Saiba criar um bom plano de benefícios para funcionários

Veja o passo a passo para montar um bom plano de benefícios na sua empresa e gerar os melhores resultados ao negócio

07 de agosto de 2024

Um plano de benefícios bem estruturado é capaz de aumentar a satisfação e a produtividade dos funcionários, além de agregar outras vantagens à empresa, como redução da rotatividade, melhora na atração de talentos e no engajamento da equipe.

Afinal, colaboradores mais felizes e satisfeitos no ambiente de trabalho e na vida pessoal, têm maior comprometimento e um desempenho melhor no trabalho.

Nesse sentido, oferecer mais benefícios aos colaboradores e benefícios de qualidade atua justamente nesse ponto, impactando a felicidade e a satisfação do time, criando um ambiente muito mais adequado para o desempenho das atividades de trabalho.

De acordo com pesquisa da Deloitee encomendada pelo Great Place to Work (GPTW), cerca de 70% dos profissionais se sentem mais produtivos quando trabalham em empresas que constroem um ambiente de trabalho saudável.

Ainda, dados da Consultoria de recrutamento e carreira Robert Half, 97% dos funcionários consideram os auxílios ofertados por uma empresa antes de fechar o contrato de trabalho.

Portanto, saber como montar um bom plano de benefícios para funcionários é vital para qualquer RH que deseja melhorar o ambiente de trabalho e incentivar o engajamento das equipes.

Continue lendo este conteúdo e confira os principais passos necessários para montar um plano efetivo e de qualidade, que atenda às necessidades de sua equipe e garanta vantagens à sua empresa.

Passo a passo para montar um bom plano de benefícios

Montar um plano de benefícios pode parecer desafiador, mas com um planejamento adequado e alguns direcionamentos pontuais, será muito mais fácil do que você imagina.

Confira o passo a passo a seguir:

1. Defina seu orçamento

O primeiro passo para montar um plano de benefícios é estabelecer um orçamento realista. Isto é, analise as finanças da empresa para avaliar quanto a organização pode investir em benefícios.

Lembre-se de que os benefícios são um investimento a longo prazo na satisfação e na retenção dos colaboradores, o que resulta em economia em custos de rotatividade e treinamento. Por isso, o valor reservado para esse orçamento não deve ser considerado como gasto, e sim como investimento.

Considere também a possibilidade de implementar os benefícios de forma gradual, caso o orçamento seja mais enxuto no momento. Nesse caso, pode-se começar com um pacote mais básico e ir expandindo conforme o crescimento da empresa.

2. Crie um plano adequado às necessidades dos colaboradores

O segundo ponto é criar um plano que seja realmente condizente com as necessidades dos colaboradores. 

Essa etapa é uma das mais importantes, pois se os benefícios não atenderem às expectativas dos funcionários, os resultados não serão os esperados pela empresa.

Para você ter uma ideia melhor da relevância deste ponto, de acordo com pesquisa realizada pela Robert Half em 2023, mais do que 80% (8 em cada 10) dos profissionais desejam poder escolher os benefícios que recebem conforme suas próprias prioridades e necessidades.

Mas, como garantir que o plano seja adequado para todos? A melhor forma é implementar um plano de benefícios que seja flexível, com oferta de diferentes categorias de benefícios para que cada funcionário possa escolher qual e como usar.

Por exemplo, algumas das categorias mais utilizadas são:

Todas elas fazem parte do cartão de benefícios flexíveis do PicPay Benefícios, que além da flexibilidade, garante muitas outras vantagens ao seu time, desde antecipação salarial até saldo compartilhado com familiares.

Mais adiante veremos com mais detalhes as principais vantagens, continue acompanhando.

3. Esteja por dentro das leis que podem influenciar seu plano de benefícios

É imprescindível que o plano de benefícios esteja em conformidade com a legislação vigente. Afinal, há aqueles benefícios que são obrigatórios pela Consolidação das Leis do Trabalho, como o vale-transporte.

Por isso, mantenha-se atualizado sobre as leis trabalhistas e tributárias que possam impactar a oferta de benefícios.

Além disso, fique atento a regulamentações específicas, como o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), por exemplo.

Esse programa não é obrigatório para as empresas, mas aquelas que decidirem fornecer vale-refeição aos funcionários, podem se inscrever para ganhar incentivos fiscais, desde que cumpram com os requisitos do programa.

Inclusive, o cartão de benefícios do PicPay Benefícios é totalmente compatível com o PAT. Portanto, se em algum momento sua empresa decidir fazer parte do programa, não precisará trocar a forma de fornecimento dos benefícios corporativos.

4. Busque o parceiro ideal

A escolha do parceiro certo para viabilizar a implementação do seu plano de benefícios é mais uma etapa essencial para o sucesso da iniciativa.

