Conheça 10 filmes sobre dinheiro que podem te ajudar

Confira uma lista com 10 filmes sobre dinheiro, investimentos e mercado financeiro para assistir na próxima folga

18 de maio de 2023

No Brasil, 66 milhões de brasileiros têm dívidas em atraso, segundo um levantamento da Confederação Nacional dos Lojistas (CNDL). Isso, porém, não precisa ser uma verdade para você. A gente separou uma lista de dez filmes sobre dinheiro para te inspirar a cuidar das suas finanças. 

Vários deles com indicações ao Oscar, a lista traz histórias de quem sacudiu a poeira e deu a volta por cima e filmes de mercado financeiro com bastante adrenalina. 

Essas produções são uma ótima dica para quem quer conhecer mais dos bastidores do mercado. Alguns deles são baseados em histórias reais, e tem para todos os gostos. 

4 filmes sobre dinheiro

A primeira lista é de produções que abordam temas de finanças pessoais e que podem te ajudar a entender melhor sobre o próprio dinheiro. Confira:

1. Os delírios de consumo de Becky Bloom 

A história de Becky Bloom pode até ser retratada em uma produção de Hollywood, mas também tem muito da vida real. Neste filme sobre dinheiro, a protagonista é uma compradora compulsiva, apaixonada pelo cartão de crédito.

A vida de Bloom gira em torno de roupas, sapatos e bolsas, sem pensar no amanhã. Até que uma carta do banco revela uma dívida de US$ 9 mil. 

Ironia ou não, a personagem começa a trabalhar em uma revista de finanças. E é ali, dando conselhos financeiros para estranhos, que Bloom começa rever sua forma de lidar com o dinheiro.

O filme está disponível no streaming Disney +.

Leia mais: Passo a passo: como sair das dívidas do cartão de crédito

2. As loucuras de Dick & Jane

Esse filme sobre dinheiro é um bom lembrete do porquê ter uma reserva de emergência

“As loucuras de Dick & Jane” mostra a vida de um casal que vivia o tão falado sonho americano. Uma casa em bairro nobre, um emprego promissor, um carro grande na garagem e, claro, muitas compras. 

Tudo sai do controle quando Dick perde o emprego, sua única fonte de renda, e as dívidas começam a surgir. O casal encontra uma solução nada convencional para continuar com o mesmo padrão de vida.

Depois de assistir ao filme, você vai ver que o caminho escolhido por eles não é o dos mais promissores. Uma vida financeira mais controlada, que permitisse o casal ter uma reserva para emergências, faria toda a diferença ali.

O filme está disponível na Netflix.

Leia mais: Planejamento financeiro pessoal – faça o seu em 5 passos

3. Até que a sorte nos separe 

Quem nunca se pegou pensando no que faria se ganhasse um prêmio na loteria? É assim que começa a história de Tino e sua família, que veem suas vidas mudarem completamente depois de um sorteio. 

Carros de luxo, casa digna de cenário de novela e viagens internacionais. Tudo maravilhoso. Se não fosse por uma regra bem simples: se você não poupa e não investe seu dinheiro, uma hora ele acaba! 

O filme está disponível na Netflix.

Leia mais: Quanto devo guardar do meu salário? 3 táticas para te guiar

4. À procura da felicidade 

“À procura da felicidade” não é um filme que fala só sobre dinheiro, mas sobre superação. 

Na trama, o ator Will Smith vive a história real de Chris Gardner, milionário norte-americano que antes de chegar ao sucesso foi um homem falido.

Gardner começa a mudar sua vida depois de ver uma oportunidade em um estágio não remunerado em uma corretora de investimentos, enfrentando perrengues e cuidando sozinho do filho de cinco anos. 

Em um dos momentos mais emocionantes, Gardner chega a dormir nas ruas. A atuação de Will Smith foi indicada ao Oscar no ano de 2007. 

O filme está disponível na HBO Max e na Netflix. 

6 melhores filmes sobre o mercado financeiro

Agora, se você está em busca de filmes que te ajudem a entender melhor o mercado financeiro, além dos filmes sobre dinheiro, esta lista é para você. Veja alguns dos melhores conteúdos sobre o tema. 

1. Wall Street

“Wall Street” é um clássico filme sobre o mercado financeiro com os atores Charlie Sheen e Michael Douglas, num enredo que mostra como a informação vale muito nessa área. 

O filme aborda a prática ilegal de “insider trading”, quando se usa informações privilegiadas para obter lucro e vantagem. 

Tudo começa no filme quando o corretor iniciante Bud Fox (Charlie Sheen) aposta nessa prática para cair nas graças do bilionário investidor Gordon Gekko (Michael Douglas). 

Bud conta a Gekko informações que ainda não vieram a público sobre uma empresa e vão fazer as ações disparar quando forem divulgadas. 

“Wall Street” é do diretor Oliver Stone, que também dirigiu “Alexandre” e “Platoon – Os Bravos do Pelotão”.

A atuação de Michael Douglas levou o ator a ganha o Oscar em 1988.

O filme está disponível no streaming Star+. 

2. A Grande Aposta

Já são 15 anos desde o início da crise financeira de 2008, conhecida também como crise dos “subprimes” ou crise do mercado imobiliário americano. 

