Com a Selic em alta, é comum se perguntar: como isso afeta meu bolso e meus investimentos? Apesar de parecer assunto só para grandes investidores, os juros elevados impactam também quem quer começar a economizar ou consegue investir só um pouco por mês.
Entender o papel da Selic e saber o que fazer nessa fase de alta de juros é fundamental para todos. Assim, é possível até se aproveitar desse cenário, colocando seu dinheiro em opções que acompanham o ritmo dos juros e podem oferecer maior rentabilidade.
Saiba mais sobre o que é a taxa Selic, como ela impacta os investimentos e como aproveitar o contexto atual para fazer boas escolhas.
O que é a taxa Selic e como ela funciona
A taxa Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira. Ela é definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, com base nas análises feitas sobre o cenário da economia brasileira, e influencia todas as taxas de juros do país.
A Selic é usada como ferramenta para controlar a inflação: quando está alta, tende a frear o consumo e a subida de preços; quando está baixa, estimula o consumo.
Por que a Selic em alta impacta os investimentos?
Um cenário de Selic em alta faz as aplicações de renda fixa ficarem mais atrativas. Isso porque seus rendimentos costumam estar ligados diretamente à taxa básica de juros. Assim, quem investe em CDBs, Tesouro Selic e LCIs tende a ganhar mais, já que os juros estão mais elevados.
Leia mais: Qual o melhor investimento renda fixa?
Por outro lado, investimentos de renda variável, como ações, podem ser impactados negativamente, pois juros mais altos reduzem o consumo.
Ainda há mais um ponto que é preciso ficar atento quando falamos de finanças e Selic em alta: o aumento da taxa básica de juros também aumenta o valor do crédito, ou seja, os empréstimos tendem a ficar mais caros.
Qual o melhor investimento com a Selic em alta?
A alta da Selic abre oportunidades em diferentes produtos de renda fixa, que são o foco principal nesse cenário. A seguir, vamos detalhar como CDBs, Tesouro Selic, LCIs e Fundos de Renda Fixa podem ser boas escolhas para proteger e fazer o seu dinheiro crescer quando os juros e a Selic estão elevados.
CDBs (Certificados de Depósito Bancário)
Os CDBs são títulos emitidos por bancos para captar dinheiro e oferecer rendimentos superiores à poupança. Muitos CDBs estão atrelados à taxa CDI, que acompanha de perto a taxa Selic. Diante disso, com a Selic em alta, o rendimento dos CDBs também cresce.
No PicPay, o rendimento da conta e os Cofrinhos são CDBs que rendem 102% do CDI. Além disso, há uma variedade de CDBs disponíveis na página de investimentos do app, garantindo que você encontre um que esteja alinhado com seu perfil e objetivos.
Saiba mais sobre os CDBs do PicPay
LCI (Letra de Crédito Imobiliário)
As LCIs são investimentos isentos de imposto de renda para pessoas físicas. Com a Selic em alta, as taxas oferecidas em LCIs também ficam mais interessantes, pois é normal que acompanhem o CDI.
Mas aqui temos um ponto que vale ser destacado: esse tipo de investimento costuma ter prazos de carência. Antes de escolher investir em LCI, lembre-se que é preciso ter disponibilidade para deixar o dinheiro aplicado por mais tempo.
Com o PicPay, você investe em LCI de forma fácil, rápida e segura: basta acessar a página de investimentos e comparar as opções.
Fundos de Renda Fixa
Os fundos de renda fixa investem em títulos públicos e privados que acompanham os juros da economia. Em um cenário de Selic alta, eles tendem a oferecer bons retornos, principalmente aqueles que investem em títulos pós-fixados.
O PicPay oferece diversas opções de fundos de investimento para diferentes perfis e objetivos. Com investimento inicial a partir de R$ 100, é possível começar a aplicar em fundos de renda fixa no PicPay com praticidade, segurança e variedade.
Veja ainda: Os diferentes tipos de investimento e qual pode ser a melhor opção para sua carteira
Tesouro Selic
O Tesouro Direto é considerado um dos investimentos mais seguros do Brasil, pois é garantido pelo Governo Federal. Entre as opções disponíveis, o Tesouro Selic, como diz o nome, tem rendimento atrelado diretamente à Selic. Isso o torna ideal em momentos de alta. É uma ótima escolha para quem busca estabilidade e rendimento previsível.
Leia mais: CDB ou Tesouro Direto: Qual é mais vantajoso?
Quer saber ainda como investir no Tesouro Selic? Primeiro, é preciso abrir uma conta em uma instituição financeira habilitada. Depois, é só escolher o Tesouro Selic na plataforma. Você também pode fazer todo o processo diretamente na página do Tesouro Direto. É possível investir a partir de valores baixos, com segurança e liquidez diária.
Vale a pena investir agora?
Com a Selic em alta, investir em renda fixa se torna uma oportunidade interessante para potencializar ganhos com baixo risco. A chave está em escolher investimentos que aproveitem o cenário atual e estejam alinhados com seus objetivos financeiros.
Para quem está começando, pode ser interessante optar por aplicações simples e seguras, como o Tesouro Selic ou CDBs com liquidez diária. Avalie seu perfil de investidor, o prazo em que pretende deixar o dinheiro aplicado e a necessidade de liquidez. Lembre-se de diversificar, mesmo dentro da renda fixa, e de acompanhar regularmente o desempenho das suas aplicações.
O PicPay oferece uma plataforma de investimentos prática, completa e segura. Nela, você encontra diversas opções com rendimento superior à poupança, incluindo opções de renda fixa com informações detalhadas para tomar decisões conscientes.
Aproveite para explorar sobre investimentos e finanças como esse no Blog do PicPay, onde você encontra dicas, explicações e novidades sobre o universo financeiro.