Blog do PicPay: conteúdos sobre pagamentos, app e muito mais

Quer trabalhar no PicPay? Conheça nossa cultura e veja dicas

Dárcio Stehling, cofundador e Diretor Institucional do PicPay, fala sobre os valores da empresa e dá dicas para quem quer trabalhar no PicPay

02 de maio de 2022 9 de maio de 2022

Com mais de 65 milhões de usuários, o PicPay conta hoje com cerca de 3,7 mil colaboradores. Em um crescimento acelerado, o objetivo da empresa é se manter fiel ao seu propósito e valores. Quer saber quais são e como é trabalhar no PicPay

Neste conteúdo, o cofundador e Diretor Institucional do PicPay, Dárcio Schwab Stehling, fala sobre a cultura organizacional da companhia e ainda passa dicas para quem sonha em fazer parte deste time.

Quem é Dárcio Schwab Stehling?

Nascido em Vitória, no Espírito Santo, o engenheiro eletricista e empresário Dárcio Schwab Stehling recebeu uma ligação em 2012 que mudaria a vida dele e de milhões de brasileiros dali em diante.

Do outro lado da linha estava Anderson Chamon, também cofundador do PicPay e atual vice-presidente de Tecnologia e Produtos da empresa, que era sócio de Stehling em outras quatro empresas e seu amigo de infância. O assunto? A ideia de criar um aplicativo que tornasse possível pagar tudo pelo celular.

Com a missão de revolucionar os meios de pagamento no mundo utilizando a tecnologia de QR Code para as transações, Stehling e Chamon, junto com seus sócios, fundaram o PicPay.

Leia mais: Conheça a história do PicPay contada pelo cofundador do app

Hoje, quase dez anos depois, o PicPay se tornou o maior aplicativo de pagamentos do país.

Contudo, nada disso seria possível sem o empenho de milhares de colaboradores que fizeram e ainda fazem parte dessa história, desde o primeiro escritório em Vitória até a expansão para um novo espaço na capital capixaba e uma nova sede em São Paulo.

Atualmente, mais de 3,7 mil PicPay Lovers compõem a empresa que almeja alçar voos cada vez mais altos. Para isso, o PicPay mantém o mesmo propósito de quando foi criado: tornar a vida das pessoas mais fácil.

Além do mais, o PicPay possui sete valores que norteiam o dia a dia da empresa: atitude de dono; humildade; determinação; disponibilidade; disciplina; simplicidade e franqueza. 

Quer entender melhor sobre cada um desses valores e saber como eles são vividos na prática? Continue a leitura, que a gente te explica. 

No vídeo abaixo, Dárcio Stehling, que carrega o lema de que “nada resiste ao trabalho”, fala um pouco sobre os valores da empresa e ainda dá dicas para quem deseja trabalhar no PicPay.

Cultura organizacional: conheça os valores do PicPay

Antes de qualquer outra coisa, é importante ressaltar que a cultura organizacional do PicPay é o filtro para tudo que ocorre dentro da empresa. 

O pensamento é que as pessoas, mesmo diferentes, precisam acreditar e estar unidas por um único propósito, para chegarem ao mesmo objetivo. 

Os sete valores do PicPay são o reflexo da essência do time que constrói a empresa todos os dias. Essa essência reflete as crenças dessas pessoas. 

Falar sobre essa cultura é necessário, para fortalecer cada vez mais a cultura organizacional da empresa e melhorar a experiência de trabalhar no PicPay.

Agora, nós vamos te explicar melhor sobre cada um dos nossos valores.

Atitude de dono

Basicamente, no PicPay todos os colaboradores são responsáveis por fazer o negócio acontecer, com ética nas ações. Desde o ato de apagar uma luz ou tirar o papel do chão, até negociar o melhor custo x benefício de uma ação.

“Grandes poderes trazem também grandes responsabilidades”. A frase dita por Tio Ben ao Peter Parker, no universo do Homem Aranha, também serve para o ambiente do maior aplicativo de pagamentos brasileiro.

