Como saber se caí na malha fina e dicas para evitá-la

Como saber se caí na malha fina? É simples e online. Veja dicas para consultar e evitar ter a sua declaração de IRPF retida

23 de fevereiro de 2023

A época de fazer o Imposto de Renda é temida por muita gente, e um dos principais motivos para isso é a malha fina! Ela faz com que sua declaração fique retida por algum motivo. Mas como saber se caí na malha fina, então?

Pode ser por um erro, informações incorretas ou que ficaram de fora, informações cadastrais que não batem ou até uma possível fraude. Tudo isso pode fazer o contribuinte cair na malha fina.

Além de criar pendências com a Receita Federal, isso também tem outros impactos na sua vida. Então, vamos entender melhor tudo sobre a malha fina e como evitá-la? 

O que é malha fina?

Você cai na malha fiscal, que é chamada popularmente de malha fina do Imposto de Renda, quando existe alguma diferença nas informações que você declarou à Receita Federal, por meio do seu IR, e os dados que instituições apresentaram sobre você.

Assim como os contribuintes precisam declarar IR, as empresas, como bancos, planos de saúde e outros, também precisam prestar contas.

Quando você declara suas informações bancárias no IR, o fisco compara com os dados daquele mesmo banco enviados à Receita sobre você. Isso também acontece com os seus investimentos e gastos em saúde e educação.

Se houver alguma divergência, a sua declaração é separada para que seja feita uma análise mais profunda.

Essa diferença entre as informações que a instituição envia e que você declara pode ter vários motivos. Pode ter sido um erro, algum dado que ficou faltando e precisa constar ou, em casos extremos, até uma possível fraude.

A forma de resolver a pendência vai variar de acordo com qual é o motivo que levou a sua declaração para a malha fiscal. Vamos falar mais sobre isso nos próximos tópicos.

O que acontece se cair na malha fina?

Quem caiu na malha fina não recebe a restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) até que corrija o problema.

Isso quer dizer que as declarações em malha não entram na fila dos lotes de restituição que são pagos ao longo do ano.

Dessa forma, caso você tenha imposto a restituir, não vai recebê-lo até você regularizar Imposto de Renda, seja enviando uma retificação sem os erros encontrados ou apresentando documentos que comprovem o que foi declarado.

Tanto a retificação do IR quanto a entrega de documentos podem ser feitas pela internet.

Depois disso, os documentos são analisados e, se estiver tudo certo, sua declaração deixa a malha fina e o processo continua normalmente.

Qual a probabilidade de cair na malha fina?

É relativamente pequena. Das declarações entregues em 2022, cerca de 2,7% (pouco mais de um milhão) foram para a malha fiscal, enquanto em 2021 esse número foi de 2,4%.

Apesar de existir um pequeno aumento entre 2021 e 2022, é preciso considerar que o número total de declarações entregues aumentou bem mais do que a proporção das que caíram em malha fina. Foi uma alta de mais de 6%.

Segundo a Receita Federal, os principais motivos que levaram as declarações a caírem na malha fina foram:

  • 41,9%: Omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual, seja de titulares ou dependentes declarados;
  • 28,6%: Deduções da base de cálculo, principalmente de despesas médicas;
  • 21,9%: Divergências no valor entre o que consta na declaração da fonte pagadora e o que foi declarado;
  • 7,6%: Outros erros motivados por deduções do imposto devido, recebimento de rendimentos acumulados e/ou divergência de informação sobre pagamento de carnê-leão e/ ou imposto complementar.

Ainda que a chance de que a sua declaração caia na malha fiscal seja reduzida, é importante lembrar que isso impede que você receba a restituição.

Como consultar se caiu na malha fina?

É simples e online consultar malha fina 2023. Veja o passo a passo para consultar:

  • Acesse o e-CAC, da Receita Federal;
  • Escolha se prefere acessar com seu CPF ou CNPJ e código de acesso, ou se deseja entrar com a sua conta gov.br;
  • Selecione a opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”;
  • Na aba “Processamento”, escolha “Pendências de Malha”.

Com isso feito, você consegue conferir se sua declaração está em malha e também o motivo que levou a isso.

Declaração processada pode cair na malha fina?

Não. O status “processada” para a sua declaração de IR significa que a Receita já fez a análise e está tudo certo.

Por outro lado, se a declaração estiver “em processamento”, ela ainda pode ser enviada para a malha, porque a análise não foi concluída. 

Se o status for “com pendências”, é malha fina na certa. Nesse caso, acesse o e-CAC, como mostramos acima, e confira qual foi o motivo para reter a sua declaração.

Você pode conferir o status da sua declaração de IR pelo portal e-CAC, da Receita Federal. É o mesmo lugar em que você pode resolver caso exista algum ajuste necessário.

Quanto tempo demora para sair da malha fina?

Depende. Isso varia de acordo com o motivo que te levou a cair na malha fiscal.