Ela fez várias pessoas perderem suas casas, impactou a economia mundial e resultou em milhares de demissões. 

“A Grande Aposta” é baseada numa história real e conta como um grupo de investidores percebeu que algo ruim estava a caminho antes da crise.  

Eles começam a apostar, então, contra as instituições financeiras dos Estados Unidos e o mercado imobiliário. 

Num primeiro momento foram chamados de loucos, mas quando a maré virou e o mundo parou, eles enriqueceram. 

A produção conta com atores premiados como Christian Bale, Ryan Gosling e Steve Carell. Tem também uma participação especial de Brad Pitt. 

“A Grande Aposta” foi indicada a cinco categorias no Oscar de 2016, incluindo Melhor Filme, mas ganhou apenas a estatueta de Melhor Roteiro Adaptado. O diretor Adam McKay também está à frente do filme “Não olhe para cima”.

O filme está disponível na Netflix.

3. Trabalho Interno 

Assim como “A Grande Aposta”, o documentário “Trabalho Interno” traz à tona as razões da crise financeira de 2008. São entrevistas com gente do mercado que viu o colapso de perto, incluindo economistas e jornalistas. 

Nessa produção de Charles Ferguson, o foco são os testemunhos sobre as fraudes que desestabilizaram a economia mundial. 

A produção ganhou o Oscar de melhor documentário em 2011. Num dos momentos mais interessantes, é explicado como o mercado financeiro criou produtos de investimentos que viriam a ser conhecidos como “podres”. 

Batizados de CDOs, esses produtos tinham como garantia dívidas do setor imobiliário que acabaram se tornando impagáveis, mas que à princípio tinham recebido uma boa classificação de agências de risco. 

Na época, os Estados Unidos viviam uma enxurrada de crédito fácil. Qualquer pessoa podia financiar qualquer coisa, principalmente casas. 

Conforme a inadimplência foi subindo, todos os investidores que tinham comprado CDOs viram que seus investimentos valiam nada. 

O filme está disponível para aluguel no Youtube e na Amazon Prime.

4. O Lobo de Wall Street

Com Leonardo DiCaprio, o filme do diretor Martin Scorsese conta a história real de Jordan Belfort, que deixa para trás o trabalho em uma pequena corretora de investimentos para apostar num modelo duvidoso.

Ele “empurra” os produtos mais arriscados para os seus clientes, mas que têm mais chances de enriquecê-lo.

Com dinheiro e sucesso nas mãos, ele passa a ter uma vida de excessos, com direito a muitas drogas e mulheres. Mas sempre há riscos quando se passa dos limites nos negócios e na vida. 

O filme é baseado no livro de mesmo nome, escrito pelo próprio Jordan, que hoje é conhecido por palestras sobre seu antigo método infalível de vendas. 

A atuação de Leonardo DiCaprio é um dos grandes destaques do filme, que lhe rendeu a indicação ao Oscar em 2014. Ao todo, o filme recebeu cinco indicações. 

O filme está disponível na HBO Max.

5. Fome de poder

Por trás do sucesso da rede de fast food McDonald’s está uma grande história de ambição. 

O filme “Fome de Poder”, de John Lee Hancock, traz o ator Michael Keaton como Ray Kroc, o empresário responsável por transformar a pequena rede de lanchonetes dos irmãos Dick e Mac McDonald num império. 

O filme, que em inglês se chama “The Founder”, mostra como investidores podem fazer a diferença e alavancar um negócio para um patamar diferente daquele sonhado pelos fundadores originais.

O filme está disponível na HBO Max.

6. Margin Call – O dia antes do fim

A crise de 2008 rendeu muitas ideias para Holywood. “Margin Call” é mais um filme que mostra os bastidores do quebra-quebra da época, mas focando na situação específica de uma corretora de investimentos. 

Em resumo, “Margin Call” mostra como as fortes variações de preços durante a turbulência da crise impactaram os negócios. No caso da corretora, esse movimento indicou para o mercado como o investimento arriscado.

O roteiro do filme foi indicado ao Oscar, e o elenco conta com Zachary Quinto e Kevin Spacey.

O filme está disponível no Amazon Prime.

Bônus – Succession 

Tudo bem que “Succession” é uma série, e não um filme sobre dinheiro, mas a produção tem chamado tanta atenção nos últimos tempos que faz sentido entrar numa lista de produções. 

A série da HBO mostra a bilionária família Roy, que comanda um dos maiores grupos de entretenimento dos Estados Unidos, incluindo canais de tv, estúdios e parques de diversão. 

O grande tema das quatro temporadas é justamente a sucessão da liderança da empresa.  

“Succession” também mostra um pouco da dinâmica do mercado financeiro e da cultura norte-americana, com pitadas de humor ácido sobre o dia a dia da família bilionária.

E aí? Gostou da lista? O que não faltam são bons filmes sobre dinheiro ou sobre o mercado financeiro, não é mesmo? Quem fizer uma maratona é capaz de sair pronto para cuidar das finanças. 

Aqui no Blog, os nossos conteúdos da editoria de planejamento financeiro podem ajudar ainda mais nesse caminho. 

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 6

Compartilhe este Post:

Conteúdos relacionados