O empréstimo consignado privado ganhou novas regras em 2025, tornando-se uma opção mais acessível para trabalhadores do setor privado. Com o nome de Crédito do Trabalhador, o programa promete facilitar o acesso ao crédito para milhões de brasileiros que são contratados no regime CLT.   

Entenda as mudanças e as vantagens dessa modalidade e tire dúvidas sobre o Crédito do Trabalhador. 

O que é Crédito do Trabalhador? 

O Crédito do Trabalhador é o novo empréstimo consignado privado. Ele foi lançado no final de março de 2025 e, em apenas três dias, já contava com mais de 40 milhões de simulações, com 11 mil contratos finalizados, segundo dados divulgados pelo Dataprev ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).   

Nesse tipo de empréstimo consignado, o desconto é feito diretamente do salário, juros são mais baixos e o prazo para o pagamento mais longo em comparação com outros empréstimos. Vale ressaltar que a parcela mensal do empréstimo não pode ultrapassar 35% do salário do empregado.   

Até recentemente, os empregadores precisavam firmar parcerias com bancos para oferecer o serviço aos seus funcionários, o que dificultava o acesso de muitos trabalhadores ao crédito, principalmente de pequenas e médias empresas. Agora, com o Crédito do Trabalhador, ficou mais simples para o trabalhador conseguir o crédito.   

A nova regulamentação permite que 47 milhões de brasileiros que são trabalhadores com carteira assinada possam ter acesso ao crédito, incluindo trabalhadores rurais, domésticos e assalariados de Microempreendedores Individuais (MEIs).  

O Crédito do Trabalhador estará disponível, diretamente no Aplicativo PicPay a partir de 25 de abril.  

Diferenças entre consignado privado, público e INSS 

Em qualquer tipo de consignado, a dívida é quitada mensalmente por meio do desconto na folha de pagamento do salário ou benefício previdenciário. A principal diferença está no perfil de quem pode contratar cada um desses tipos de empréstimos.  Entenda abaixo:     

  •  consignado público: destinado a servidores municipais, estaduais e federais e para membros das Forças Armadas;     
  • consignado INSS: atende aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);    
  • consignado privado (o Crédito do Trabalhador): para trabalhadores CLT.     

Como funciona o Crédito do Trabalhador? 

As novas regras do empréstimo consignado privado, através do programa Crédito do Trabalhador, já estão em vigor. Confira como funciona: 

  • Acesso direto ao crédito: trabalhadores CLT poderão contratar digitalmente o empréstimo sem necessidade de convênio entre suas empresas e os bancos.  
  • Uso do FGTS como garantia: o crédito pode ser garantido com até 10% do saldo do FGTS e, em caso de demissão, com 100% da multa rescisória e 35% das verbas rescisórias.  
  • Margem de consignado privado: com as novas regras, a parcela mensal do empréstimo não pode ultrapassar 35% do salário do empregado. 

Também é possível desistir do empréstimo no prazo de até sete dias corridos, a contar do recebimento do crédito. Para fazer isso, é preciso restituir o valor total recebido. 

Veja quem pode fazer o crédito consignado privado 

Com o novo Crédito do Trabalhador, qualquer trabalhador com carteira assinada poderá contratar o empréstimo consignado privado, independentemente do porte da empresa onde trabalha. Isso inclui trabalhadores rurais, trabalhadores domésticos e assalariados de Microempreendedores Individuais (MEIs).  

Quer dizer, para usar o Crédito do Trabalhador será necessário:

  • Ter um vínculo empregatício ativo sob regime CLT. 
  • Ter margem consignável disponível para contratação. 
  • Solicitar o crédito através dos canais digitais autorizados. 

Vantagens do empréstimo consignado privado 

A nova modalidade de empréstimo consignado privado traz benefícios importantes. Entre as principais vantagens do Crédito do Trabalhador estão:  

Dinheiro rápido  

A contratação deste tipo de empréstimo é rápida. Após o solicitação, é possível simular e contratar seu empréstimo em até 24 horas. O crédito pode ser liberado em pouco tempo após a contratação.  

Taxas menores  

As taxas de juros de empréstimos consignados são menores que outros tipos de crédito. Além disso, a garantia de pagamento também impacta no cálculo da operação como um todo, reduzindo o Custo Efetivo Total. Isso significa que o consignado privado é um dos empréstimos com menor custo, ou seja, você consegue mais dinheiro por menos.  

Desconto direto no salário  

Como o pagamento do empréstimo consignado ocorre de forma automática, não há risco de esquecer de pagar a dívida. Isso também significa que não há risco de multa e juros por atrasos, inclusive em caso de feriado bancário.  

E enquanto no cheque especial e no rotativo do cartão de crédito a dívida pode crescer exponencialmente em pouco tempo, com o consignado privado você tem a tranquilidade de saber que as parcelas são fixas e sua dívida não aumenta.  

100% online e sem burocracia  

A contratação do Crédito do Trabalhador poderá ser feita de forma totalmente digital aqui no PicPay, com mais agilidade e menos papelada.  

Se você busca um crédito com condições mais vantajosas, vale a pena conhecer o Crédito do Trabalhador. E para saber mais sobre finanças e novidades, acesse o Blog do PicPay.

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 140