No Brasil, 66 milhões de brasileiros têm dívidas em atraso, segundo um levantamento da Confederação Nacional dos Lojistas (CNDL). Isso, porém, não precisa ser uma verdade para você. A gente separou uma lista de dez filmes sobre dinheiro para te inspirar a cuidar das suas finanças.
Vários deles com indicações ao Oscar, a lista traz histórias de quem sacudiu a poeira e deu a volta por cima e filmes de mercado financeiro com bastante adrenalina.
Essas produções são uma ótima dica para quem quer conhecer mais dos bastidores do mercado. Alguns deles são baseados em histórias reais, e tem para todos os gostos.
4 filmes sobre dinheiro
A primeira lista é de produções que abordam temas de finanças pessoais e que podem te ajudar a entender melhor sobre o próprio dinheiro. Confira:
1. Os delírios de consumo de Becky Bloom
A história de Becky Bloom pode até ser retratada em uma produção de Hollywood, mas também tem muito da vida real. Neste filme sobre dinheiro, a protagonista é uma compradora compulsiva, apaixonada pelo cartão de crédito.
A vida de Bloom gira em torno de roupas, sapatos e bolsas, sem pensar no amanhã. Até que uma carta do banco revela uma dívida de US$ 9 mil.
Ironia ou não, a personagem começa a trabalhar em uma revista de finanças. E é ali, dando conselhos financeiros para estranhos, que Bloom começa rever sua forma de lidar com o dinheiro.
O filme está disponível no streaming Disney +.
Leia mais: Passo a passo: como sair das dívidas do cartão de crédito
2. As loucuras de Dick & Jane
Esse filme sobre dinheiro é um bom lembrete do porquê ter uma reserva de emergência.
“As loucuras de Dick & Jane” mostra a vida de um casal que vivia o tão falado sonho americano. Uma casa em bairro nobre, um emprego promissor, um carro grande na garagem e, claro, muitas compras.
Tudo sai do controle quando Dick perde o emprego, sua única fonte de renda, e as dívidas começam a surgir. O casal encontra uma solução nada convencional para continuar com o mesmo padrão de vida.
Depois de assistir ao filme, você vai ver que o caminho escolhido por eles não é o dos mais promissores. Uma vida financeira mais controlada, que permitisse o casal ter uma reserva para emergências, faria toda a diferença ali.
O filme está disponível na Netflix.
Leia mais: Planejamento financeiro pessoal – faça o seu em 5 passos
3. Até que a sorte nos separe
Quem nunca se pegou pensando no que faria se ganhasse um prêmio na loteria? É assim que começa a história de Tino e sua família, que veem suas vidas mudarem completamente depois de um sorteio.
Carros de luxo, casa digna de cenário de novela e viagens internacionais. Tudo maravilhoso. Se não fosse por uma regra bem simples: se você não poupa e não investe seu dinheiro, uma hora ele acaba!
O filme está disponível na Netflix.
Leia mais: Quanto devo guardar do meu salário? 3 táticas para te guiar
4. À procura da felicidade
“À procura da felicidade” não é um filme que fala só sobre dinheiro, mas sobre superação.
Na trama, o ator Will Smith vive a história real de Chris Gardner, milionário norte-americano que antes de chegar ao sucesso foi um homem falido.
Gardner começa a mudar sua vida depois de ver uma oportunidade em um estágio não remunerado em uma corretora de investimentos, enfrentando perrengues e cuidando sozinho do filho de cinco anos.
Em um dos momentos mais emocionantes, Gardner chega a dormir nas ruas. A atuação de Will Smith foi indicada ao Oscar no ano de 2007.
O filme está disponível na HBO Max e na Netflix.
6 melhores filmes sobre o mercado financeiro
Agora, se você está em busca de filmes que te ajudem a entender melhor o mercado financeiro, além dos filmes sobre dinheiro, esta lista é para você. Veja alguns dos melhores conteúdos sobre o tema.
1. Wall Street
“Wall Street” é um clássico filme sobre o mercado financeiro com os atores Charlie Sheen e Michael Douglas, num enredo que mostra como a informação vale muito nessa área.
O filme aborda a prática ilegal de “insider trading”, quando se usa informações privilegiadas para obter lucro e vantagem.
Tudo começa no filme quando o corretor iniciante Bud Fox (Charlie Sheen) aposta nessa prática para cair nas graças do bilionário investidor Gordon Gekko (Michael Douglas).
Bud conta a Gekko informações que ainda não vieram a público sobre uma empresa e vão fazer as ações disparar quando forem divulgadas.
“Wall Street” é do diretor Oliver Stone, que também dirigiu “Alexandre” e “Platoon – Os Bravos do Pelotão”.
A atuação de Michael Douglas levou o ator a ganha o Oscar em 1988.
O filme está disponível no streaming Star+.
2. A Grande Aposta
Já são 15 anos desde o início da crise financeira de 2008, conhecida também como crise dos “subprimes” ou crise do mercado imobiliário americano.
