A ansiedade financeira é um problema cada vez mais comum entre os brasileiros. Ela pode afetar o sono, a concentração, as relações pessoais e, claro, o bolso. Quando o estresse financeiro se torna parte da rotina, até as decisões mais simples do dia a dia passam a ser fonte de preocupação. 

Mas a boa notícia é que há caminhos para mudar esse cenário. Vamos entender melhor o que é ansiedade financeira, por que ela afeta tantas pessoas e descobrir estratégias simples para melhorar sua relação com o dinheiro.

O que é ansiedade financeira

Ansiedade financeira é um tipo de sofrimento emocional causado por preocupações com o dinheiro. Esse estresse financeiro pode surgir diante de contas acumuladas, dívidas, incertezas sobre o futuro ou mesmo pela dificuldade em administrar o orçamento.

O tema vem ganhando destaque – tanto que, desde 2024, foi incluído na pesquisa Raio-X do Investidor Brasileiro, da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais). A edição mais recente do levantamento, de 2025, revela que metade da população declara sentir um alto nível de estresse relacionado a problemas financeiros.

Além disso, segundo a Anbima, se considerarmos só as pessoas que têm dívidas, 66% relatam sentir alto estresse financeiro. Entre os que não têm, esse percentual cai para 44%. Ou seja: a presença de dívidas é um agravante para a ansiedade financeira dar as caras. 

Quais os principais sintomas de ansiedade relacionada a problemas financeiros

Os sintomas de ansiedade quando falamos de dinheiro são semelhantes aos sinais de ansiedade clássicos. Quem enfrenta problemas financeiros pode ter insônia, irritabilidade e dificuldade de concentração, por exemplo. Soma-se a isso o medo constante de não conseguir pagar as contas e evitar olhar extratos bancários ou abrir aplicativos financeiros.

Muitas vezes, esse estado emocional leva a uma paralisia nas ações, fazendo com que a pessoa não consiga organizar sua vida financeira ou tomar decisões com clareza.

O resultado? Esses sintomas de ansiedade influenciam a vida pessoal, profissional e trazem impactos para o bolso da pessoa. 

Leia na íntegra a pesquisa “Raio-X do investidos Brasileiro”, da Anbima”

Saúde financeira: por que ela importa para a saúde mental

Você já parou para pensar o que é saúde financeira? Aqui não estamos falando de ser rico e sair esbanjando por aí. 

Na prática, saúde financeira é ter controle sobre o próprio dinheiro, conseguir pagar as contas em dia, saber como economizar e planejar objetivos futuros. Essa estabilidade traz uma sensação de segurança que é fundamental para o bem-estar emocional e para diminuir a ansiedade financeira.

Se os sintomas da ansiedade financeira, como mencionamos, impactam os diversos âmbitos das nossas vidas, cuidar da saúde financeira significa buscar um ponto de equilíbrio. Quando a parte financeira está em harmonia, a tendência é que a vida como um todo caminhe no mesmo sentido. Assim, cuidar da saúde financeira é também cuidar da saúde mental.

Como saber se a sua saúde financeira está em risco

Nem sempre é fácil perceber quando a saúde financeira está comprometida. Muitas pessoas só se dão conta do problema quando as dívidas ou o estresse que vem junto com a ansiedade financeira já saíram do controle. 

Por isso, é interessante refletir sobre o momento e tentar notar algumas mudanças no comportamento. Alguns sinais de alerta para observar incluem:

  • frequente sensação de aperto no fim do mês, mesmo com uma renda estável;
  • dificuldade para dormir ou se concentrar por preocupações com dinheiro;
  • uso constante do limite do cheque especial ou rotativo do cartão de crédito;
  • não querer olhar extratos ou abrir o aplicativo do banco;
  • dúvidas sobre como pagar contas básicas, como aluguel, água e energia.

Leia mais: O que é educação financeira e a sua importância na vida

Para quem busca um diagnóstico mais preciso da sua situação com o dinheiro, existe o Índice de Saúde Financeira do Brasileiro, criado pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos). Ele permite que qualquer pessoa avalie sua saúde financeira com base em perguntas simples, que ajudam a identificar pontos fortes e fragilidades na relação com o dinheiro.

