Analista de benefícios: entenda a importância desse profissional

Você tem um analista de benefícios na equipe? Veja as responsabilidades do cargo e a entenda a importância de contratar esse profissional

2 de julho de 2024

Um bom analista de benefícios corporativos é capaz de melhorar a atração e a retenção de talentos, bem como melhorar a satisfação dos funcionários. Mas, será que é mesmo necessário contratar um profissional exclusivo para essa atividade se sua empresa já tem uma equipe de RH?

Ao longo deste artigo, abordaremos como um analista de benefícios pode fazer a diferença na sua empresa, destacando as principais funções que ele exerce e auxiliando você a compreender a importância da expertise desse profissional.

Quem é o analista de benefícios?

O analista de benefícios é um profissional que faz parte dos RH e é responsável por auxiliar na construção de um employer branding melhor, identificar as necessidades dos funcionários e realizar ações para melhorar a produtividade dos times.

Nesse sentido, uma das principais formas de atingir esses objetivos é por meio de pacotes de benefícios atrativos e bem estruturados. 

Sendo assim, a principal função do analista de benefícios é gerenciar e otimizar os programas de benefícios, a fim de proporcionar satisfação e motivação para a equipe.

Quais são as obrigações de um analista de benefícios?

Para criar uma boa política de benefícios, o analista precisa desempenhar uma série de obrigações:

Negociar com fornecedores

Uma das principais obrigações é negociar com fornecedores de cartões de benefícios, como o PicPay Benefícios. Isto é, o profissional deve avaliar as propostas, encontrar o melhor fornecedor e negociar valores e condições vantajosas para a empresa, sempre visando obter os melhores custos e benefícios para os colaboradores.

Além disso, deve acompanhar o desempenho dos fornecedores contratados e renegociar contratos quando necessário.

Fazer análise de mercado

É fundamental que o analista de benefícios realize pesquisas periódicas para identificar os benefícios corporativos mais comuns e atraentes praticados pelo mercado corporativo. Isso envolve analisar benchmarkings salariais, estudos setoriais e tendências em empresas concorrentes e de destaque. 

Essa análise permite que a empresa ofereça um pacote de benefícios competitivo e atrativo para reter e atrair talentos.

Gerenciar o orçamento

Mais uma função importante é gerenciar o orçamento destinado aos benefícios corporativos, controlando os gastos e garantindo que eles estejam alinhados com as metas e estratégias da empresa.

Essa responsabilidade envolve desde a projeção de custos e a negociação com fornecedores, até a avaliação da adesão dos colaboradores para propor ajustes a fim de otimizar os investimentos em benefícios.

Afinal, pode acontecer de algum benefício ofertado não ter adesão por parte dos colaboradores e acabar sendo um custo sem retorno para o negócio. 

Assim, é o analista de benefícios que precisa ficar atento para identificar esse cenário e realizar as alterações necessárias para garantir que o investimento tenha os resultados esperados.

Gerenciar a política de benefícios

Também cabe ao analista definir, implementar e gerenciar a política de benefícios flexíveis da empresa. Essa política estabelece as diretrizes, as regras e os critérios para concessão de benefícios, como elegibilidade, carências, níveis de cobertura, entre outros aspectos.

Realizar pesquisas de satisfação

É fundamental que o profissional realize pesquisas periódicas para mensurar a satisfação dos colaboradores em relação aos benefícios oferecidos, viabilizando até mesmo a análise de adesão.

As pesquisas podem ser feitas por meio de questionários, entrevistas ou grupos focais para coletar feedbacks, identificar oportunidades de melhoria e adaptar o pacote de benefícios às necessidades e expectativas dos funcionários.

Analisar a legislação trabalhista e convenções coletivas do trabalho

Por fim, o analista de benefícios deve estar sempre atualizado e ter conhecimento da legislação trabalhista e das convenções coletivas do trabalho e acordos sindicais aplicáveis à empresa.

Esse é um ponto de extrema importância para garantir que os benefícios obrigatórios, como vale-transporte, estejam sendo corretamente oferecidos e cumpridos pela organização.

Quais benefícios um analista de benefícios deve considerar?

