de investimento.

Enquanto o LCI tem como objetivo garantir mais crédito para o setor imobiliário, o LCA assegura a injeção de dinheiro no universo agrícola.

De resto, você verá mais semelhanças do que diferenças entre as duas opções do mercado financeiro.

Ambos são ativos de renda fixa, o que garante maior segurança, e possuem retornos mais previsíveis.

Naturalmente, são mais procurados por aqueles que desejam crescer o patrimônio de forma pouco arriscada. Se for o seu caso, pode ter encontrado o seu modelo de investimento favorito.

Quando LCI e LCA vale a pena?

Se você estiver em busca de uma aplicação com segurança e razoável rentabilidade, apostar em LCI e LCA pode, sim, valer a pena.

É uma opção de investimento para quem deseja diversificar sua carteira, e sem a necessidade de se preocupar com grandes variações.

Também por conta de incentivos fiscais e facilidade de investimento, a dupla de Letras tem se tornado um dos ativos mais buscados das carteiras de aplicações do mercado financeiro.

O que rende mais: LCA ou poupança?

A poupança é uma das modalidades de investimento com menor taxa de rentabilidade. No último mês de julho, o índice ficou em 0,6589% ao mês.

Já o LCA pode variar os valores nas opções pré e pós-fixado. Porém, você irá encontrar nos dois formatos uma taxa superior à poupança: os valores costumam ficar entre 0,86 e 1,01% por mês.

Por isso, podemos dizer que vale mais a pena investir em LCA. 

Como investir em LCI e LCA?

Se depois de acompanhar todo esse conteúdo você se interessou pelas Letras, o próximo passo é entender como fazer para realizar um investimento.

Para isso, preparamos um passo a passo do que deve fazer para ingressar nesse universo e garantir papéis de crédito imobiliário e do agronegócio.

1. Escolha um banco ou corretora

Os bancos costumam emitir suas próprias letras de crédito, enquanto nas corretoras será possível encontrar uma maior variedade – afinal, podem trabalhar com diversas instituições ao mesmo tempo.

2. Decida qual título irá investir

Como viu ao longo desse conteúdo, existem diferentes formas de investir em LCI e LCA. Escolha  aquela que irá encontrar o maior equilíbrio entre rentabilidade, liquidez e que atenda melhor aos seus interesses de taxas de juros.

3. Avalie os valores

Alguns títulos possuem valor mínimo de investimento, o que talvez fuja da sua realidade. Conheça todas as opções e escolha aquela que irá se encaixar melhor no seu planejamento financeiro

Outro ponto de atenção é não ultrapassar o limite de 250 mil reais por instituição financeira. Esse é um cuidado que deve tomar porque a garantia do FCG possui um teto para esse tipo de investimento.

4. Confira e se organize diante do prazo de vencimento

Saber quando o seu investimento começa e termina é fundamental para um planejamento financeiro saudável. Quanto mais tempo estiver disposto a deixar o dinheiro investido, mais deve garantir rentabilidade.

No entanto, não se esqueça que em alguns desses casos a liquidez é prejudicada, ou seja, não poderá interromper o investimento no meio do caminho.

Para encontrar mais dicas do mercado de investimentos e de planejamento financeiro de modo geral, acesse nossa editoria especializada no Blog do PicPay. 

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 7

Compartilhe este Post:

Conteúdos relacionados