Quem dirige com frequência sabe que agilidade nas estradas e controle dos gastos fazem toda a diferença. A tag de pedágio está aí para, justamente, facilitar o trajeto, evitar filas e ainda ajudar na organização financeira do motorista

Se você ainda não usa esse serviço, veja o que são as tags de pedágio e as vantagens. Se já é adepto, entenda mais detalhes do funcionamento das tags e saiba como PicPay pode te ajudar a organizar e gerir as despesas do seu carro. 

O que são tags de pedágio e como funcionam

A tag de pedágio é um dispositivo eletrônico que permite a passagem automática por praças de pedágio, sem a necessidade de parar para realizar o pagamento na hora. Em alguns casos, a mesma tag pode ser usada ainda em estacionamentos e até em postos de combustível credenciados — mas vale checar se os locais escolhidos aceitam essa tecnologia.

As tags funcionam por meio da tecnologia de radiofrequência (RFID), que se comunica com sensores instalados nas cabines. Quando um veículo equipado com a tag passa pela cancela, o valor é debitado automaticamente da conta vinculada ao serviço.

Existem diferentes opções de pagamento, como tags pré-pagas (com recarga antecipada), pós-pagas (com débito em conta) ou até cobrança diretamente no cartão de crédito, dependendo do serviço escolhido.

Por que usar uma tag de pedágio no dia a dia

Utilizar uma tag de pedágio pode transformar a rotina de quem está sempre na estrada. Além de evitar filas, o motorista economiza tempo, reduz o consumo de combustível com paradas e retomadas frequentes e ainda tem mais previsibilidade nos gastos.

Para quem costuma passar por pedágios com regularidade, essa solução se torna praticamente indispensável, agregando praticidade e fluidez à rotina da estrada.

Também é uma ajuda e tanto para quem usa sempre estacionamentos, como os de shoppings. A maioria dos estabelecimentos conta com essa tecnologia e se você tem a tag de pedágio no carro, não precisa pegar o cartão do estacionamento e pagar manualmente o valor pelo tempo que permaneceu no local. O valor do estacionamento também é debitado na conta vinculada à tag. Com isso, você evita filas nos caixas. 

Leia mais: O que é o licenciamento anual do veículo e como fazer?

Como escolher a melhor tag de pedágio

Ao procurar qual a melhor tag de pedágio, é importante avaliar alguns critérios:

  • Cobertura geográfica: verifique em quais estados e rodovias o serviço funciona.
  • Serviços extras: confira se o plano escolhido oferece benefícios adicionais, como estacionamento, abastecimento ou até lava-rápido em estabelecimentos parceiros.
  • Modelo de cobrança: veja qual modelo combina com você, se uma tag pré-paga, uma pós-paga ou ainda aquela com cobrança vinculada ao cartão de crédito.
  • Mensalidade e taxas: compare os valores cobrados e veja se há promoções ou isenções para novos clientes.

Como comprar tag de pedágio?

Além de escolher a melhor tag de pedágio para as suas necessidades e perfil, vale entender como adquirir o serviço para usufruir das vantagens. Comprar tag de pedágio é fácil: você pode fazer isso diretamente pelo site das empresas operadoras, em aplicativos de mobilidade, através de marketplaces ou até como benefício oferecido por algumas instituições financeiras.

O que é o Sem Parar e como ele se destaca no mercado

O Sem Parar é uma das principais operadoras de tag de pedágio no Brasil e conta com ampla cobertura em praças de pedágio, shoppings, estacionamentos, drive-thrus e postos de combustível

Como funciona o Sem Parar?

O Sem Parar funciona com o mesmo sistema de RFID: o dispositivo é colado no para-brisa do carro e se comunica com antenas instaladas nas cancelas, autorizando a passagem e debitando o valor na conta vinculada ao serviço. 

O Sem Parar oferece diferentes planos de assinatura — com mensalidade fixa ou com cobrança por uso — e permite integração com cartões de crédito ou débitos automáticos.

Onde comprar o Sem Parar?

Quem busca onde comprar Sem Parar pode encontrar a solução no site oficial da marca, em lojas físicas e em aplicativos de bancos ou plataformas parceiros.

O PicPay e a organização das despesas do seu veículo

Já vimos que a tag de pedágio é uma ajuda e tanto na rotina do motorista. E para seguir nesse tema, saiba que PicPay tem uma solução poderosa para quem deseja centralizar a gestão dos custos com o carro: o hub de veículos do PicPay. Com ele é possível consultar e pagar IPVA, multas e licenciamento diretamente pelo app, de forma prática e segura.

Para completar, o hub, usando inteligência artificial, organiza as informações dos seus veículos com clareza, permitindo visualizar débitos em aberto, histórico de pagamentos e até acessar ofertas de crédito com garantia de veículo

E se você tem mais de um carro, o sistema cria abas específicas para cada um, tornando tudo ainda mais simples.

Além disso, o PicPay oferece condições diferenciadas para pagamento do IPVA, com possibilidade de parcelamento em até 18 vezes e cashback para quem utiliza o PicPay Card. 

O app segue em evolução para entregar soluções completas aos motoristas — nas estradas ou na rotina urbana. Quer continuar explorando dicas para organizar sua vida financeira com mobilidade e segurança? Acesse o Blog do PicPay e fique por dentro das novidades.

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0