Se você percebeu a incorreção logo depois de enviar a declaração e ainda está no prazo, pode fazer uma retificação e, se estiver tudo certo, o processo segue normalmente, sem atrasos.

Fazer a correção ainda dentro do prazo de entrega também evita que você fique sem receber a restituição do IR, caso tenha imposto a receber.

Agora, caso você precise entregar documentos complementares, o prazo vai variar de acordo com o período necessário para que o fisco avalie o que foi apresentado pelo contribuinte.

Principais erros na declaração de IR que podem te jogar na malha fina

É possível fugir da malha fina IRPF 2023 evitando alguns erros clássicos, e que podem se tornar uma grande dor de cabeça. Selecionamos os principais para você tomar cuidado, olha só!

Cometer erros de digitação

A pressa é inimiga da perfeição. Quem nunca ouviu isso? Quando se fala do preenchimento do Imposto de Renda, é a mais pura verdade.

Já imaginou preencher um zero a mais na hora declarar uma despesa médica? Ela pode ter sido de R$ 1 mil, mas sem querer você digitou R$ 10 mil. A Receita vai comparar as informações com as fornecidas pelo hospital e vai perceber o erro.

É importante tomar cuidado com pontos e vírgulas também, beleza?

Não declarar os investimentos isentos

Alguns investimentos são isentos de IR. Entre os exemplos, estão as letras de crédito imobiliário (LCI), letras de crédito do agronegócio (LCA), debêntures incentivadas, certificado de recebível imobiliário (CRI) etc.

Mesmo que não sejam tributáveis, é preciso declarar esses investimentos. É para isso que existe a aba de “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”.

Declaração de rendimento na ficha errada

Assim como existe a aba de “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis” para investimentos sem desconto de Imposto de Renda, existem outras categorias de rendimentos na declaração. 

São três: tributáveis (como salário e aluguel); de tributação exclusiva (como juros sobre capital próprio); e não tributáveis (como os retornos da poupança e herança).

Se você declarar seus rendimentos na aba errada, como, por exemplo, colocar o rendimento com aluguel na ficha de tributação exclusiva, vai ter inconsistências e seu imposto pode ser retido.

Informar despesas sem recibos ou comprovantes

Despesas dedutíveis, como algumas relacionadas a educação e saúde, precisam ser comprovadas na hora de declarar. Por isso, só inclua os gastos que tiverem recibos e notas fiscais. 

Uma boa dica é guardar todos os comprovantes ao longo do ano em um mesmo lugar. Na hora da declaração, basta checar tudo que você juntou e conferir quais devem constar na prestação de contas com o fisco.

Também é importante checar quais despesas médicas e educacionais podem ser abatidas do IRPF 2023, já que nem todas se encaixam nos critérios.

Fazer confusão ao declarar dependentes

É fundamental lembrar de incluir dependentes, caso você tenha, no IR. Mas isso precisa ser feito do jeito certo, para evitar a malha fina.

Um erro clássico é um dependente ser incluído em mais de uma declaração. Por exemplo, um filho que entra no IR tanto do pai quanto da mãe. Os dois vão direto para a malha fina! 

Nesse caso, é preciso que os pais conversem e decidam quem vai inserir o filho como dependente. 

É comum que a opção com mais vantagem seja o filho entrar na declaração de quem tem mais imposto a pagar, mas é possível simular pelo programa da declaração.

Aqui, vale outro alerta: não confunda o dependente com o alimentando, outra categoria presente no IR. O alimentando entraria, por exemplo, na declaração de um pai que paga pensão alimentícia para um filho.

Confundir PGBL com VGBL

PGBL e VGBL são dois planos de previdência. A diferença é que o VGBL não permite abater o IR, enquanto o PGBL permite a dedução da tributação até o limite de 12% da renda.

Além disso, PGBL deve constar na aba “Pagamentos Efetuados”, no “Código 36”.  O VGBL, por sua vez, deve ser declarado como uma aplicação financeira na ficha “Bens e Direitos”, no grupo “99 – Outros bens e direitos”, no código 06 – VGBL”. 

Dica importante: não esqueça de declarar sua previdência privada mesmo que tenha feito o resgate dos valores. É outro erro comum e que leva sua declaração à malha fina.

Isso vale inclusive para os regimes de tributação regressiva, quando o IR é retido na fonte. Mesmo assim, é preciso declará-lo.

Como não cair na malha fina?

Agora que você já conhece os principais erros de quem cai na malha fina, vamos te dar algumas dicas para não ter problemas no preenchimento da declaração e evitar que ela fique retida.

Declare todos os seus bens e rendimentos

Como falamos, até mesmo os rendimentos isentos de IR precisam ser declarados. Se você deixar algum deles de fora, sua declaração vai ter inconsistências e ficar em malha.

Além dos rendimentos, isso vale também para bens que estão no seu nome, investimentos e aplicações financeiras. 

Se tiver alguma dúvida durante o processo, já explicamos por aqui como declarar Imposto de Renda de forma simples. É só conferir as dicas!