Quem tem atitude de dono, é comprometido com o resultado, conhece com profundidade aquilo que faz e tem a visão do todo. Age com obstinação, disciplina e foco no detalhe. É mão na massa, busca sempre ser o melhor naquilo que faz  e não desiste nunca. 

Proatividade, comprometimento, curiosidade, criatividade, inovação, ousadia, coragem, versatilidade e paixão são algumas atitudes do dia a dia dos PicPay Lovers.

Além disso, o PicPay acredita na liderança pelo exemplo, com ações positivas que influenciam as pessoas ao redor.

Humildade

Abertura para ouvir o outro com atenção, respeito e empatia, independentemente de possíveis diferenças. É assim que o valor da humildade é vivido na prática no PicPay.

Aqui, a sandália da humildade é sempre bem-vinda! Os PicPay Lovers são capazes de mudar de ideia e de comportamento e priorizam sempre o “nós” em vez do “eu”.

Quem é humilde, sabe ouvir, é atencioso, considera a opinião dos outros, não importa quem fez. Não tem vergonha de perguntar nem de dizer que não sabe. Não é arrogante nem vaidoso e age com respeito. Não se preocupa com status e nem se acha dono da verdade.

O objetivo é evoluir cada vez mais e tornar o cotidiano dos colegas de trabalho mais leve e melhor.

Determinação

Lembra do lema do Dárcio? “Nada resiste ao trabalho”. Isso é também um lema do PicPay. Trabalhar duro, praticando a mudança almejada, propondo soluções antes de criticar ou reclamar e nunca dizendo “já tentamos” ou “isso não é comigo”.

Quem é determinado, entrega resultados superiores. Faz as coisas acontecerem, busca alternativas para os problemas e engaja as pessoas em prol de um objetivo comum. 

Com senso de urgência, os PicPay Lovers cumprem com o que prometem, focando no que é mais prioritário e assumindo riscos de forma responsável. 

Disponibilidade 

Talvez este seja um dos valores mais importantes do PicPay. Para que todos estejam por um único propósito, é necessário que as pessoas estejam dispostas a ajudar umas às outras

Disponibilidade não é necessariamente parar tudo para atender alguém ou interromper uma reunião para fazer uma tarefa não urgente e sim ter empatia e prestar apoio quando for possível.

Quem é disponível, é receptivo, acessível, disponível, não tem dia e não tem hora, está sempre pronto e tem o trabalho como prioridade. Está aberto ao novo, às mudanças e motivado para novos desafios.

Compartilhar conhecimento e valorizar realizações, além de ter disposição para novas ideias e reflexões, também são metas.

Disciplina

No PicPay, os valores conversam entre si e se agregam. A disciplina é importante para também ter determinação e atitude de dono, por exemplo.

Com disciplina, os PicPay Lovers são incentivados a buscar excelência em tudo que fazem, tomando cuidado com os processos e com obsessão pela qualidade do produto e pelo valor gerado para as pessoas.

Quem é disciplinado, cumpre o combinado, é pontual com horário e seus compromissos. É focado, pragmático, otimiza o tempo, atividades e recursos. Entrega resultados, não cria justificativas e desculpas.

Por aqui, só é permitido prometer o que é possível cumprir, tanto para os outros quanto para a própria pessoa. A acomodação também é descartada. O PicPay quer sempre mais. 

Simplicidade

Para que dificultar algo que pode ser resolvido de uma forma simples? O PicPay acredita que soluções complicadas devem ser evitadas sempre.

Além do mais, é importante que os PicPay Lovers se concentrem em uma coisa de cada vez, focados intensamente em resultados. O simples ato de fazer muitas coisas ao mesmo tempo, deixa tudo mais complexo e penoso.

Quem é simples, faz as coisas acontecerem de forma prática. É mão na massa, vai direto ao ponto, descomplica e desburocratiza respeitando as normas.

É necessário direcionar os esforços ao que é essencial, descomplicando situações e removendo o atrito.

