Escola GerminaTech oferece curso de programação gratuito

Escola GerminaTech abre as inscrições para curso de programação com objetivo de formar jovens desenvolvedores

19 de maio de 2022 Atualizado em 23 de maio de 2022

Com o sucesso da Germinare Escola de Negócios, que há 10 anos forma jovens gestores e líderes para o mercado de trabalho, o Instituto J&F lançou neste ano a GerminaTech, com curso de programação gratuito para quem quer ingressar no mercado de tecnologia.

A GerminaTech é uma escola de Ensino Médio Integrado com Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, 100% gratuita.

O objetivo é formar jovens desenvolvedores de sistemas para o mercado de trabalho. Eles ainda poderão trabalhar no PicPay, no Banco Original e em outras empresas do Grupo J&F, com alta capacidade crítica e analítica e com competências para desenvolver soluções tecnológicas inovadoras. 

A escola surgiu em um contexto de expansão da tecnologia em todo o mundo e inserção da TI nas empresas brasileiras, visando o desenvolvimento pessoal e a formação profissional de jovens no mercado de trabalho.

A ideia é que os alunos, que já têm afinidade com temas relacionados à tecnologia, possam colocar em prática o processo transformador dessa área do conhecimento.

Além do mais, o foco é qualificar os alunos para vagas em tecnologia com base nos sete valores do grupo, que também são os valores do PicPay:

  • Atitude de dono;
  • Determinação;
  • Disciplina;
  • Disponibilidade;
  • Simplicidade;
  • Franqueza;
  • Humildade.

Leia mais: Quer trabalhar no PicPay? Conheça nossa cultura e veja dicas

Sobre a GerminaTech

A escola GerminaTech oferece um ensino totalmente gratuito e integral, com professores altamente qualificados com dedicação exclusiva à escola. 

Os estudantes contam com quatro refeições por dia, além de frutas frescas disponibilizadas durante todo o período; wi-fi; fornecimento de notebook, uniforme e material didático; salas de aula climatizadas 100% digitais que simulam uma startup, com equipamentos de última geração.

Sobre o curso de programação

O Ensino Médio de Tecnologia conta com uma carga-horária total de 3.640 horas, sendo 1.840 destinadas às disciplinas de base científica e tecnológica e o restante, às disciplinas de base comum do Ensino Médio. 

Em cada ano, o curso tem focos específicos:

  • 1ª série: Front-end;
  • 2ª série: Back-end;
  • 3ª série: Full-Stack.

Além do mais, os alunos assinam um contrato de estágio remunerado, desde o primeiro semestre, em empresas referência em tecnologia, que fazem parte do Grupo J&F, como o PicPay, maior aplicativo de pagamentos do País, e o Banco Original.

Após a conclusão do Ensino Médio e do curso de programação, com o encerramento do programa de estágio, os formandos recebem a oportunidade de trabalhar no PicPay, no Banco Original e em todas as empresas do Grupo J&F.

Ficou interessado? Confira abaixo as etapas para ser um aluno da GerminaTech no ano que vem.

Inscrições abertas

A primeira turma, que entrou neste ano, conta com 50 alunos. Para 2023, a GerminaTech está dobrando a oferta, com 100 vagas. As inscrições vão até o dia 9 de julho, e podem ser feitas por meio do site da instituição. 

O único requisito é o candidato estar matriculado no 9° ano do Ensino Fundamental II. Após a inscrição, os responsáveis receberão um SMS e um e-mail de confirmação, pelo número de telefone e endereço de e-mail cadastrados.

Na plataforma de inscrição há uma Área do Candidato, que pode ser acessada por meio do CPF e da data de nascimento do candidato, com todas as informações sobre o processo de admissão.

Processo de admissão

O processo seletivo da GerminaTech será realizado em quatro etapas, todas eliminatórias. São elas:

  • Desafios de Raciocínio Lógico (presencial);
  • Curso Preparatório com Phyton (remoto e presencial);
  • Avaliação de competências e pesquisa de perfil (presencial);
  • Entrevistas (presencial).

Desafios de Raciocínio Lógico 

A primeira etapa será realizada em julho. Os dias e horários serão enviados por e-mail, juntamente com as informações necessárias para a realização.

Esta etapa contará com avaliações de raciocínio lógico-matemático e será feita de forma 100% presencial no ambiente da Escola. O objetivo é analisar três habilidades:

  • Pensamento computacional;
  • Raciocínio lógico;
  • Resolução de problemas.

Os 200 candidatos com melhor avaliação serão convidados a participar da etapa seguinte: um curso preparatório com Phyton totalmente gratuito.

Curso preparatório com Phyton

Entre os meses de agosto e novembro, os 200 participantes farão um curso de programação de sistemas, com Python, com atividades durante a semana, à noite, e aos sábados.

O curso oferece certificado para quem cumprir os requisitos. No fim, os melhores candidatos, de acordo com o rendimento no curso, seguirão para as fases seguintes.

Avaliação de competências

Em dezembro, o candidato vai realizar uma avaliação que irá abordar leitura, escrita e raciocínio lógico.

Assim como nas etapas anteriores, a data e o horário serão informados pelo e-mail cadastrado. Caso a pessoa não compareça ou chegue atrasada, será automaticamente desclassificada.

Sobre a avaliação, os participantes terão 2 horas para fazer o teste com questões de Matemática, Língua Portuguesa e Língua Inglesa, além de uma produção textual.

Pesquisa de perfil

No mesmo dia, os candidatos passarão por uma pesquisa de perfil, que tem como objetivo analisar o perfil comportamental de cada pessoa. O teste dura 15 minutos.

Entrevista

Por fim, a última etapa, também em dezembro, é uma entrevista. O bate-papo tem duração estimada de 1 hora e será realizado na sede da Escola GerminaTech, localizada na Rua Irineu José Bordon, número 335, na Vila Jaguara.

O candidato precisa chegar no local com no mínimo 30 minutos de antecedência, segundo o horário marcado e enviado por e-mail. 

Matrícula

Os 100 candidatos selecionados para a Escola GerminaTech serão divulgados no dia 16/12/2022. No mesmo dia, a data para matrícula será informada. 

Para fazer a matrícula, o estudante precisa apresentar os seguintes documentos:

  • Original e cópia simples do RG do candidato;
  • Original e cópia simples do CPF do candidato;
  • Original e cópia simples do RG dos responsáveis;
  • Original e cópia simples do CPF dos responsáveis;
  • Original e cópia simples do comprovante de endereço;
  • Termo de adoção, se for o caso;
  • Declaração de transferência, que deve ser solicitada à escola atual.

Lembre-se que as inscrições para o curso de programação vão apenas até o dia 9 de julho. Tem alguma dúvida? Entre em contato pelo e-mail: admissao@germinare.org.br.

Quer conhecer mais sobre como é trabalhar no PicPay? Confira nossos conteúdos sobre página da editoria sobre Carreira e depoimentos de colaboradores do maior app de pagamentos do país.

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 18

Compartilhe este Post:

Conteúdos relacionados