Estratégias práticas para lidar com a ansiedade financeira 

Mulher jovem confere papeis e contas. Com organização é possível driblar a ansiedade financeira

Como já vimos, vivenciar os sintomas de ansiedade financeira não é nada bom. Toda a pressão e as sensações ruins envolvidas podem te travar diante de uma situação simples do dia a dia ou atrapalhar na hora de tomar alguma decisão sobre como pagar as dívidas. Pode até, no futuro, te deixar inseguro sobre como começar a investir.

Por isso esse tipo de ansiedade afeta a saúde mental, claro, mas também traz impactos reais para o bolso!

Entretanto, há maneiras de lidar com a situação. A seguir, veja algumas estratégias que podem ajudar a melhorar sua relação com o dinheiro.

1. Encare sua situação financeira sem medo

O primeiro passo é entender quanto você ganha, quanto gasta e quais são suas dívidas. Coloque tudo no papel: visualizar sua situação com clareza é essencial para tomar decisões e traçar estratégias. Ignorar a realidade só aumenta a ansiedade financeira. 

2. Crie um orçamento mensal realista

Liste as suas receitas e despesas fixas, como aluguel e contas básicas, e variáveis, como lazer e alimentação fora de casa. Avalie onde é possível reduzir gastos e distribua melhor o que você tem. Um planejamento financeiro permite prever, planejar e evitar surpresas.

3. Estabeleça metas alcançáveis

Definir objetivos concretos ajuda a lidar com a ansiedade financeira, pois traz foco e motivação. Aqui estamos falando de quitar uma dívida, economizar para uma viagem ou formar uma reserva de emergência. Comece com metas pequenas e vá ajustando conforme avança. Isso ajuda a recuperar a confiança.

4. Cultive hábitos financeiros saudáveis

Adotar práticas conscientes no dia a dia faz toda a diferença. Evite compras por impulso, pesquise preços antes de gastar, use listas de compras e acompanhe seus gastos. Com o tempo, esses hábitos viram rotina e sua relação com o dinheiro se torna mais leve.

Leia mais: Passo a passo para sair das dívidas do cartão de crédito

5. Peça ajuda se precisar

Você não precisa enfrentar os problemas financeiros e as consequências para a sua saúde mental isso sozinho. Conversar com um profissional de finanças para saber mais sobre mercado financeiro, como proteger seu dinheiro da inflação e entender como quitar as dívidas da melhor forma. Falar com amigos e familiares de confiança também pode ajudar a enxergar possibilidades. 

Ter apoio emocional de um profissional, como um psicólogo, ainda contribui para lidar melhor com os desafios da vida, incluindo os financeiros.

Como o PicPay pode ajudar na sua saúde financeira

O PicPay tem soluções práticas para quem quer ter mais controle sobre o dinheiro e reduzir a ansiedade financeira causada por desorganização, dúvidas e imprevistos.

Abra sua conta digital agora mesmo e aproveite essas vantagens!

  • Assistente de Pagamentos: essa funcionalidade ajuda a organizar suas contas e lembrar de vencimentos para evitar atrasos e juros. Além disso, é possível pagar boletos com saldo da carteira ou parcelar no cartão de crédito.
  • Rendimento da conta e Cofrinhos: mantenha seu dinheiro rendendo todos os dias na conta PicPay e use os Cofrinhos para separar valores, como a reserva de emergência. Tudo isso com rendimento superior à poupança e liquidez diária.
  • PicPay Card Gold: um cartão de crédito sem anuidade em que você mesmo define o limite investindo dinheiro no Cofrinho do Cartão. É uma boa opção para quem quer controlar os gastos e ainda fazer o dinheiro render.
  • Consulta de débitos veiculares: com o PicPay, você também pode consultar e quitar IPVA, multas e licenciamento de forma prática, direto no app.
  • Cashback e ofertas no PicPay Shop: aproveite promoções exclusivas e receba parte do dinheiro de volta em compras em parceiros selecionados dentro do aplicativo.

Lidar com a ansiedade financeira é um desafio comum, mas é possível superá-lo. Informação, organização e as ferramentas certas são o caminho para recuperar o controle, aliviar o estresse e construir uma relação mais positiva com o dinheiro.

Quer continuar aprendendo sobre finanças pessoais e descobrindo dicas para melhorar sua saúde financeira? Siga navegando pelo Blog do PicPay e confira outros conteúdos que preparamos para ajudar você a cuidar melhor do seu bolso e da sua tranquilidade.

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0