PicPay lança Assistente que faz Pix no WhatsApp com IA Generativa
Solução utiliza IA para processar Pix a partir de mensagens, áudios e imagens com segurança e agilidade
Publicada em 11 de novembro de 2024
O PicPay está levando a experiência do Pix a um novo nível com o lançamento do Assistente PicPay, que permite realizar Pix no WhatsApp com auxílio de IA generativa.
Fruto de uma parceria com a Meta, a funcionalidade usa a tecnologia do Azure OpenAI Service, da Microsoft, e foi projetada para simplificar o cotidiano dos usuários.
O Assistente PicPay reconhece chaves Pix instantaneamente em inúmeros contextos, como conversas complexas, mensagens encaminhadas, áudios ou fotos e prints com várias informações — por exemplo, uma tabela de preços de um restaurante onde a chave Pix está no meio de outras palavras.
Além disso, também calcula porcentagens e até despesas em grupos, como a divisão de um churrasco, oferecendo uma solução acessível e prática em diversas situações.
Essa experiência é muito mais que um chatbot convencional. Diferente de questionários ou comandos pré-definidos, a IA treinada pelo PicPay entende contextos complexos, como uma foto de tabela de preços ou um áudio sobre despesas compartilhadas.
Basta o usuário compartilhar o conteúdo no WhatsApp para o Assistente PicPay iniciar o processo e, em seguida, finalizar a transação com segurança no app usando biometria.
“O uso de GenAI para transações no WhatsApp leva o Pix a atravessar uma nova fronteira, tornando-o ainda mais prático e rápido, com o mais alto nível de segurança. Essa inovação não só abre novos casos de uso, mas também traz o futuro dos pagamentos e da IA diretamente para a palma da mão dos clientes”, avalia Danilo Caffaro, vice-presidente executivo de Serviços Financeiros Pessoa Física do PicPay.
O lançamento representa mais um passo na estratégia da empresa de estar onde o usuário está, o que caminha para um horizonte appless — proporcionando maior conveniência, acessibilidade e praticidade.
Segurança e praticidade integradas ao WhatsApp
Para garantir a segurança, todas as transações são concluídas no aplicativo do PicPay, que utiliza biometria em todas as operações e criptografia avançada. A conta do Assistente no WhatsApp é verificada com o selo de check azul.
A companhia também oferece o Modo Seguro, permitindo que os usuários definam limites para o Pix em contextos externos, oferecendo ainda mais controle.
PicPay lança Modo Seguro que aumenta proteção dos usuários
O WhatsApp possui criptografia de ponta a ponta em todas as suas mensagens, o que assegura que os dados enviados na transação, incluindo chaves Pix e instruções de pagamento, permaneçam protegidos durante todo o processo.
Essa combinação garante aos usuários uma proteção robusta em suas transações bancárias, sem abrir mão da praticidade e acessibilidade do WhatsApp.
Nova era dos pagamentos e conveniência para milhões de brasileiros
A tecnologia por trás do Assistente PicPay foi treinada para resolver solicitações complexas de maneira eficiente, assegurando uma experiência de atendimento excepcional e personalizada.
Ela também é utilizada no atendimento ao cliente no app, e ajudou mais de 5 milhões de usuários únicos ao longo de um ano.
Com 57 milhões de contas, o banco passa a ser uma das empresas que mais integra a potência da GenAI face a face com os brasileiros, atrás apenas das big techs.
O recurso, que está sendo liberado gradualmente a todos os usuários, também abre portas para novas funcionalidades, incluindo alertas de contas a vencer, configurações de débitos automáticos e consulta a documentos de veículos.
Gostou do conteúdo? Confira a editoria com todas as novidades sobre a companhia e fique por dentro de tudo o que rola no PicPay.