Como funciona o reembolso no cartão de crédito?

Entenda como funciona o reembolso no cartão de crédito, quanto tempo demora e quando é possível solicitar

25 de abril de 2023

Como funciona o reembolso no cartão de crédito é uma pergunta muito comum entre quem tem o hábito de pagar as compras com ele. Afinal, pode ser que você precise usar essa funcionalidade em algum momento.

Há muitos anos, as compras com cartão estão entre as preferidas dos consumidores. E, por isso, é sempre importante ficar atento aos gastos realizados nos seus cartões para, quando for necessário, solicitar o estorno de uma compra. 

Mas como é feito o reembolso no cartão de crédito? Quando é possível solicitar o ressarcimento de um valor gasto? Quanto tempo demora o reembolso no cartão de crédito?

Como esse processo pode ser misterioso para muita gente, reunimos todas as informações no detalhe para explicar como isso é feito. 

Antes disso, é importante entender as diferenças entre reembolso, estorno e cancelamento da compra no cartão.

As diferenças entre reembolso, estorno e cancelamento 

O reembolso do cartão de crédito nada mais é do que receber de volta o valor de uma compra. Nesse caso, o processo de pedir o cancelamento da compra acontece entre vendedor e consumidor.

Já o estorno no cartão de crédito é o nome dado ao processo em que a administradora (banco ou instituição financeira) solicita ao vendedor do produto ou serviço a devolução do dinheiro.

Tanto o estorno quanto o reembolso podem acontecer em algumas situações, que vamos explorar abaixo, quando o cliente faz o cancelamento da compra por algum motivo. 

O cancelamento de uma compra no cartão pode ser realizado no mesmo dia que o cliente solicita, retornando o crédito ao cartão do comprador em até 72h, a depender das regras da administradora. 

Ao cancelar uma compra, muitas vezes o valor nem chega a aparecer na fatura do consumidor, já que costuma se tratar de um processo rápido. 

Se precisar de dicas para isso, já explicamos por aqui em detalhes como cancelar uma compra no cartão de crédito.

E o que é chargeback?

O chargeback significa, na tradução do inglês, o mesmo que estorno. Mas o seu procedimento é um pouco diferente.

O chargeback ocorre quando há algum problema na transação ou quando ela não obedece às regulamentações previstas nos contratos e termos das administradoras de cartão.

Ele foi criado para proteger clientes nos pagamentos com cartão. A contestação pode ser feita em transações realizadas em lojas físicas e online. 

Um dos principais motivos para a solicitação de um chargeback é um desacordo entre o comprador e o vendedor. 

Ou seja, quando alguém faz uma compra, mas alega que os termos da transação não foram cumpridos. Por exemplo, a não entrega do produto ou serviço.

O processo que envolve o chargeback é regulamentado pelas bandeiras dos cartões de crédito e débito.

Em quais situações é feito o estorno no cartão de crédito?

Há algumas situações que permitem o estorno de uma determinada compra. Mas três delas são as mais comuns: quando o consumidor se arrepende de uma aquisição, venda de produto com defeito e cobrança indevida

Se a compra foi feita em um site ou aplicativo, ou seja, online, você tem até sete dias para solicitar o reembolso para a empresa sem precisar explicar o motivo. A partir disso, a empresa deve seguir com os procedimentos.

Isso se chama direito ao arrependimento e está previsto no Código de Defesa do Consumidor. Mas vale um ponto de atenção: isso se aplica apenas a compras online, não a aquisições feitas em lojas físicas.

Leia mais: Como fazer compras online com cashback?

Quando a situação envolve uma venda de produto com defeito, a empresa responsável terá até 30 dias para resolver a situação, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. Se dentro deste prazo o problema não for solucionado, o cliente tem direito ao ressarcimento.

Se notar uma compra indevida na sua fatura do cartão, ou seja, que não foi realizada por você, é possível que tenha ocorrido alguma fraude no seu cartão. Neste caso, entre imediatamente em contato com a administradora, informe o ocorrido e solicite o reembolso.

Leia mais: Como funciona a fatura do cartão de crédito?

Em outras ocasiões que envolvam mais complexidade, como chargeback, por exemplo, o processo tende a levar mais tempo. A avaliação e prazo para resolução vai de 7 a 60 dias úteis, e o crédito em questão pode ser reembolsado em uma ou duas faturas seguintes.

Em quais situações NÃO é feito o estorno?

Duas ocasiões específicas podem não permitir o estorno: passagens áreas e serviços de assinatura (como streaming e TV a cabo, por exemplo). Entenda abaixo.

