Em tempos de orçamento apertado, quando parece que tem mais mês do que salário, encontrar maneiras de ganhar uma renda extra pode fazer toda a diferença. Buscar uma fonte alternativa pode ser ainda a saída quando se está sem emprego ou quando a aposentadoria não cobre todos os gastos do mês.
Uma graninha a mais cairia bem para muita gente e, para ajudar, separamos dicas e caminhos para buscar essa renda extra. Para completar, ainda preparamos uma lista com sugestões bem simples para ajudar você a cuidar bem das suas finanças e desse dinheiro a mais.
Como fazer uma renda extra pode te ajudar no dia a dia
Seja por causa do aumento no custo de vida, da instabilidade no mercado de trabalho ou da necessidade de fazer um pé de meia, buscar e implementar ideias de renda extra se tornou mais do que um plano B. Isso virou uma estratégia de sobrevivência financeira para muita gente.
E como diz o velho ditado: “cada um sabe onde o calo aperta”. É isso que vai servir como motivação para procurar fontes extras e definir o destino dessa renda. Esse dinheiro pode ser necessário para pagar uma dívida, por exemplo. Dessa forma, pode ser possível quitar o débito e não pagar juros, criando um caminho mais rápido para sair do vermelho.
A renda extra pode servir também para criar uma reserva de emergência, ou seja, aquela verba que pode salvar caso aconteça algum imprevisto, como um carro quebrado, doenças ou problemas na família. Assim, evita-se estourar o limite do cartão ou do cheque especial.
E ainda muitos aposentados encontram na renda extra uma forma de manter a qualidade de vida, ter mais liberdade para realizar atividades de lazer ou mesmo ajudar familiares. Trabalhos pontuais, atividades autônomas e renda extra online são alternativas viáveis para quem quer manter a mente ativa e o bolso equilibrado depois da aposentadoria.
Ideias de renda extra para começar ainda hoje
Então bora buscar alternativas para conseguir um dinheiro a mais no final do mês! Veja, a seguir como fazer renda extra, com sugestões para diferentes perfis e rotinas.
Como fazer renda extra em casa e investindo pouco
Se você prefere trabalhar no próprio ritmo e sem sair de casa, há diversas formas de começar com pouco — usando habilidades simples, utensílios domésticos ou até um cômodo disponível. Veja algumas ideias de renda extra em casa:
- fazer doces, bolos ou marmitas para vender no bairro;
- produzir artesanato ou papelaria personalizada;
- revender produtos como cosméticos, roupas e utilidades;
- dar aulas particulares ou reforço escolar;
- organizar um bazar e vender itens que não usa mais;
- alugar itens que você já tem, como equipamentos ou ferramentas;
- alugar um espaço da casa, como um quarto, ou a vaga de garagem do prédio.
Leia mais: 12 dicas para empreender com pouco dinheiro
Como fazer renda extra online
A internet oferece muitas possibilidades de ganhar dinheiro extra ou até virar a renda principal. Com uma boa conexão é possível oferecer uma série de serviços e trabalhar remotamente. Você pode:
- prestar serviços de edição de textos, tradução ou redação;
- trabalhar em consultorias;
- oferecer serviços de Social Media;
- criar e divulgar conteúdos em vídeo, depois monetizá-los;
- trabalhar com mercado de afiliados (quando você indica produtos e, se alguém comprar pelo seu link, você recebe uma comissão por essa indicação).
Leia mais: Como ganhar dinheiro na internet com passos simples
Infoprodutos também podem ser uma fonte de renda extra
Outra fonte de renda extra online são os infoprodutos. Você pode estar pensando que criar um e-book pode ser algo muito complicado. Calma, muitas vezes a solução para a renda extra está no que já sabe fazer e já faz parte da sua rotina, só é necessário um novo olhar.
Pense nas suas habilidades e paixões: você sabe costurar, tocar um instrumento, cozinhar bem ou é fera no marketing digital? Essas competências podem se transformar em uma fonte de renda extra, seja por meio de aulas, consultorias ou um infoproduto, como um e-book ou um curso online.