Deixar de declarar algum bem foi a causa da malha fina para cerca de 42% das declarações de ficaram retidas em 2022, como falamos acima. Então, atenção redobrada.

Declare o valor pago por um bem, não o preço de mercado

Bens como veículos ou imóveis devem ter o valor real declarado, ou seja, o valor que você pagou ao comprá-los.

Isso quer dizer que você não deve atualizar o valor de um bem segundo o preço de mercado que ele tem atualmente.

No caso da casa própria, o valor só pode ser atualizado caso tenham sido feitas reformas ou melhorias.

Organize seus documentos antes de declarar

Um dos principais erros que levam à malha fina é cometer erros de digitação, que também são influenciados por falta de atenção. 

Uma boa maneira de driblar esse problema é organizar seus documentos, e dos seus dependentes, antes de começar a declarar.

Reúna comprovantes, notas fiscais, informe de rendimentos do IR… Tudo aquilo que for necessário para garantir que as informações que você vai preencher na ficha estejam corretas.

Vale lembrar que para o IRPF 2023, bancos, instituições, planos de saúde, entre outras empresas, têm até 28 de fevereiro para fornecer aos seus clientes o informe de rendimentos com as informações que devem constar na declaração.

Se você é cliente PicPay, confira também nosso guia de como declarar PicPay no Imposto de Renda.

Confira seus informes de rendimento

É importante que as informações que você vai declarar estejam de acordo com as apresentadas pelas empresas sobre você.

Em 2022, quase 22% das declarações na malha fiscal foram retidas por divergências no valor declarado pela fonte pagadora e o que foi declarado pelo contribuinte.

Caso exista alguma diferença entre os dados, a chance de você ir parar na malha fina é enorme.

Por isso, na hora de declarar, é importante conferir as informações que constam no informe de rendimentos enviado pela instituição e garantir que estejam de acordo com as suas.

Atenção com as despesas médicas

Mais de 28% das declarações em malha em 2022 tinham inconsistências nas despesas dedutíveis, e a maioria delas estava ligada a gastos médicos.

Nem toda despesa médica pode ser deduzida do IRPF. Alguns exemplos são medicamentos que não estejam incluídos na conta do hospital, despesas com enfermeiros ou assistentes, caso não estejam incluídos em uma internação hospitalar, e vacinas.

Além disso, é fundamental que você declare apenas o valor que foi efetivamente pago. Não vale aumentar os valores, porque eles serão comparados pelo fisco com o que foi declarado pelo profissional de saúde, hospital ou o plano.

Acompanhe o status da declaração

Depois que você envia sua declaração, a Receita precisa de cerca de 48 horas para fazer o cruzamento de dados entre o que foi informado pelo contribuinte e pelas instituições.

Nessa fase, a Receita atualiza o status da sua declaração caso encontre alguma pendência. Se você acompanhar o andamento, pode identificar e corrigir os erros imediatamente.

Atenção: e-mail da Receita Federal sobre malha fina é golpe!

O IRPF 2023 já se tornou um alvo para criminosos, infelizmente. E aqui vale um alerta sobre um deles: um suposto e-mail da Receita Federal sobre malha fina. É golpe!

Segundo um comunicado emitido pela própria Receita Federal, a fraude começa com um e-mail enviado por golpistas, utilizando o nome e uma marca semelhante à da Receita Federal, solicitando a regularização do IR.

O problema é que o e-mail contém “arquivos danosos”, segundo o órgão. São supostas cópias das declarações enviadas pelo contribuinte à Receita. Mas, na verdade, são falsos. 

Baixar arquivos ou clicar em links desconhecidos ou estranhos é um grande perigo para a sua segurança digital, porque expõe seu celular ou computador a contrair vírus ou os chamados programas maliciosos (malware).

Esse golpe também é conhecido como o golpe da restituição do Imposto de Renda, e temos um conteúdo dedicado a explicar como funciona e, mais importante ainda, como se proteger! Confira lá as nossas dicas, beleza?

De acordo com a Receita, caso você receba um e-mail suspeito, confira sempre no portal e-CAC o status da sua declaração e se há mensagens. Se for preciso resolver alguma pendência, você pode fazer tudo por lá.

Outro lembrete: a Receita Federal encaminha alertas por e-mail, mas eles apenas comunicam a existência de mensagens no portal e-CAC. Toda a comunicação é feita pelo portal.

Os golpes são cada vez mais elaborados e se aproveitam de situações como a declaração do IRPF para fazer novas vítimas. Para se proteger, acompanhe a nossa Central de Segurança, que alerta para novas fraudes na praça e te ajuda a se cuidar.

Curtiu as nossas dicas? Agora você está pronto para fazer as pazes com o leão e evitar a malha fina! Vem com a gente se quiser mais dicas para se planejar e cuidar melhor da sua grana.

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 1.7 / 5. Número de votos: 25

Compartilhe este Post:

Conteúdos relacionados