Passagens aéreas

As companhias aéreas possuem algumas situações específicas em que não oferecem a possibilidade de estorno, como promoções, por exemplo. Portanto, o cliente pode até cancelar uma reserva, mas isso não garante que ele será ressarcido. 

Mesmo assim, vale lembrar que o consumidor tem o direito de desistir de uma compra de passagem aérea em até 24 horas depois de receber a confirmação. Nessa situação, é possível ressarcir o valor pago integralmente.

Serviços de assinatura

Geralmente, se você quiser cancelar um serviço por assinatura no meio do mês, por exemplo, é cobrado proporcionalmente ao tempo de uso. 

Ou seja, se você utilizou o serviço por 10 dias, irá pagar somente por aquele período, antes de encerrar as cobranças definitivamente.

Vale lembrar que cada empresa tem sua política de cancelamento e reembolso, e ela pode variar de acordo com cada instituição e situação.  

Como funciona o reembolso no cartão de crédito?

O primeiro passo é conferir se a sua situação se encaixa entre aquelas que permitem pedir o estorno. Depois, você precisa fazer a solicitação. Abaixo a gente explica como!

Leia mais: Como funciona o cartão de crédito?

Como solicitar um estorno no cartão

Para pedir o estorno de uma compra no cartão, a primeira ação indicada é acionar a empresa responsável pela venda

Caso o estabelecimento não resolva, é necessário procurar a administradora do cartão, ou seja, o seu banco ou instituição financeira.

Quando entrar em contato com os canais de atendimento do estabelecimento ou do banco, aproveite para tirar todas as dúvidas sobre os prazos para que seu caso seja avaliado e solucionado.

Caso o seu estorno seja autorizado, o dinheiro virá como um crédito em uma das próximas faturas.

Reembolso de compras à vista X parceladas

O estorno das compras no cartão de crédito, independentemente se foram realizadas à vista ou parceladas, será feito de maneira integral. 

Mas a maneira como eles vão cair na sua fatura pode variar se você pagou em mais de uma parcela. Nosso conteúdo sobre como funciona o parcelamento no cartão de crédito explica como cancelar uma despesa parcelada.

No caso da fatura já estar fechada no momento da solicitação de reembolso, o valor será disponibilizado como crédito no próximo mês.

Quanto tempo demora para receber o estorno?

O tempo para o ressarcimento de uma solicitação de estorno costuma ser de 24 horas, após a confirmação do cancelamento por parte do vendedor. 

Mas o tempo pode ser maior, caso não haja acordo com o estabelecimento e seja necessária a avaliação do caso por parte da administradora do cartão. 

Além disso, algumas empresas costumam levar mais dias para realizar o procedimento de estorno, o que torna o processo mais lento. 

Considerando o tempo para a confirmação do reembolso por parte da administradora, após a notificação do vendedor, a devolução do crédito pode ser realizada em uma ou duas faturas.

Como receber o estorno em caso de cartão cancelado ou que não é mais utilizado?

Neste caso, existem duas formas que são mais utilizadas pelas administradoras de cartões para reembolsar o cliente: 

  1. Se você tiver outro cartão do mesmo banco ou instituição financeira, o crédito poderá ser descontado na fatura deste outro cartão;
  2. Se por acaso esse cancelamento ou não utilização ocorrer por causa do vencimento ou solicitação de um novo cartão, o valor poderá ser ressarcido na fatura do cartão que está em uso no momento.

Se o seu caso não se encaixar em nenhuma das situações acima, é aconselhável acionar a administradora do cartão para buscar a solução adequada. 

Como saber que o estorno veio na fatura?

Há alguns sinais que te mostram se você foi ressarcido ou não. São eles: 

  1. A cor de um crédito na sua fatura costuma vir sinalizado em verde;
  2. O valor pode vir acompanhado da sigla “est.”, que significa estorno;
  3. O sinal de menos (-) antes do valor também é uma forma de apontar o estorno.

Como funciona o reembolso no cartão de crédito PicPay

A solicitação de estorno do cartão PicPay é feita seguindo o mesmo procedimento que explicamos acima. Você deve acionar o estabelecimento em que fez a compra e pedir o cancelamento.

Com a aprovação e pedido de devolução do crédito por parte do estabelecimento vendedor, em média, o PicPay Card estorna o valor na fatura do cliente em até 10 dias úteis.

Para saber mais sobre o assunto e outros temas relacionados, acesse mais dicas para cuidar bem do seu dinheiro!

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 3.4 / 5. Número de votos: 5

Compartilhe este Post:

Conteúdos relacionados