Golpe da tabela do Pix: O que é e como evitar

O golpe da tabela do Pix é mais um golpe praticado nas redes sociais. Você verá neste conteúdo como identificar escapar desse tipo de armadilha

22 de dezembro de 2023

Quem não quer multiplicar o próprio patrimônio, né? O problema é que quando a esmola é grande, o santo desconfia – ou deveria desconfiar. Comum em redes sociais, o golpe da tabela do Pix 2023 promete ganhos irreais, mas ainda pega muita gente.

Também conhecido como Pix multiplicador ou urubu do Pix, a modalidade de crime é aplicada aproveitando a ingenuidade e a pressa para conseguir mais dinheiro de quem está do outro lado da tela.

Você já deve ter visto: stories, muitas vezes de pessoas conhecidas, com tabelas que prometem retorno imediato após um investimento inicial. Agora, como conseguem ganhar a confiança das pessoas e fazer isso em larga escala?

É o que veremos ao longo deste material. Assim, você estará mais preparado para fugir desse tipo de golpe e alertar seus familiares e amigos, além de saber o que fazer caso se torne vítima.

O que é o golpe da tabela do Pix 2023?

O golpe tem vários nomes. Tabela do Pix, urubu do Pix, Pix multiplicado… mas, na prática, a ideia é sempre a mesma. E quase sempre a partir do Pix.

Os criminosos divulgam as informações através de perfis falsos ou mesmo contas invadidas de pessoas que você conhece e explica como funciona o investimento e o retorno dos valores, que costumam chegar a dez vezes mais.

Ou seja, a promessa é que, ao transferir R$ 50, poucos segundos depois irá receber, também pelo Pix, R$ 500. Convenhamos, não faz sentido, não é mesmo?

Mas muitas vezes é a partir dessa desconfiança que algo assim não pode ser real que os criminosos conseguem provar o contrário.

Seja através de palavras ou de fato enviando valores de retorno aos usuários como “teste”, mostrando que o sistema funciona, você pode ser enganado.

E aí, caso pense que realmente achou uma mina de ouro, os problemas podem começar pra valer.

Além de ganhar a confiança inicial e depois aplicar o golpe em uma escala maior, com valores mais robustos e que jamais serão devolvidos, existe um outro caminho seguido pelos golpistas.

Após o processo que “garante” que se trata de uma operação que funciona, o buraco pode ficar ainda mais fundo: mandam dinheiro e convencem a colocar o cartão de crédito, com todos os seus dados, em uma plataforma própria.

Como pode imaginar ao ler este material, não é uma boa ideia.

Com informações pessoais e financeiras em posse dos criminosos, o prejuízo, esse sim, pode ser multiplicado. E o que era promessa de lucro rápido vira um pesadelo difícil de ser resolvido.

Leia mais: Golpe do Pix: conheça os 16 principais e saiba o que fazer

Como funciona o golpe do Pix em dobro?

Tudo acontece a partir da confiança que conseguem transmitir às pessoas nas redes sociais.

Seja um novo perfil que começou a te seguir ou um amigo que foi hackeado – o que facilita para os criminosos abrirem novos diálogos com as pessoas –, pode se deparar com os stories e as falsas promessas.

Geralmente, seja o perfil em si ou no anúncio do processo, são usados termos que buscam passar credibilidade, como Rei do Pix ou Pix de Ouro.

Outra técnica utilizada são os falsos relatos de outros usuários que já fizeram parte do esquema de multiplicação de ganhos e que atestam que a prática é confiável.

Mesmo sabendo que tudo aquilo pode ser golpe, a curiosidade pode fazer com que queira receber mais informações.

Não à toa, ainda é uma prática que faz muito sucesso nas redes sociais e, infelizmente, atinge muitos brasileiros.

O golpe pode ser realizado diretamente através do recebimento de Pix e nenhum tipo de retorno, ao roubarem dados pessoais na hora de fazer o pagamento ou até em promessas de ganhos a longo prazo.

Como se proteger do golpe do multiplicador de Pix?

