Existem diversos indicadores fundamentais para analisar o cenário econômico do país e do mundo. Alguns deles são medidos pela Pesquisa Industrial Mensal, que, entre outras coisas, avalia o índice de produção industrial do país.
Quer saber mais sobre o tema? Siga a leitura e veja também a análise do time de economistas do PicPay sobre os dados mais atualizados.
Análise da produção industrial em junho de 2025
Por Igor Cadilhac, economista do PicPay.
Abaixo das projeções do mercado, que apontavam alta de 0,4%, a produção industrial nacional avançou apenas 0,1% na passagem de maio para junho, após duas quedas consecutivas. Na comparação interanual, o setor recuou 1,3%, após uma alta expressiva de 3,3% no mês anterior. De modo geral, seguimos observando sinais de desaceleração gradual da atividade econômica, com os setores menos sensíveis ao ciclo, como a indústria extrativa, compensando ao longo do ano os desafios estruturais enfrentados pela indústria de transformação. No entanto, em junho, essa dinâmica se inverteu: enquanto a indústria de transformação avançou 0,2%, a indústria extrativa registrou retração de 1,9%.
Das 25 atividades industriais pesquisadas, 17 registraram expansão em relação ao mês anterior. Entre os destaques positivos, estão os setores de veículos automotores, reboques e carrocerias (2,4%), metalurgia (1,4%), celulose, papel e produtos de papel (1,6%), produtos de borracha e de material plástico (1,4%), outros equipamentos de transporte (3,2%), produtos químicos (0,6%), produtos farmoquímicos e farmacêuticos (1,7%) e impressão e reprodução de gravações (6,6%).
Por outro lado, os principais impactos negativos vieram de setores representativos, como indústrias extrativas e produtos alimentícios, ambos com recuo de 1,9%, além de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis, com queda de 2,3%.
Entre as grandes categorias econômicas, o setor de bens de capital avançou 1,2%, seguido por bens de consumo duráveis (0,2%). Em contrapartida, os segmentos de bens de consumo semi e não duráveis (-1,2%) e de bens intermediários (-0,1%) apresentaram retração. Esses resultados, somados à queda de 1,1% nos insumos típicos da construção civil, indicam uma composição mista para a proxy do PIB de investimentos em junho.
Para 2025, projetamos um crescimento de 2% na produção industrial brasileira. Apesar dos desafios impostos pela desaceleração da economia global e pelo prolongado período de juros elevados, acreditamos que a retração será moderada. Fatores como uma balança comercial sólida e políticas governamentais de estímulo à atividade econômica devem contribuir para mitigar os impactos negativos sobre o setor.
O que é a Pesquisa Industrial Mensal do IBGE?
A Pesquisa Industrial Mensal (PIM-PF) é um dos pilares do sistema de informações estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Seu principal objetivo é coletar dados detalhados sobre a produção física das indústrias brasileiras, fornecendo informações cruciais sobre a evolução e tendências do setor industrial no país.
Essa pesquisa é conduzida mensalmente, abrangendo uma ampla gama de indústrias, desde a fabricação de bens de consumo até a produção de equipamentos industriais.
A coleta de dados é realizada por meio de questionários enviados às empresas, que reportam informações sobre a quantidade produzida, o faturamento, a utilização da capacidade instalada, entre outros aspectos relevantes.
Em resumo, a PIM é um importante indicador de saúde econômica, já que a produção industrial é um dos principais motores da economia.
Através da Pesquisa Industrial Mensal, é possível monitorar a saúde desse setor, compreendendo seu desempenho e identificando tendências precocemente.
Além do mais, serve como auxílio para tomadas de decisão. Empresas, investidores e formuladores de políticas econômicas utilizam os dados dessa pesquisa para embasar suas decisões.
O conhecimento sobre a produção industrial ajuda na definição de estratégias de negócio e políticas públicas.
Confira abaixo os indicadores acompanhados pela pesquisa:
Produção Industrial: O índice de produção industrial é um dos principais indicadores revelados pela pesquisa. Ele mostra a variação da produção ao longo do tempo, permitindo análises de crescimento ou retração do setor industrial.
Utilização da Capacidade Instalada: Esse indicador mostra a proporção da capacidade produtiva efetivamente utilizada pelas indústrias. É uma métrica importante para compreender a intensidade da atividade produtiva e sua capacidade de atender à demanda.
Diversificação Setorial: A Pesquisa Industrial Mensal também detalha informações sobre diferentes setores da indústria, permitindo análises mais específicas sobre o desempenho de segmentos como automobilístico, farmacêutico, alimentício, entre outros.
É possível, portanto, afirmar que as informações reveladas pela Pesquisa Industrial Mensal têm impactos significativos, como:
Mercado financeiro: Os dados da pesquisa influenciam as expectativas do mercado financeiro, afetando decisões de investimentos e especulações.
Política monetária: Os indicadores da pesquisa podem influenciar as decisões de política monetária do Banco Central, especialmente no que se refere à definição de taxas de juros.
Planejamento empresarial: Empresas utilizam esses dados para planejar estratégias de produção, ajustar estoques e antecipar demandas do mercado.
Leia mais: Conheça o podcast Diário Econômico PicPay
Dica extra: se você quer ficar antenado em todos os assuntos que impactam seus investimentos e a economia como um todo, conheça o podcast Diário Econômico.
Apresentado de forma simples e objetiva, os episódios lançados de segunda a sexta-feira — sempre às 6h — trazem informações essenciais para começar o dia bem informado, em apenas cinco minutos.
Você é do tipo de pessoa que gosta de ficar antenada nos fatos que impactam os mercados? Então acompanhe a nossa editoria de análises econômicas.