Pesquisa Mensal de Serviços: o que é e análise de dezembro

Entenda como funciona a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) e veja a análise da última divulgação do IBGE

9 de fevereiro de 2024

No panorama econômico, a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) é uma ferramenta crucial para entender o desempenho e a dinâmica do setor de serviços, com insights sobre a saúde financeira, tendências e contribuições desse setor para a economia do país. 

Quer saber mais sobre o tema? Siga a leitura para entender o que é, como é conduzida e por que é tão significativa, além de ter acesso a análise sobre os dados de novembro, pelo time de economistas do PicPay.

Análise da Pesquisa Mensal de Serviços de dezembro de 2023

Por Igor Cadilhac, economista do PicPay.

O volume de serviços domésticos registrou um avanço de 0,3% na transição de novembro para dezembro, proporcional a uma queda de 2% em relação ao mesmo mês de 2022.

Com esse resultado o setor encerra 2023 com um crescimento de 2,3%, o terceiro ano seguido de expansão, mas com a quarta contração consecutiva na comparação interanual, que contava com uma sequência de 30 meses de avanço.

Com base nas nossas estimativas (0,8%), esse resultado veio mais fraco. No entanto, vale ressaltar que novembro teve uma revisão de 0,4% para 0,9%, resultando em um acumulado igual a nossa projeção.

Observou-se uma expansão na demanda em três das cinco atividades analisadas na pesquisa. A principal contribuição positiva veio dos serviços prestados às famílias, que cresceu 3,5% e, após tanta reestruturação, finalmente conseguiu ultrapassar o nível pré-pandêmico.

Em seguida, vieram os transportes (1,3%) e os serviços de informação e comunicação (0,2%). Por outro lado, os recuos foram em serviços profissionais, administrativos e complementares (-1,7%) e os outros serviços (-1,2%).

Na nossa avaliação, esse é mais um resultado que mostra uma desaceleração de um setor importante da atividade econômica, de maior peso e com dinâmica tendendo a ser mais inercial.

No entanto, alguns fatores específicos têm contribuído para sustentar a demanda por serviços.

Olhando à frente, nossa perspectiva é que um mercado de trabalho aquecido, a regra de valorização do salário mínimo e a inflação comportada sirvam para contrabalançar essa perda de fôlego.

Com os números de atividade de dezembro fechados, estimamos que os avanços da indústria e dos serviços devam prevalecer sobre a queda no comércio. Sendo assim, projetamos um Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) de 0,8% no mês.

O que é a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)?

A Pesquisa Mensal de Serviços é um levantamento estatístico realizado mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para analisar e mensurar a evolução do setor de serviços no país. 

Esse setor engloba uma ampla gama de atividades econômicas, desde telecomunicações até educação, saúde, turismo, entre outros serviços prestados.

A metodologia da PMS envolve a coleta de dados junto a empresas e organizações que atuam no setor de serviços. 

O IBGE busca informações sobre a receita bruta de serviços prestados, a partir de questionários preenchidos pelas empresas selecionadas. 

É importante ressaltar que a pesquisa considera empresas com base em critérios específicos, garantindo representatividade estatística. Os indicadores principais analisados na PMS incluem:

Receita bruta de serviços: Indica a quantidade de recursos financeiros gerados pelo setor de serviços em um determinado período.

Variação mensal e anual: Permite observar mudanças de curto e longo prazo no desempenho do setor.

Segmentação por atividades: Facilita a compreensão de quais segmentos dentro do setor de serviços estão se destacando ou enfrentando desafios.

Os dados coletados são agrupados, analisados e comparados mês a mês, permitindo a identificação de padrões, tendências e variações significativas no desempenho do setor de serviços ao longo do tempo.

Para que serve a Pesquisa Mensal de Serviços?

A PMS tem um impacto significativo na formulação de políticas econômicas e estratégias empresariais. 

Seus resultados são frequentemente utilizados por governos, economistas, investidores e empresários para tomar decisões informadas.

Então, a pesquisa desempenha vários papéis importantes para a economia brasileira, como, por exemplo:

Indicador econômico: Ela oferece indicadores importantes para avaliar a saúde do setor de serviços, que frequentemente é um dos principais motores da economia de um país.

Políticas públicas: Os dados obtidos auxiliam na formulação de políticas públicas e estratégias governamentais voltadas para o setor de serviços, visando seu crescimento e desenvolvimento.

Comparação internacional: Permite a comparação do desempenho do setor de serviços entre diferentes países, oferecendo insights para análises comparativas.

Tomada de decisão empresarial: Empresas e investidores utilizam os resultados da PMS para embasar suas estratégias de negócios, identificando oportunidades e ajustando suas operações de acordo com as tendências do mercado de serviços.

É o seu caso? Então fica aqui uma dica: conheça o podcast Diário Econômico, em que o economista-chefe do PicPay, Marco Caruso, repercute os principais acontecimentos que afetam os mercados. 

Quer ficar por dentro de outros assuntos que impactam a economia como um todo? Confira a nossa editoria de análises.

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Compartilhe este Post:

Conteúdos relacionados