Para não ser vítima do golpe da tabela do Pix, ou tabela urubu do Pix, o primeiro passo é entender que qualquer tipo de proposta com ganhos muito grandes sem esforço deve ser olhada com muita atenção.

Não existe fórmula mágica para ganhar dinheiro, né? Veja a seguir uma lista de ações que pode tomar para se manter protegido:

  • Jamais forneça dados bancários ou de cartão para sites desconhecidos ou a pessoas com promessas de ganhos duvidosos. A segurança dessas informações é fundamental;
  • Sempre desconfie. Mesmo que seja o perfil de um amigo próximo que garante que o negócio funciona, cheque se é ele mesmo do outro lado da tela através de outras formas de contato;
  • Não clique em links enviados por pessoas desconhecidas e muito menos forneça dados nessas páginas, mesmo que seja apenas o seu nome completo
  • Para receber Pix de desconhecidos, utilize a chave aleatória, assim, não precisa enviar seus dados para ninguém;
  • Mantenha o seu perfil em redes sociais e aplicativos de mensagens exclusivo para pessoas do seu círculo social.

Fui vítima do golpe do Pix em dobro. Como recuperar o dinheiro?

Se você caiu no golpe da tabela do Pix 2023, agora é hora de contornar os prejuízos.

O primeiro e mais urgente passo é avisar ao banco do ocorrido e anotar todos os dados que forem passados, como protocolo de atendimento e horário da ligação.

Em seguida, é preciso fazer um Boletim de Ocorrência. Nele, você irá informar o contato que teve com a sua instituição financeira e todos os dados possíveis sobre o golpista.

Claro que a identificação de quem praticou o crime nem sempre é simples, mas você pode fazer o máximo ao apresentar valor da transação, Pix do beneficiário e relatar como o golpe aconteceu.

No mínimo, isso irá contribuir para que outras pessoas próximas também não sejam novas vítimas.

O Pix pode ser cancelado?

Teoricamente, não. Uma vez feito, o Pix não pode voltar para a sua conta.

No entanto, em casos de fraude, e você identifique rapidamente que se trata de um golpe, é possível tentar bloquear a transação. 

De qualquer forma, não existe garantia que o dinheiro será mesmo congelado e retornará para você, ok?

Outra possibilidade é acionar o Mecanismo Especial de Devolução (MED). Basta informar ao seu banco que deseja fazer isso. Em caso de suspeita de fraude, o dinheiro pode permanecer bloqueado durante a análise que pode durar até sete dias.

Leia mais: Como recuperar dinheiro de estelionato em 6 passos

Usar Pix é seguro?

O golpe da tabela do Pix 2023, ou Pix Multiplicado, infelizmente é apenas mais uma de uma longa lista de práticas criminosas que surgiram junto ao sistema de pagamento instantâneo.

Por isso, talvez você esteja se perguntando se o Pìx é seguro

Apesar de criminosos usarem a ferramenta para enganar as pessoas e tirar dinheiro de usuários do Pix, a verdade é que, sim, a ferramenta é totalmente segura. E quem garante isso é o Banco Central.

O problema é que, como em qualquer outra questão que envolva dinheiro, os golpistas utilizam o recurso para tentar se aproveitar da ingenuidade de algumas pessoas no âmbito digital.

De acordo com o Banco Central, a segurança do Pix é baseada em alguns pilares:

  • Autenticação do usuário;
  • Rastreabilidade das transações;
  • Tráfego seguro de informações.

No fim das contas, o que faz as práticas criminosas terem sucesso é o fator humano por trás de tudo.

Sejam as suas ações que te deixam vulnerável ou mesmo práticas maliciosas de bandidos que conseguem te convencer a se colocar em situação que abram brechas para os golpes.

Gostou deste conteúdo? Na editoria de Segurança Digital do Blog do PicPay você encontra mais informações assim. Acesse agora mesmo e aumente a sua segurança digital e de sua família.

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Compartilhe este Post:

Conteúdos relacionados