Em 19 de setembro de 2012, nascia em Vitória (ES) um aplicativo que parecia ousado para o Brasil da época. O celular ainda era usado mais para ligações do que para transações financeiras, mas o PicPay acreditava que pagar e receber pelo smartphone poderia ser tão natural quanto enviar uma mensagem. Foi pioneiro nas transações instantâneas entre pessoas e no uso de QR Code, mesmo antes do surgimento do Pix.

Treze anos depois, essa aposta se confirmou. O que começou como um app pioneiro em transferências entre pessoas hoje é uma das principais instituições financeiras do país, com mais de 60 milhões de contas, e um portfólio que vai de pagamentos a investimentos, crédito, seguros, criptoativos e muito mais.

A partir da jornada construída e de olho nos próximos passos, o cofundador e VPE de Novos Negócios, Anderson Chamon, resume o atual momento da companhia. “Acompanhar o PicPay desde a ideia inicial até se tornar uma empresa que impacta milhões de pessoas é uma realização única. Mais do que números, estamos construindo um futuro em que tecnologia e finanças caminham juntas e isso é só o começo”, destaca.

Para muitos colaboradores, conhecidos como PicPay Lovers, essa história não representa apenas um marco para a empresa, mas também uma conquista pessoal. “Cada dia aqui é marcado por aprendizados e desafios que me impulsionam a crescer profissional e pessoalmente. Sou grata pela confiança e feliz por fazer parte dessa jornada”, conta Ana Ligia, analista de operações.

Leia mais: Segurança no PicPay: como funciona a proteção em cada transação

Lançamentos que aceleram o futuro em 2025

O ano em que o PicPay completa 13 anos também marca uma fase de expansão e inovação. Em 2025, a empresa evoluiu a experiência e ampliou ainda mais o portfólio oferecido aos mais de 60 milhões de clientes.

Hub de veículos com inteligência artificial: IPVA, licenciamento e multas em um só lugar, com alertas inteligentes, parcelamento em até 18 vezes e cashback para quem paga à vista.

Criptoativos de volta: portfólio com 15 tokens, incluindo Bitcoin e Ethereum, agora em um ambiente mais seguro e alinhado ao marco regulatório brasileiro.

IA em todo o app: personalização de experiência, prevenção antifraude mais avançada e automações que antecipam as necessidades financeiras do usuário.

Integração entre contas PF e PJ: mais fluidez para quem empreende e usa o PicPay no dia a dia, com soluções digitais para checkout, crédito e gestão financeira.

Patrocínio à Stake F1 Team Kick Sauber, na Fórmula 1: uma parceria que fortalece a imagem da marca e oferece produtos exclusivos aos usuários, como o fantasy game PicStop.

13 anos e a mesma essência

O PicPay cresceu, diversificou e ampliou sua presença ao longo dos anos. Mas a essência segue a mesma de sempre: simplificar a vida financeira das pessoas, oferecendo a melhor experiência do mercado.

Ao longo desses anos, o PicPay também foi indicado e premiado em diferentes ocasiões, sendo reconhecido pelo público pela sua relevância e impacto na vida dos brasileiros. E neste ano não foi diferente: a empresa segue concorrendo em premiações de destaque, como o Prêmio iBest e o Prêmio Reclame AQUI.

Essa percepção também se reflete nas histórias de quem vive o dia a dia da empresa. A assistente comercial Heloise Zapelini conta que, para ela, a experiência no PicPay vai muito além das funções desempenhadas. “O PicPay me proporcionou liberdade financeira, autonomia e amizades”, ressalta a PicPay Lover.

Com a experiência de quem viveu todos os capítulos dessa história, o CTO e um dos funcionários mais antigos, Diogo Carneiro, traz uma visão cheia de memória e entusiasmo. “Eu vi o PicPay nascer, vi cada conquista, cada momento difícil e cada virada que nos fez chegar até aqui. É incrível olhar para trás e lembrar de tudo que construímos, mas ainda mais empolgante imaginar o que ainda temos pela frente”, pontua.

Entre aqueles que acompanham a jornada praticamente desde o início está o coordenador de Processos, Robson Scholz, que ingressou na empresa aos 18 anos como estagiário e construiu toda a sua trajetória profissional aqui. “De estagiário a coordenador, o PicPay foi meu primeiro emprego e o lugar onde desenvolvi minha carreira e minha vida. São quase nove anos de orgulho e aprendizado”, afirma.

Chegar a 13 anos é celebrar conquistas, mas também projetar o futuro: mais produtos, mais inteligência, mais impacto. É seguir inovando para que milhões de pessoas tenham uma vida financeira com mais autonomia, praticidade e velocidade.

Leia mais: Carro da Stake F1® Team KICK Sauber faz pitstop no PicPay

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2