Como fugir do golpe do investimento falso no Instagram

Aprenda como identificar, evitar e denunciar o golpe do investimento falso no Instagram

26 de março de 2024

O brasileiro está cada vez mais interessado em investimentos e mais presente nas redes sociais. Sabendo disso, um novo golpe surgiu para tentar roubar o dinheiro das pessoas: o golpe do investimento falso no Instagram.

Quer saber tudo sobre esse novo tipo de golpe, com dicas de como se prevenir e denunciar? Então siga a leitura!

O que é o golpe do investimento falso no Instagram?

Existem vários tipos de golpes pelo Instagram. No caso do investimento falso, perfis falsos ou fraudulentos promovem supostos investimentos, prometendo altos retornos. Na realidade, são golpes para roubar dinheiro dos investidores.

Mas como eles ocorrem? Basicamente, os golpistas criam perfis fakes se passando por influenciadores de investimento conhecidos ou fingindo ser algum especialista na área.

Via de regra, esses perfis entram em contato com as pessoas por mensagem direta ou comentando em alguma publicação, com ofertas de aplicações com retornos irreais. 

Os golpistas fazem de tudo para que o perfil pareça mais verdadeiro possível e tentam aproveitar o interesse dos brasileiros em recomendações de investimento pelas redes sociais.

De acordo com uma pesquisa da ANBIMA, a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, atualmente, os influenciadores digitais que abordam finanças somam mais de 176 milhões de seguidores.

Considerando o Instagram, Facebook, YouTube e X (o antigo Twitter), mais de 500 influenciadores atuam nessa área, número que vem crescendo mais a cada ano. 

Nesse cenário, com tantos perfis, os golpistas tentam tirar proveito para alcançar possíveis vítimas. Para você ter uma ideia, a pesquisa Golpes com Pix no Brasil aponta que mais de 20% dos golpes são via Instagram.

Por isso, é crucial que você preste sempre atenção e adote medidas de segurança para evitar prejuízos e dores de cabeça.

Leia mais: Como não cair em golpes na internet? 13 dicas de segurança

Quais são os golpes mais comuns no Instagram?

O golpe do investimento falso é só um dos tipos de golpes financeiros praticados pelo Instagram. Alguns outros exemplos são:

1. Pirâmides financeiras: Esquemas de pirâmide prometem retornos rápidos e altos para investidores, mas dependem do recrutamento constante de novos participantes para pagar os retornos dos investidores anteriores.

2. Phishing: Golpistas enviam mensagens falsas, geralmente por Direct Messages (DMs), solicitando informações pessoais ou bancárias sob o pretexto de oferecer oportunidades de investimento ou prêmios.

3. Sorteios falsos: Perfis fraudulentos promovem sorteios de dinheiro ou prêmios em troca de informações pessoais ou pagamentos antecipados, mas os prêmios nunca são entregues.

4. Clonagem de perfis: Golpistas criam perfis falsos de pessoas conhecidas ou empresas legítimas para obter informações pessoais ou solicitar dinheiro de amigos e seguidores.

Como evitar o golpe do investimento falso e outros golpes pelo Instagram?

Para se proteger, é crucial saber como identificar esses golpes e evitar cair neles. Veja algumas características que podem ser observadas:

1. Promessas irrealistas: Fique atento a promessas de lucros garantidos ou retornos extremamente altos em curto prazo. Investimentos legítimos sempre envolvem algum grau de risco, e lucros exagerados são um sinal de alerta.

2. Perfil suspeito: Verifique o perfil da empresa ou indivíduo. Perfis sem muitas postagens, seguidores ou interações podem ser falsos. Procure por informações sobre a empresa ou influenciador fora do Instagram para confirmar sua autenticidade.

3. Pedidos de dinheiro antecipado: Desconfie de qualquer solicitação de pagamento antecipado, taxas ou depósitos antes de começar a investir. Empresas legítimas não costumam pedir dinheiro adiantado.

4. Pressão para investir rapidamente: Golpistas muitas vezes tentam pressionar as vítimas a tomar decisões rápidas, sem dar tempo para pesquisar ou refletir. Recuse-se a ceder a essa pressão.

5. Informações inconsistentes: Se as informações fornecidas forem inconsistentes ou vagas, é provável que seja um golpe. Empresas legítimas devem ser transparentes sobre seus serviços, histórico e equipe.

Tendo em vista todos esses pontos, antes de investir o seu dinheiro, pesquise mais sobre a empresa e o influenciador, não haja por impulso, consulte algum especialista e busque por instituições financeiras confiáveis.

Leia mais: Como saber se uma instituição financeira é confiável?

O que fazer se cair em um golpe do investimento falso?

Mesmo tomando cuidado, todas as pessoas estão sujeitas a caírem em algum tipo de golpe ou fraude. Pensando nisso, listamos algumas ações que podem ser feitas para tentar reaver o seu dinheiro.

1. Seja ágil

Recuperar dinheiro de golpes perpetrados por pessoas físicas ou empresas exige agilidade. Independentemente do método de pagamento utilizado, é crucial agir rapidamente para aumentar suas chances de reaver o valor perdido.

2. Documente tudo

Registrar detalhadamente todas as etapas do golpe é fundamental. Faça capturas de tela das mensagens ou anúncios fraudulentos, bem como de todas as interações com os golpistas. 

Anote também os números de protocolo das conversas com as instituições financeiras.

3. Informe sua instituição financeira

Comunicar imediatamente o ocorrido à sua instituição financeira é essencial para iniciar o processo de recuperação do dinheiro. Procure os canais de atendimento disponíveis, seja por telefone ou chat, e relate o ocorrido de forma clara e detalhada.

4. Contate a instituição financeira de destino

Além de informar sua própria instituição, entrar em contato com a instituição financeira receptora dos valores pode ser útil. Eles podem bloquear o valor transacionado até a resolução do caso.

5. Registre um Boletim de Ocorrência

Após comunicar às instituições financeiras, registre um Boletim de Ocorrência (BO) em uma delegacia. Forneça todas as informações relevantes, como seus dados pessoais, dados da transação, e quaisquer evidências que possuir.

6. Denuncie o perfil

Além disso, você pode denunciar o perfil falso dentro da própria plataforma do Instagram. Dessa forma, existe a chance do perfil ser derrubado após as denúncias, evitando que outras pessoas também caiam.

Veja como denunciar golpe no Instagram:

  • Acesse o perfil fake;
  • Clique nos três pontinhos no canto superior direito;
  • Clique em “Denunciar”;
  • Escolha a opção “Algo sobre esta conta”;
  • Depois clique em “Outro motivo”;
  • Clique em “Golpe ou fraude”;
    Pronto!

Você também pode denunciar o fato da conta estar se passando por alguma pessoa real.

7. Considere recorrer à justiça

Caso as etapas anteriores não resultem na recuperação do seu dinheiro, é possível acionar órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, ou buscar assistência jurídica para buscar o ressarcimento por meio do Poder Judiciário. 

Organize todas as provas disponíveis, como comprovantes de pagamento, registros das interações e o Boletim de Ocorrência.

Agora que você já sabe tudo sobre o golpe do falso investimento no Instagram, aproveite para conferir outros conteúdos para a sua segurança digital!

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 17

Compartilhe este Post:

Conteúdos relacionados