Franqueza

Por fim, é crucial praticar a franqueza para que as coisas fluam da melhor maneira cotidianamente, sem ruídos. 

Quem é franco, é direto, objetivo, sincero e transparente nas relações, expressando as opiniões com clareza mesmo sendo diferente ou contrária aos demais. Tudo isso de forma respeitosa, positiva e agregadora.

A ideia é usar a franqueza para o crescimento das pessoas, não para colocá-las para baixo.

Com a franqueza, também é possível dizer não e ter liberdade para discordar, procurando entender ao máximo o contexto das situações que nos são apresentadas.

No que o PicPay acredita

Agora que você já conheceu melhor sobre os sete valores do PicPay, saiba no que acredita o maior app de pagamentos do país.

  • Foco no detalhe;
  • Diversidade importa;
  • Mão na massa;
  • Nada resiste ao trabalho;
  • Pessoa certa no lugar certo;
  • Somos apaixonados pelo que fazemos;
  • Somos nossos maiores concorrentes;
  • Atitude é mais importante que conhecimento;
  • Lideramos pelo exemplo;
  • Qualidade do produto;
  • Trabalhamos com pessoas melhores que a gente;
  • Acreditar faz toda diferença.

No que o PicPay não acredita

Em contrapartida, o PicPay não acredita em uma série de atitudes e posturas:

  • Arrogância;
  • Discriminação;
  • Pessoas que não respeitam as outras;
  • Salvador da pátria;
  • Burocracia;
  • Soluções milagrosas;
  • Egoísmo;
  • Deslealdade;
  • Gente que acha que sabe tudo;
  • Vaidade;
  • Fofocas.

Como é trabalhar no PicPay

Pautado pelo propósito de tornar a vida das pessoas mais fácil, em todos os valores do PicPay, a diversidade é colocada como primordial.

Por conta disso, a empresa possui o PicPay ID, que conta com quatro grupos de afinidade para oferecer melhores condições de trabalho para grupos minorizados: Pride, Afro, Elas que lutem juntas e Inclui.

Já contamos algumas histórias inspiradoras de PicPay Lovers, com relatos sobre como é trabalhar no PicPay.

Saiba mais sobre como é trabalhar no PicPay, com a fala de alguns colaboradores, no vídeo abaixo:

Dicas do Dárcio: o que o PicPay busca em um profissional?

Você se identificou com o propósito e os valores do PicPay e quer fazer parte do time? Claro que os seus atributos técnicos são importantes, mas como falamos anteriormente, a cultura é o principal filtro.

O cofundador e Diretor Institucional do PicPay, Dárcio Stehling, tem algumas dicas para você que quer trabalhar no PicPay:

Acreditar no que a gente acredita

Sabe o nosso propósito de tornar a vida das pessoas mais fácil? É preciso que você acredite no potencial transformador do PicPay. Como? 

Pensando grande, sendo dono do próprio destino, tendo senso de urgência e definição de prioridades, sabendo escutar ideias divergentes, construindo um legado, tendo integridade nas relações, respeitando tudo e todos, superando dificuldades e deixando o ego de lado.

Ser movido a desafios

O PicPay quer crescer cada vez mais e impactar mais pessoas a cada dia. Para isso, é importante que você esteja disposto a encarar esta jornada de peito aberto. 

Lendo muito e aprendendo sempre. Ensinando e compartilhando aprendizados. Questionando ideias e certezas. Arriscando e não tendo medo de errar. Sabendo onde queremos chegar. Sendo humilde e se colocando no lugar do outro!

Querer fazer parte

O seu interesse é essencial. Monitore as vagas disponíveis na página de carreiras do PicPay e não desista caso não consiga de primeira. 

Se você é do mercado tech, acompanhe dicas do Phil Calçado, Chief Technology Officer (CTO, ou diretor de Tecnologia em português) do PicPay. 

Os seus valores deram match com os do PicPay? Venha transformar a relação das pessoas com dinheiro e tornar a vida delas mais fácil!

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 10

Compartilhe este Post:

Conteúdos relacionados