Aniversário do PicPay: 12 anos revolucionando o mercado
PicPay completa 12 anos; conheça a trajetória da fintech de Vitória que revolucionou o setor e hoje facilita a vida de milhões de pessoas
19 de setembro de 2024
O PicPay surgiu em Vitória, no Espírito Santo, em 2012, com o objetivo de revolucionar os meios de pagamento no Brasil. Em 2024, o aniversário do PicPay marca os 12 anos da companhia, que se consolidou entre as principais instituições financeiras do Brasil.
Atualmente, o app é o segundo maior banco digital do país em número de clientes, com 57 milhões de contas e 36 milhões de usuários ativos, oferecendo um portfólio completo para a vida financeira dos brasileiros, com a melhor experiência.
Com o PicPay, você pode gerenciar todos os seus outros bancos em um só lugar – através do Open Finance –, as suas contas ficam organizadas e te lembramos de pagar antes do vencimento, e os seus saldos ficam ocultos e protegidos fora de endereços seguros.
Fazer parte da vida de tantas pessoas, com soluções tão inovadoras e seguras, é resultado de um trabalho a longo prazo. O que começou como uma ideia revolucionária, ganhou força com a contribuição de milhares pessoas nos últimos anos.
Quando o PicPay faz aniversário?
O PicPay comemora seu aniversário em 19 de setembro. Essa história começou nesse mesmo dia em 2012, quando a primeira versão do aplicativo chegou às lojas de apps dos smartphones. Ou seja, o PicPay acaba de completar 12 anos.
Quando contamos por aqui a história do PicPay, lembramos que nem os smartphones eram tão populares 12 anos atrás. Para se ter uma ideia, o primeiro iPhone tinha sido lançado há apenas cinco anos.
A ideia surgiu em um domingo. Anderson Chamon, cofundador e atual vice-presidente da companhia, pensou em criar um aplicativo que permitisse sair de casa sem a carteira e que possibilitasse fazer pagamentos de forma mais simples, com o celular.
Chamon se juntou a Dárcio Stehling, Davi Pozzi e Hudson Chamon. Em seguida, os sócios Diogo Roberte e Pablo Gomes completaram o grupo que deu início à empresa.
Leia mais: Quem são os fundadores do PicPay?
A concepção do aplicativo surgiu de uma dor: cada estabelecimento aceitava uma forma de pagamento diferente. Não era tão fácil quanto hoje em dia.
É importante lembrar que há 12 anos até os cheques estavam entre os meios de pagamento mais comuns. Os cartões eram menos utilizados e os pagamentos com celular, então, nem existiam.
O propósito por trás do aplicativo era descomplicar o dia a dia. Naquela época, o PicPay foi o pioneiro nos pagamentos instantâneos entre pessoas, conhecidos também como peer-to-peer – oito anos antes do Pix ser lançado.
“Eu gosto de falar que o PicPay quase não sobreviveu por ter sido lançado tão cedo. Naquela época, não havia nada semelhante no mercado global. Por isso, primeiro, tivemos que convencer investidores de que os smartphones iriam se popularizar”, afirma Anderson Chamon.
Onde está o PicPay 12 anos depois?
Com o passar dos anos, o PicPay deixou de ser uma carteira digital para se tornar um ecossistema financeiro completo. Isso só é possível porque a empresa, que tem a inovação no DNA, segue acreditando no potencial da tecnologia para oferecer a melhor experiência possível para os milhões de clientes.
Com essa estratégia, a companhia tem liderado iniciativas envolvendo inteligência artificial generativa e Open Finance, em escala mundial.
Por exemplo, o PicPay está na vanguarda do uso da GenAI no setor financeiro, com destaque para a integração do ChatGPT no atendimento, que se tornou case global da Microsoft.
A IA melhora a eficiência operacional, oferece suporte hiperpersonalizado e otimiza a experiência dos clientes, resolvendo dúvidas do dia a dia e respondendo até questões de gestão financeira.
Leia mais: Tudo sobre o uso de IA generativa no atendimento do PicPay
Inclusive, a nova campanha de marca, reflete essa visão e traz um vídeo gerado 100% por IA, que pode ser visto abaixo.
Com a tecnologia do Open Finance, você pode fazer Pix, investimentos em Cofrinhos, pagamento de boletos, recargas, entre outros serviços com o saldo de outras contas, numa experiência totalmente integrada, chamada de Conta das Contas.
Além do mais, também por meio dessa tecnologia, o PicPay foi pioneiro mais uma vez ao permitir o pagamento com Pix diretamente pela Carteira do Google, sem precisar abrir o aplicativo.
O PicPay é hoje o segundo maior player em recebimento de dados dos clientes (16,8% de market share) e também o segundo maior iniciador de pagamentos (22,6%).
Esses números só são possíveis porque a empresa coloca o Open Finance no centro da experiência, ao tangibilizar seus benefícios para quem usa.
O melhor de tudo? Vem muito mais por aí! Isso só é possível graças à atitude de dono, determinação, disponibilidade, franqueza, simplicidade, disciplina e humildade de cada um.
Nossos valores continuarão a nos guiar enquanto tornamos os serviços financeiros de milhões de brasileiros mais fáceis, simples e completos. Se você quer ficar por dentro de tudo da companhia, confira a editoria de novidades.