Ela fez várias pessoas perderem suas casas, impactou a economia mundial e resultou em milhares de demissões.
“A Grande Aposta” é baseada numa história real e conta como um grupo de investidores percebeu que algo ruim estava a caminho antes da crise.
Eles começam a apostar, então, contra as instituições financeiras dos Estados Unidos e o mercado imobiliário.
Num primeiro momento foram chamados de loucos, mas quando a maré virou e o mundo parou, eles enriqueceram.
A produção conta com atores premiados como Christian Bale, Ryan Gosling e Steve Carell. Tem também uma participação especial de Brad Pitt.
“A Grande Aposta” foi indicada a cinco categorias no Oscar de 2016, incluindo Melhor Filme, mas ganhou apenas a estatueta de Melhor Roteiro Adaptado. O diretor Adam McKay também está à frente do filme “Não olhe para cima”.
O filme está disponível na Netflix.
3. Trabalho Interno
Assim como “A Grande Aposta”, o documentário “Trabalho Interno” traz à tona as razões da crise financeira de 2008. São entrevistas com gente do mercado que viu o colapso de perto, incluindo economistas e jornalistas.
Nessa produção de Charles Ferguson, o foco são os testemunhos sobre as fraudes que desestabilizaram a economia mundial.
A produção ganhou o Oscar de melhor documentário em 2011. Num dos momentos mais interessantes, é explicado como o mercado financeiro criou produtos de investimentos que viriam a ser conhecidos como “podres”.
Batizados de CDOs, esses produtos tinham como garantia dívidas do setor imobiliário que acabaram se tornando impagáveis, mas que à princípio tinham recebido uma boa classificação de agências de risco.
Na época, os Estados Unidos viviam uma enxurrada de crédito fácil. Qualquer pessoa podia financiar qualquer coisa, principalmente casas.
Conforme a inadimplência foi subindo, todos os investidores que tinham comprado CDOs viram que seus investimentos valiam nada.
O filme está disponível para aluguel no Youtube e na Amazon Prime.
4. O Lobo de Wall Street
Com Leonardo DiCaprio, o filme do diretor Martin Scorsese conta a história real de Jordan Belfort, que deixa para trás o trabalho em uma pequena corretora de investimentos para apostar num modelo duvidoso.
Ele “empurra” os produtos mais arriscados para os seus clientes, mas que têm mais chances de enriquecê-lo.
Com dinheiro e sucesso nas mãos, ele passa a ter uma vida de excessos, com direito a muitas drogas e mulheres. Mas sempre há riscos quando se passa dos limites nos negócios e na vida.
O filme é baseado no livro de mesmo nome, escrito pelo próprio Jordan, que hoje é conhecido por palestras sobre seu antigo método infalível de vendas.
A atuação de Leonardo DiCaprio é um dos grandes destaques do filme, que lhe rendeu a indicação ao Oscar em 2014. Ao todo, o filme recebeu cinco indicações.
O filme está disponível na HBO Max.
5. Fome de poder
Por trás do sucesso da rede de fast food McDonald’s está uma grande história de ambição.
O filme “Fome de Poder”, de John Lee Hancock, traz o ator Michael Keaton como Ray Kroc, o empresário responsável por transformar a pequena rede de lanchonetes dos irmãos Dick e Mac McDonald num império.
O filme, que em inglês se chama “The Founder”, mostra como investidores podem fazer a diferença e alavancar um negócio para um patamar diferente daquele sonhado pelos fundadores originais.
O filme está disponível na HBO Max.
6. Margin Call – O dia antes do fim
A crise de 2008 rendeu muitas ideias para Holywood. “Margin Call” é mais um filme que mostra os bastidores do quebra-quebra da época, mas focando na situação específica de uma corretora de investimentos.
Em resumo, “Margin Call” mostra como as fortes variações de preços durante a turbulência da crise impactaram os negócios. No caso da corretora, esse movimento indicou para o mercado como o investimento arriscado.
O roteiro do filme foi indicado ao Oscar, e o elenco conta com Zachary Quinto e Kevin Spacey.
O filme está disponível no Amazon Prime.
Bônus – Succession
Tudo bem que “Succession” é uma série, e não um filme sobre dinheiro, mas a produção tem chamado tanta atenção nos últimos tempos que faz sentido entrar numa lista de produções.
A série da HBO mostra a bilionária família Roy, que comanda um dos maiores grupos de entretenimento dos Estados Unidos, incluindo canais de tv, estúdios e parques de diversão.
O grande tema das quatro temporadas é justamente a sucessão da liderança da empresa.
“Succession” também mostra um pouco da dinâmica do mercado financeiro e da cultura norte-americana, com pitadas de humor ácido sobre o dia a dia da família bilionária.
E aí? Gostou da lista? O que não faltam são bons filmes sobre dinheiro ou sobre o mercado financeiro, não é mesmo? Quem fizer uma maratona é capaz de sair pronto para cuidar das finanças.
Aqui no Blog, os nossos conteúdos da editoria de planejamento financeiro podem ajudar ainda mais nesse caminho.