O que é e para que serve a matrícula SIAPE?

Saiba o que é a matrícula SIAPE, como este código de sete dígitos pode ser uma ferramenta útil na rotina do servidor público e onde consultá-la

13 de dezembro de 2023

A matrícula SIAPE é um identificador único de extrema importância para os cerca de 2 milhões de servidores públicos federais brasileiros. 

São sete números exclusivos para cada um dos trabalhadores, que carregam informações de cada servidor ativo, aposentado e pensionista.

Desta forma, a matrícula SIAPE é normalmente solicitada para acessar serviços, informações e documentos, assim como realizar consultas, cadastros e emitir comprovantes. 

Além disso, trata-se de um recurso fundamental para o gerenciamento correto dos recursos da administração pública federal.

Vamos entender melhor o que é e qual a real utilidade da matrícula SIAPE? Continue a leitura para saber tudo sobre este código tão importante!  

SIAPE: o que é e para que serve?

SIAPE é a sigla para Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos e refere-se à ferramenta do governo responsável por realizar a integração de todas as plataformas de gestão da folha de pessoal dos servidores públicos.

Ele surgiu em 1989, com o objetivo de facilitar e agilizar a administração dos recursos destinados ao pagamento de servidores. Para isso, é determinado um código específico para cada um deles.

Na prática, esta matrícula SIAPE é a chave de acesso para inúmeras informações importantes para o governo, para a fonte pagadora e para o servidor.

O que é matrícula SIAPE?

A matrícula SIAPE é um código individual de identificação dos servidores públicos federais, com sete números, referente ao Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos. 

Isso significa que cada servidor público federal tem uma matrícula própria, intransferível, que recebe ao se vincular à esfera. 

Devido a sua individualidade, ela é uma importante ferramenta para que o servidor acesse serviços externos e confirme seu vínculo com o órgão pagador. 

Assim como é um registro essencial para que a instituição realize a distribuição dos recursos de forma efetiva e faça levantamentos categorizados. Além, claro, do controle e planejamento financeiro destinado ao pagamento de pessoal.

Confira abaixo onde localizar a matrícula SIAPE dentro do seu contracheque:

Quem tem matrícula SIAPE?

A matrícula SIAPE é destinada a todos os servidores públicos federais ativos, aposentados ou pensionistas. Com código único, que se altera quando ocorre a concessão da aposentadoria ou caso o servidor seja redistribuído.

Por isso, é muito importante checar essa informação no contracheque, caso a fonte pagadora, cargo ou categoria sejam alteradas.

Quais servidores fazem parte do SIAPE?

Todos os trabalhadores com vínculo com a esfera federal, categorizados como servidores públicos federais em atividade, aposentados ou pensionistas possuem a matrícula SIAPE. Logo, eles estão inclusos nesta plataforma.

A título de curiosidade, as áreas de atuação de um servidor público federal são: saúde, educação, segurança, meio ambiente, ciência e tecnologia, infraestrutura, justiça, entre outras. 

Como descobrir a matrícula SIAPE?

Como a matrícula SIAPE é um número utilizado com bastante frequência pelos servidores públicos federais, ela pode ser consultada facilmente no contracheque

E o melhor: dá para fazer a consulta online, sem sair de casa, com apenas alguns cliques.

Assim, você pode verificar o número sempre que precisar acessar serviços e pesquisar informações relacionadas ao vínculo com a instituição. 

Veja nos tópicos a seguir qual a melhor forma de descobrir, salvar ou imprimir sua matrícula SIAPE.  

Matrícula SIAPE: como consultar pelo SouGov? Veja o passo a passo

O passo a passo para consultar a matrícula SIAPE pelo SouGov é muito simples e pode ser feito todo online.

Basta fazer o download do app SouGov, ou acessar o portal, e realizar o login com os dados já cadastrados no sistema gov.br. Confira o tutorial completo:

  • Clique na opção “Autoatendimento”; 
  • Selecione a opção “Consulta Contracheque”;
  • Escolha o mês de interesse;
  • Verifique no contracheque a matrícula SIAPE.

Não se esqueça de selecionar o vínculo que deseja consultar, ok? Inclusive, vale salientar que todos os servidores públicos federais podem fazer a consulta por esta ferramenta, incluindo as três categorias abaixo:

Servidores ativos

Servidor públicos ativos são aqueles que possuem um vínculo atual com a federação e ocupam um cargo de servidor federal em atividade. 

Eles recebem da instituição pagadora a qual possuem esse vínculo e a matrícula SIAPE consta no contracheque mensal.

Servidores aposentados

No caso dos servidores aposentados, há uma troca no número da matrícula de quando ele estava em atividade, apesar da fonte pagadora se manter. Ele também pode fazer a consulta online, no SouGov.

Leia mais: Guia da contribuição previdenciária do servidor público federal

Servidores pensionistas

Os servidores pensionistas possuem uma particularidade em relação aos demais,  tanto o beneficiário quanto o instituidor possuem uma matrícula própria.  Mas ambos podem consultá-la no contracheque, dentro da plataforma SouGov.

