Fiz um Pix errado, e agora? Saiba o que fazer

“Fiz um Pix errado, e agora”? Confira tudo o que você precisa fazer para tentar recuperar o dinheiro

19 de setembro de 2023

Fiz um Pix errado, e agora? Com a popularização do meio de pagamento instantâneo do Banco Central, essa dúvida também tem se tornado mais comum.

Claro que não é o ideal, mas enviar um Pix para a pessoa errada é mais usual do que parece.

Ao longo deste guia, você irá ver alguns métodos para tentar reaver o seu dinheiro e saber quais são os melhores caminhos para escolher nessa hora. Quando faz um Pix errado tem como recuperar, sim, dependendo do caso.

Confira os tópicos abaixo e guarde as informações em um lugar especial na sua memória. Afinal, nunca se sabe quando a distração pode tomar conta e pode precisar saber como estornar um Pix.

Fiz um Pix errado, e agora?

Antes de mais nada, mantenha a calma. O importante é que você percebeu que foi feito errado e ainda há formas de tentar reaver o dinheiro.

Ao contrário de casos de golpes do Pix, em que é possível acionar o Mecanismo Especial de Devolução (MED) do Banco Central, ao fazer um Pix errado, você precisa buscar outras soluções.

Para que você tenha sucesso na recuperação do seu dinheiro, é fundamental que tome as devidas providências rapidamente. 

Siga os passos abaixo:

  • Após perceber que o Pix foi para o destino errado, dê um print na tela que mostra o outro destinatário e entre em contato com a sua instituição financeira;
  • Depois, tente falar diretamente com a pessoa que recebeu por engano. Se a chave for telefone ou e-mail, é ainda mais fácil;
  • Se não funcionar, abra um Boletim de Ocorrências e procure a justiça.

Posso falar com a pessoa que mandei o dinheiro por engano?

Se a chave Pix for o celular ou e-mail, sim, entrar em contato com a pessoa que enviou o dinheiro por engano é a melhor possibilidade.

No caso de CPF, você também pode tentar encontrar informações online e buscar alguma forma de contato. De qualquer forma, você verá o nome completo da pessoa e o banco de destino.

E aí dependerá da boa vontade da outra pessoa em devolver os valores de forma amigável. 

O que acontece se a pessoa se negar a devolver?

Fiz um Pix errado e a pessoa não quer devolver. O famoso pesadelo, não é? Por uma distração, você pode ter encontrado uma enorme dor de cabeça para ser resolvida.

Caso consiga entrar em contato com a pessoa e ainda assim ela se negue a devolver os valores, uma saída é lembrá-la que esse cenário configura como apropriação indébita. E isso, no Brasil, é crime.

É possível, inclusive, entrar na justiça para provar que os valores foram enviados de forma equivocada e a outra pessoa está tentando se aproveitar da situação.

É possível cancelar um Pix?

Se você está se perguntando como cancelar um Pix errado, infelizmente as notícias não são tão boas.

Não é possível fazer de forma tão simples.

Como visto anteriormente neste guia, existem processos que podem ser tomados para buscar a devolução dos valores. Mas cancelar e por conta própria receber o dinheiro de volta na mesma hora, não é possível.

Há apenas um cenário em que esse cancelamento é possível: quando o Pix é agendado, ou seja, se ainda não tiver saído da sua conta e ido para o destinatário.

Nessa situação, você consegue cancelar o agendamento e o dinheiro retorna para a sua conta na mesma hora. É o único caminho que consegue responder rapidamente Pix errado o que fazer, já que ainda é possível contornar o problema.

Recebi um Pix errado. Devo devolver?

Com certeza. Basta você se colocar no lugar da outra pessoa e ver como seria ruim enviar um Pix por engano para alguém.

Ao receber um Pix de alguém que você não conhece ou estava esperando, pode pegar os próprios dados do recebimento e fazer uma transferência de volta.

Afinal, como mostramos acima, ficar com o que não é seu pode ser considerado apropriação indébita – o que é crime.

O que fazer se cair em um golpe do Pix?

Além dos envios de Pix errados sem intenção, há aqueles que são frutos de golpes. 

Apesar de seguro, o Pix, infelizmente, está cheio deles. Os golpistas criam diferentes formas de utilizar a ferramenta para conseguir roubar dinheiro de outras pessoas.

Se você for vítima e fizer um Pix para alguém sem intenção, você deve comunicar ao banco e pedir a ativação do Mecanismo Especial de Devolução (MED).

Como fugir de golpes via Pix

  1. Cheque as informações de envio do Pix. Mesmo que seja uma conta que você faça transferências com frequência, sempre dê uma segunda olhada. 
  2. Priorize o pagamento via Pix a partir dos canais oficiais. Ou seja, é melhor evitar transferências a partir de links que receba por aplicativos de mensagens ou redes sociais. Peça a chave e faça você mesmo.
  3. Na hora de fazer compras online, também reveja o nome do destinatário. O site pode parecer correto, mas é comum que golpistas repliquem páginas para fazer vendas falsas.

Posso acionar a polícia se não devolverem o dinheiro?

Não só pode, como deve. Nos casos de golpes é fundamental que seja registrado um Boletim de Ocorrência.

Já nas situações em que foi enviado um valor errado, vale a pena tentar resolver inicialmente de forma amigável. Mas, se não for possível, também deve ser feito um BO.

Isso era te proteger de eventuais problemas que aquela transação ou golpe possa causar mais pra frente.

Como recuperar dinheiro de erro ou golpe pelo PicPay?

Seja por ter errado na hora de fazer um Pix ou sofrido um golpe, o PicPay quer te ajudar a recuperar o seu dinheiro.

Sentimos muito por precisar passar por esse tipo de situação, e estamos disponíveis para entender o que aconteceu em dois canais: telefone e chat.

O SAC do PicPay funciona 24h por dia e o telefone é 0800 025 8000.

Já o chat pode ser acionado dentro do próprio aplicativo do PicPay, na opção ajuda, no canto superior direito.

Na editoria de Segurança Digital do Blog do PicPay, você verá conteúdos como esse, que prezam pela sua proteção no dia a dia.

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 2.4 / 5. Número de votos: 10

Compartilhe este Post:

Conteúdos relacionados