Pesquise diferentes fornecedores de benefícios, comparando muito mais do que os custos, como a qualidade dos serviços oferecidos, a abrangência da rede credenciada e a facilidade de uso das plataformas de gestão.

Procure por uma empresa de benefícios que ofereça soluções tecnológicas avançadas, como aplicativos móveis e portais online que facilitem o acesso e o gerenciamento dos benefícios tanto para a empresa quanto para os colaboradores.

O PicPay Benefícios atende a todos estes quesitos:

Rede credenciada

Em relação à abrangência da rede credenciada, o cartão multibenefícios é aceito em mais de 10 milhões de estabelecimentos comerciais de todos os gêneros (supermercados, farmácias, postos de combustível, padarias, açougues, cinemas, shoppings e comércios em geral).

Essa grande abrangência existe porque o cartão é bandeirado. Ou seja, ele possui bandeira Elo e, para o colaborador, a utilização é muito semelhante a de um cartão de crédito, sendo aceito em qualquer local compatível com a categoria de benefício que ele deseja usar.

E mais, há uma categoria chamada saldo livre. Se a sua empresa alocar o saldo do benefício corporativo nesta categoria, o colaborador tem ainda mais flexibilidade, pois o cartão será aceito em qualquer local que tenha acesso à bandeira Elo, independentemente da finalidade e do tipo da compra.

Aplicativo móvel

Por meio do app PicPay os colaboradores têm acesso completo ao saldo e ao extrato do benefício flexível, bem como podem gerenciar o saldo e transferi-lo entre as categorias, além de muitas outras possibilidades.

Gerenciamento para o RH

Já para o RH a gestão dos benefícios também é eficiente e rápida, pois o PicPay Benefícios disponibiliza uma plataforma onde você gerencia os benefícios e a folha de pagamento em um só lugar.

Portanto, tudo é pensado para ser o mais flexível e prático para todos, seja para os colaboradores ou para a empresa.

5. Monte uma política de benefícios clara

Uma vez definido o plano de benefícios, o próximo passo é criar uma política clara e transparente que detalhe todos os aspectos do programa.

Nesse sentido, elabore um documento abrangente que explique cada benefício oferecido, os critérios de elegibilidade, os procedimentos para utilização e quaisquer limitações ou condições específicas.

Além disso, certifique-se de que a linguagem utilizada seja acessível e de fácil compreensão para todos os colaboradores e realize sessões de treinamento ou workshops para apresentar a política à equipe, esclarecendo dúvidas e destacando o valor agregado que o plano traz para cada funcionário.

6. Verifique indicadores para garantir que o plano está gerando resultados

Por fim, é essencial implementar um sistema de monitoramento e avaliação do plano de benefícios. Isso por ser feito por meio de indicadores-chave de desempenho (KPIs) que permitam mensurar o impacto do programa na satisfação dos colaboradores, na retenção de talentos e na produtividade.

Realize pesquisas periódicas de satisfação e engajamento, analisando a correlação entre a utilização dos benefícios e métricas de desempenho organizacional.

E claro, esteja preparado para fazer ajustes no programa com base nos resultados obtidos, garantindo que o plano de benefícios permaneça alinhado tanto às necessidades dos colaboradores quanto aos objetivos estratégicos da organização.

Construa seu plano de benefícios com o PicPay Benefícios

No PicPay Benefícios, entendemos a importância de oferecer soluções que realmente façam a diferença na vida dos colaboradores. Por isso, desenvolvemos uma plataforma que vai além dos benefícios tradicionais.

Uma das nossas principais inovações é a possibilidade de antecipação salarial, sem custos adicionais ou juros tanto para o funcionário quanto para a empresa.

Essa funcionalidade contribui para a saúde financeira dos colaboradores, permitindo que eles tenham mais flexibilidade e controle sobre suas finanças pessoais.

Pensando no bem-estar não só do colaborador, como também de sua família, implementamos uma funcionalidade única: o compartilhamento do saldo dos benefícios com os familiares.

Os funcionários podem compartilhar seus benefícios com familiares que possuem conta PicPay, sem nenhuma taxa adicional. 

Isso amplia o alcance dos benefícios e fortalece os laços familiares, bastando fazer a liberação no próprio app.

Além disso, nossa solução se integra perfeitamente ao ecossistema PicPay, o que significa que os benefícios corporativos podem ser combinados com outros serviços, como:

Essa integração proporciona uma experiência financeira completa e conveniente para os colaboradores, tudo em um só lugar.

Portanto, escolha o PicPay Benefícios como seu parceiro na implementação do plano de benefícios da sua empresa e dê um pique a mais na felicidade e no bem-estar do seu time.

Para contratar o cartão de benefícios é simples: em nosso site clique em “contratar agora“, preencha o formulário exibido e aguarde nosso contato. 

Em pouco tempo nossos especialistas entrarão em contato para tratar de todos os detalhes e tirar suas dúvidas.

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Compartilhe este Post:

Conteúdos relacionados