Dúvidas relacionadas

Como vimos por aqui, a matrícula SIAPE pode ser utilizada para realizar consultas, comprovar o vínculo com a instituição pagadora, solicitar informações e tantos outros processos realizados pelos servidores públicos.

Apesar de simples e muito fácil de identificar, alguns pontos podem gerar dúvidas. Pensando nisso, respondemos as questões mais comuns nos tópicos abaixo.

O que é matrícula financeira SIAPE?

Matrícula financeira SIAPE, ou simplesmente matrícula SIAPE, é o código de identificação do servidor público federal no Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos, que comprova o vínculo com a administração pública. 

A matrícula no SIAPE equivale ao NIT?

O NIT é o Número de Identificação do Trabalhador, registrado no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Assim como a matrícula no SIAPE, ele é único e pode ser utilizado para consultas, solicitações e acesso a diversas ferramentas relacionadas aos vínculos empregatícios.

Então, de certa forma, podemos dizer que eles são códigos identificadores. Vale salientar que não podemos falar que são sinônimos, ou que se equivalem completamente. 

Afinal, existem mais diferenças que similaridades entre eles, como a quantidade de números, a instituição responsável pelo registro e aplicações, por exemplo.

A matrícula SIAPE muda com redistribuição?

Caso o servidor seja promovido ou passe pelo processo de progressão, a matrícula SIAPE não se altera. Isso porque estamos falando de um identificador relacionado ao vínculo com o órgão federal e não à carreira do servidor.

No caso da redistribuição, quando ele pode ser deslocado para outro órgão público, sem relação com o anterior, a fonte pagadora pode não se manter. 

Desta forma, é preciso atualizar algumas informações, dados e códigos, como a matrícula SIAPE.

Como consultar a matrícula SIAPE pelo CPF?

A consulta da matrícula SIAPE pelo CPF é muito simples, basta realizar o login com senha e o número do documento no SouGov, que é a plataforma centralizadora dos servidores, atualmente.

Depois de fazer o login, é preciso selecionar o vínculo de interesse e clicar na aba “Autoatendimento”. Em seguida, selecione a opção “Consulta Contracheque” e o mês desejado.

Você pode fazer o download do arquivo, imprimi-lo ou manter na tela para visualizar a matrícula SIAPE e outras informações relacionadas. 

Quem pode ter acesso ao SIAPE?

Todo servidor público federal ativo, aposentado ou pensionista pode ter acesso aos recursos disponíveis na plataforma do SouGov, como consulta da matrícula SIAPE, contracheque, emissão de documentos e acesso a informações sobre os vínculos.

Onde fica o número da matrícula do funcionário?

O número da matrícula SIAPE pode ser localizado no contracheque do servidor ativo, aposentado ou pensionista. Ela é formada por sete dígitos e está disposta no comprovante de recebimentos ao lado direito do nome do servidor.

O contracheque pode ser consultado pelo SouGov e você não precisa memorizar essa sequência de números, basta pesquisar sempre que precisar. 

Qual a diferença entre SIAPE e Sigepe?

O Sigepe (Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal) era uma plataforma online que reunia diversas funcionalidades ligadas à vida funcional dos servidores, substituída pelo SouGov em 2020.

SIAPE, por sua vez, é o sistema responsável pelas folhas de pagamento dos servidores federais.

Ou seja, SIAPE e Sigepe são diferentes e possuem finalidades também distintas. Enquanto Sigepe servia para facilitar o acesso a diferentes serviços por parte dos servidores, SIAPE está exclusivamente focado no pagamento.

Antes do Sigepe, os servidores podiam acessar a plataforma SIAPE. Porém, atualmente, SIAPE diz respeito apenas à estrutura responsável pelas folhas de pagamento.

Os serviços online podem ser acessados pelo SouGov. Diferentemente do Sigepe que tinha diversos aplicativos focados em segmentos específicos, o SouGov centraliza todas as funcionalidades em um único aplicativo.

Ao todo, são mais de 100 serviços.Dentre eles:

  • Envio de atestado médico; 
  • Acesso a comprovante de rendimento para declaração do imposto de renda; 
  • Solicitação de férias; 
  • Declaração de aposentadoria;
  • Requerimentos de auxílio-alimentação;
  • Consulta da matrícula SIAPE.

Matrícula SIAPE e Identificação Única são a mesma coisa?

A matrícula SIAPE e a Identificação Única são códigos diferentes, a primeira é formada por 7 dígitos e refere-se ao vínculo do servidor com o órgão pagador. 

A Identificação Única, por outro lado, é formada por 9 números e comumente utilizada para cadastros e acessos em setores internos do órgão.

A Identificação Única pode ser consultada da mesma forma que a Matrícula SIAPE, por meio do portal SouGov. Elas ficam, inclusive, lado a lado, na folha de rosto do contracheque.

Como você já deve ter notado, é muito comum confundir Sigepe, SIAPE, Identificação Única, senhas e logins necessários para a vida do servidor. 

Por isso, sempre que estiver em dúvida, você pode acessar o blog do PicPay e acessar conteúdos exclusivos para servidores federais e dicas para cuidar bem do seu dinheiro.

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Compartilhe este Post:

Conteúdos relacionados