Um analista de benefícios corporativos precisa estar atento tanto aos benefícios obrigatórios quanto aos flexíveis, pois um combo de ambos é o ideal para a construção de um programa de benefícios atrativo e eficiente.

Benefícios obrigatórios

Em relação aos benefícios obrigatórios, os principais são:

FGTS

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um depósito mensal obrigatório feito pelo empregador, equivalente a 8% do salário do colaborador. 

Esse valor fica retido em uma conta vinculada ao trabalhador e pode ser sacado em situações específicas, como demissão sem justa causa, aposentadoria, aquisição de imóvel próprio, entre outras hipóteses previstas em lei.

Sendo assim, o FGTS é um direito previsto na legislação brasileira de modo que o analista de benefícios não pode negligenciá-lo.

Leia mais: Todos os tipos de saques do FGTS: veja quando resgatar o dinheiro

13º salário

O 13º salário, também conhecido como gratificação natalina, é outro benefício obrigatório que deve sempre estar no radar do analista.

Esse benefício constitui uma remuneração extra anual que o empregador é obrigado a pagar aos colaboradores, sendo o valor corresponde a 1/12 do total de remuneração recebida pelo empregado durante o ano.

Vale-transporte

O vale-transporte é um benefício obrigatório que deve ser fornecido pelo empregador para custear as despesas de deslocamento do colaborador residência-trabalho e vice-versa. O valor pode ser descontado em folha, desde que o desconto seja limitado a 6% do salário-base do empregado.

Licença-maternidade

Outro benefício muito importante e que deve estar na política de obrigatoriedade é a licença-maternidade, que é um afastamento remunerado garantido às gestantes por no mínimo 120 dias consecutivos, podendo ser estendida em algumas situações. 

E claro, durante esse período, a empresa deve manter o vínculo empregatício e os benefícios da colaboradora.

Férias remuneradas

Para completar nossa lista, as férias remuneradas integram o rol de benefícios obrigatórios, sendo um período anual de descanso, com duração de 30 dias corridos, após cada período aquisitivo de 12 meses de trabalho.

Durante as férias, o colaborador tem direito a receber o salário normal, acrescido de um terço, conforme determina a legislação trabalhista. Esse benefício visa garantir a saúde física e mental dos trabalhadores, proporcionando descanso e lazer.

Portanto, são vários direitos conhecidos como benefícios, todos previstos na lei trabalhista. Por isso, é de suma importância que o analista de benefícios tenha conhecimento sobre a obrigatoriedade de todos eles e de outros existentes, para evitar prejuízos à empresa.

Benefícios flexíveis

Já pensando em benefícios flexíveis, alguns que merecem maior destaque são:

Vale-alimentação

O vale-alimentação é um benefício flexível que visa auxiliar os colaboradores com as despesas relacionadas à alimentação fora do ambiente de trabalho.

Atualmente, a melhor forma de fornecê-lo é através de um cartão, como o cartão multibenefícios PicPay. 

Com ele, os colaboradores têm um saldo determinado pelo analista de benefícios e podem fazer compras de gêneros alimentários em supermercados, padarias, açougues, feiras e outros estabelecimentos do gênero.

Vale-refeição

O vale-refeição é outro benefício flexível que tem por objetivo subsidiar as despesas com refeições durante o horário de trabalho. Assim como o anterior e os demais benefícios flexíveis, ele é fornecido por meio de cartão multibenefícios e pode ser utilizado em restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos que comercializam refeições prontas.

Auxílio home office

De todos os benefícios não obrigatórios, o auxílio home office é um dos mais recentes. Ele serve como uma ajuda de custo para os colaboradores que trabalham remotamente, contribuindo com as despesas extras incorridas nessa modalidade de trabalho.

Assim, o analista de benefícios deve fazer um levantamento sobre os gastos dos funcionários em teletrabalho e estabelecer a melhor política de cálculo para o auxílio.

Normalmente ele costuma ser calculado com base nos custos como internet, energia elétrica, mobiliário adequado e equipamentos necessários para o trabalho. Isto é, é um benefício voltado a garantir melhores condições para o desempenho das atividades profissionais fora do ambiente empresarial.

