Análise: produção industrial no Brasil em agosto de 2024

O que é e como funciona o indicador de produção industrial no Brasil? Entenda e confira a análise da última Pesquisa Industrial Mensal, do IBGE

2 de outubro de 2024

Existem diversos indicadores fundamentais para analisar o cenário econômico do país e do mundo. Alguns deles são medidos pela Pesquisa Industrial Mensal, que, entre outras coisas, avalia o índice de produção industrial do país.

Quer saber mais sobre o tema? Siga a leitura e veja também a análise do time de economistas do PicPay sobre os dados mais atualizados. 

Análise da produção industrial em agosto

Por Igor Cadilhac, economista do PicPay.

Superando nossas estimativas de retração (-0,1%), a indústria nacional registrou um crescimento de 0,1% na transição de julho para agosto, revertendo parcialmente a queda anterior de 1,4%.

Esse desempenho positivo foi impulsionado pelo avanço de 1,1% na indústria extrativa, com destaque para o petróleo e minério de ferro. Em contrapartida, o setor manufatureiro apresentou uma retração de 0,3%.

Na comparação com o mesmo período do ano anterior, observou-se uma expansão de 2,2%.

Apesar do resultado positivo, 18 das 25 atividades industriais registraram queda em relação ao mês anterior.

Entre os destaques negativos, destacam-se os setores de veículos automotores, reboques e carrocerias, com recuo de 4,3%, produtos diversos (-16,7%) e impressão e reprodução de gravações (-25,1%), que devolveram parte dos ganhos acumulados nos meses anteriores.

Por outro lado, a produção das indústrias extrativas, com alta de 1,1%, exerceu o principal impacto positivo.

Outras contribuições favoráveis vieram dos setores de produtos farmoquímicos e farmacêuticos (3,6%), equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (4,0%) e produtos químicos (0,7%).

Nas diferentes categorias econômicas, o resultado foi mais equilibrado.

Os setores de bens intermediários (0,3%) e bens de consumo semiduráveis e não duráveis (0,4%), que possuem maior peso, apresentaram avanços, enquanto os setores de bens de capital (-4%) e bens de consumo duráveis (-1,3%) registraram quedas expressivas.

Ao analisar esses dados juntamente com a expansão de 6% nos insumos típicos da construção civil, observa-se uma leve melhora no desempenho da proxy do PIB de investimentos.

Olhando à frente, nossa perspectiva para a indústria permanece relativamente positiva neste ano.

Entre os fatores que sustentam um viés otimista, destacam-se: i) aquecimento da demanda interna; ii) uma balança comercial robusta, com bom desempenho das exportações e aumento das importações; e iii) políticas de estímulo à atividade econômica por parte do governo.

Por outro lado, os fatores de risco incluem: i) a desaceleração da economia global; e ii) a perspectiva de um ciclo de juros altos por mais tempo.

Projetamos um crescimento de 3% para a produção industrial brasileira em 2024.

O que é a Pesquisa Industrial Mensal do IBGE?

A Pesquisa Industrial Mensal (PIM-PF) é um dos pilares do sistema de informações estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Seu principal objetivo é coletar dados detalhados sobre a produção física das indústrias brasileiras, fornecendo informações cruciais sobre a evolução e tendências do setor industrial no país.

Essa pesquisa é conduzida mensalmente, abrangendo uma ampla gama de indústrias, desde a fabricação de bens de consumo até a produção de equipamentos industriais. 

A coleta de dados é realizada por meio de questionários enviados às empresas, que reportam informações sobre a quantidade produzida, o faturamento, a utilização da capacidade instalada, entre outros aspectos relevantes.

Em resumo, a PIM é um importante indicador de saúde econômica, já que a produção industrial é um dos principais motores da economia. 

Através da Pesquisa Industrial Mensal, é possível monitorar a saúde desse setor, compreendendo seu desempenho e identificando tendências precocemente.

Além do mais, serve como auxílio para tomadas de decisão. Empresas, investidores e formuladores de políticas econômicas utilizam os dados dessa pesquisa para embasar suas decisões. 

O conhecimento sobre a produção industrial ajuda na definição de estratégias de negócio e políticas públicas.

Confira abaixo os indicadores acompanhados pela pesquisa:

Produção Industrial: O índice de produção industrial é um dos principais indicadores revelados pela pesquisa. Ele mostra a variação da produção ao longo do tempo, permitindo análises de crescimento ou retração do setor industrial.

Utilização da Capacidade Instalada: Esse indicador mostra a proporção da capacidade produtiva efetivamente utilizada pelas indústrias. É uma métrica importante para compreender a intensidade da atividade produtiva e sua capacidade de atender à demanda.

Diversificação Setorial: A Pesquisa Industrial Mensal também detalha informações sobre diferentes setores da indústria, permitindo análises mais específicas sobre o desempenho de segmentos como automobilístico, farmacêutico, alimentício, entre outros.

É possível, portanto, afirmar que as informações reveladas pela Pesquisa Industrial Mensal têm impactos significativos, como:

Mercado financeiro: Os dados da pesquisa influenciam as expectativas do mercado financeiro, afetando decisões de investimentos e especulações.

Política monetária: Os indicadores da pesquisa podem influenciar as decisões de política monetária do Banco Central, especialmente no que se refere à definição de taxas de juros.

Planejamento empresarial: Empresas utilizam esses dados para planejar estratégias de produção, ajustar estoques e antecipar demandas do mercado.

Leia mais: Conheça o podcast Diário Econômico PicPay

Você é do tipo de pessoa que gosta de ficar antenada nos fatos que impactam os mercados? Então acompanhe a nossa editoria de análises econômicas.

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Compartilhe este Post:

Conteúdos relacionados