E com planejamento e divulgação, esses infoprodutos podem continuar gerando vendas automaticamente. Você hospeda o curso em uma plataforma onde ele será vendido. Cada venda é uma graninha a mais. Isso significa que você pode ter uma fonte de renda que continua chegando com o tempo — um tipo de renda passiva.
Leia ainda: Dicas de empreendedorismo feminino para quem quer começar
Como fazer renda extra pelo celular
Hoje em dia não dá para falar de internet e do mundo online sem pensar em celular. O aparelho pode se tornar a sua ferramenta de trabalho. Lembra das aulas particulares ou de reforços escolar que citamos nas ideias para conseguir uma renda extra em casa? Elas podem ser gravadas pelo celular ou feitas de forma remota, em videochamadas.
Outra sugestão aqui é pensar em coisas que são mais fáceis de fazer pelo celular e monetizar com isso. É possível tirar fotos, gravar vídeos e editar, tudo pelo celular. Isso pode virar material para seus cursos ou mesmo para atender alguma empresa local que precise de serviços freelancer. Muita gente que trabalha nas redes sociais usa apenas o celular também como ferramenta.
Aí, dá para fazer renda extra pelo celular atuando nas redes sociais: vendendo seus produtos e divulgando seus serviços, sendo afiliado, criando conteúdo e se tornando um influenciador ou fazendo gestão das redes sociais de algum restaurante, loja ou consultório em seu bairro.
Falando ainda em produtos, como as marmitas ou artesanato que você pode fazer para conseguir uma renda extra em casa, uma sugestão é apostar nas vendas pelo Whatsapp. Essa ideia de renda extra pelo celular vai bem também para organizar um bazar com itens que não usa mais.
No final, a tecnologia está aí para incrementar seus negócios e dar um up nas suas ideias de renda extra.
Organizando sua renda extra: do ganho ao planejamento
Ganhar uma renda extra é um ótimo começo, mas para que ela traga resultados duradouros, é fundamental dar atenção à forma como esse dinheiro é usado e administrado. Com planejamento financeiro, mesmo valores pequenos podem representar uma virada.
Como administrar da melhor forma o dinheiro que entrar a mais
Para começar, separe a renda extra da principal. Isso ajuda a ter clareza sobre o quanto está conseguindo gerar a mais por mês e evita que o valor desapareça em gastos do dia a dia.
O próximo passo é definir objetivos e ter metas claras: quitar dívidas, montar uma reserva de emergência, poupar para uma viagem, investir ou reinvestir no próprio negócio. Saiba para onde vai o dinheiro extra.
Para completar, foco na organização das finanças. Para isso, conte com PicPay para acompanhar de perto os seus recebimentos, fazer pagamentos e gerenciar seus ganhos.
Já para quem está empreendendo, a opção é PicPay Empresas, que oferece soluções como conta PJ gratuita, emissão de cobranças e links de pagamento — recursos que ajudam a profissionalizar até mesmo negócios pequenos ou informais.
Invista sua renda extra com segurança e praticidade
Depois de conseguir fazer renda extra em casa, pelo celular ou online, outro passo importante é fazer esse dinheiro extra render ainda mais.
Mais uma vez, PicPay tem opções para você. Com o Cofrinho do PicPay, você guarda seu dinheiro com rendimento acima da poupança e tem resgate fácil.
Se quiser dar um passo adiante, pode começar a investir direto pelo app, escolhendo entre diferentes opções do PicPay Invest conforme seu perfil e objetivos. Um bom investimento pode gerar uma renda extra futura por meio de proventos — como dividendos e juros sobre capital próprio. Quer entender melhor como isso funciona? Veja nosso artigo sobre como funcionam os proventos.
Com organização e visão de futuro, a renda extra pode deixar de ser um alívio temporário e se transformar em um caminho para mais tranquilidade e liberdade financeira.