Auxílio educação

Já o auxílio educação é destinado a incentivar o desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores, subsidiando parcial ou integralmente os custos com cursos, treinamentos, graduações, pós-graduações e outras atividades educacionais.

Esse benefício promove o aprimoramento contínuo dos colaboradores, contribuindo para o aumento de suas habilidades e conhecimentos, o que reflete positivamente no desempenho da empresa.

Vale-cultura

O vale-cultura proporciona maior acesso a atividades culturais, como cinema, teatro, shows e museus, sendo um benefício que contribui para o enriquecimento cultural e intelectual dos colaboradores, além de promover o equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Auxílio saúde

O auxílio saúde visa auxiliar os colaboradores com as despesas relacionadas à saúde, como planos de saúde, consultas médicas, exames, medicamentos e outros tratamentos, promovendo o bem-estar físico e mental dos colaboradores, contribuindo para uma força de trabalho mais saudável e produtiva.

Auxílio lazer

Por último, o auxílio lazer proporciona momentos de descontração e relaxamento para os colaboradores, subsidiando parcial ou integralmente atividades como academias, clubes, viagens, entre outras. 

Esse benefício reconhece a importância do equilíbrio entre vida profissional e pessoal, contribuindo para a saúde mental e física dos profissionais, além de promover a integração e o relacionamento interpessoal.

A importância do analista de benefícios para a empresa

Contratar um analista de benefícios corporativos é uma decisão estratégica que impacta positivamente na atração e retenção de talentos, na satisfação dos colaboradores, na competitividade da empresa no mercado e na otimização dos investimentos em programas de benefícios. 

Isto é, esse profissional é essencial para garantir que a empresa ofereça uma proposta de valor atraente e alinhada às necessidades de sua força de trabalho.

Afinal, o RH possui outras atribuições para as quais precisa empregar energia, e sem um profissional cuidando exclusivamente da parte de benefícios, diversas atividades indispensáveis ficam comprometidas.

Assim, essa contratação é necessária, pois o analista de benefícios é o profissional que tem expertise em desenhar um pacote de benefícios competitivo e alinhado às necessidades dos colaboradores, considerando as tendências de mercado e a cultura organizacional. 

Com uma visão holística dos programas de benefícios, o analista garante que a empresa ofereça uma proposta de valor atraente, capaz de atrair e manter os melhores profissionais.

Agregue mais valor com o cartão multibenefícios PicPay

Todos os benefícios flexíveis mencionados podem ser disponibilizados aos colaboradores através do cartão multibenefícios PicPay.

Ele possui diversas categorias de benefícios, como:

Assim, o analista de benefícios não encontra dificuldade para construir um programa vasto e abrangente para atender às necessidades e preferências de todos os profissionais.

Por que o cartão benefícios PicPay agrega mais valor?

Além de garantir uma ampla gama de benefícios, contratando o cartão de benefícios PicPay sua empresa consegue oferecer vantagens extras aos colaboradores, como:

  • Antecipação salarial sem custos;
  • Acesso ao ecossistema PicPay com conta digital, PicPay empréstimos, parcelamento de pix e boleto e muito mais;
  • Transferência de saldo entre categorias;
  • Saldo compartilhado com familiares;
  • App para o colaborador acompanhar o saldo e o histórico de utilizado do benefícios;
  • Cartão de benefícios digital para uso em estabelecimentos online;
  • Compras por aproximação ou com uso de senha pessoal e intransferível;
  • Cartão aceito em mais de 10 milhões de estabelecimentos comerciais (bandeira Elo).

Portanto, com o PicPay Benefícios você conquista mais valor para o seu programa de benefícios corporativos e garante dá mais pique na felicidade, no bem-estar e na satisfação dos colaboradores.

Acesse agora mesmo nosso site e contrate o cartão benefícios PicPay: é fácil e rápido, basta clicar em contratar agora, preencher os dados solicitados e aguardar o nosso contato dentro de pouco tempo. Leve o melhor cartão multibenefícios para a sua empresa, aproveite a oportunidade.

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Compartilhe este Post:

Conteúdos relacionados