O licenciamento é o processo anual obrigatório que permite que veículos circulem legalmente nas vias públicas do país.
No licenciamento anual, o proprietário comprova que o veículo está em dia com todas as obrigações legais, incluindo o pagamento de IPVA, DPVAT e eventuais multas.
Este guia vai explicar como realizar o licenciamento, consultar sua situação, saber qual é a taxa de licenciamento e entender os demais detalhes para efetuar o pagamento com segurança. Acompanhe.
O que é licenciamento de veículo?
O licenciamento de veículo é o processo que certifica que o carro está regularizado para circular nas vias públicas, comprovando que todas as taxas foram quitadas.
Desse modo, com o licenciamento em dia, o veículo recebe o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV-e): documento que deve ser apresentado em fiscalizações.
Caso o veículo esteja sem licenciamento, o proprietário pode enfrentar multas e até apreensão.
Como consultar o licenciamento anual?
Para consultar licenciamento anual os proprietários podem acessar sites oficiais do Detran e aplicativos de trânsito. Em muitos estados, basta informar os dados do veículo para ter acesso à situação atual do licenciamento.
É obrigatório pagar a taxa de licenciamento?
Sim, o pagamento da taxa de licenciamento é obrigatório e corresponde a um valor específico, definido por cada estado com base no tipo e valor venal do veículo.
A taxa de licenciamento anual é fundamental para que o veículo receba o CRLV-e e esteja em conformidade com as exigências de trânsito.
Qual a diferença entre IPVA e licenciamento?
O IPVA e o licenciamento são exigências anuais para veículos, mas, apesar de terem funções diferentes, estão diretamente ligados.
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um tributo obrigatório que deve ser pago pelo proprietário do veículo. Ele é exigido por todos os estados do país e aplicado sobre a posse do automóvel.
Este imposto não garante a permissão para a circulação, mas deve ser pago em dia, já que essa é uma das condições para realizar o licenciamento do veículo.
Já o licenciamento é o processo que libera oficialmente o veículo para circular nas vias públicas de forma regular e é renovado anualmente.
Para conseguir a autorização, o proprietário deve estar com IPVA, seguro obrigatório e eventuais multas quitados. Se algum desses pagamentos estiver pendente, o licenciamento não poderá ser emitido, tornando o veículo irregular.
Qual o prazo de validade do licenciamento de veículo?
O licenciamento é válido por um ano e a data de vencimento varia conforme o número final da placa do veículo.
Esse cronograma é estabelecido para garantir que todos os veículos sejam licenciados, de maneira organizada, ao longo do ano.
O que é o Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo (CRLV-e)?
O CRLV-e é a versão digital do documento que comprova o licenciamento do veículo, substituindo o antigo documento físico.
Ele pode ser acessado e apresentado digitalmente, sem a necessidade de conexão com a internet. Em caso de fiscalização, a apresentação do CRLV-e é suficiente, embora o condutor possa optar por portar uma versão impressa.
Como pagar o licenciamento anual do veículo?
O pagamento do licenciamento anual do veículo pode ser feito de várias maneiras, facilitando a vida do proprietário.
Uma opção é o boleto bancário, disponível no site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) ou em canais autorizados.
Uma alternativa é o pagamento com cartão de crédito, que pode permitir parcelamento em alguns estados – além do débito automático, que garante que o valor seja descontado na conta corrente na data de vencimento.
Além disso, é possível pagar usando o aplicativo do PicPay, que oferece dezenas de serviços financeiros para transformar o seu dia a dia.
Como pagar o licenciamento atrasado?
Para quitar o licenciamento atrasado é preciso entrar em contato com o Detran e seguir as instruções de regularização, que normalmente incluem o pagamento das taxas de licenciamento em atraso com eventuais multas e juros.
Veja como pagar o licenciamento anual pelo PicPay
O PicPay é uma plataforma prática para pagar multas, IPVA, licenciamento e outros tributos de veículos.
Para usar o PicPay, acesse o aplicativo, toque em “Pagar boleto” e selecione “Multas e IPVA”.
Se for a primeira vez, concorde com os termos. Em seguida, digite a placa do veículo, escolha os débitos a serem pagos e revise a seleção.
As formas de pagamento incluem saldo da conta PicPay ou cartão de crédito, seja à vista ou parcelado em até 12 vezes.
Após o pagamento, você pode verificar a baixa dos débitos no Detran em até cinco dias úteis.
Lembre-se de que é possível fazer até cinco consultas de placas por semana e que alguns débitos devem ser pagos em conjunto, conforme a exigência de determinados Detrans.
Na consulta, o PicPay informará os débitos pendentes e obrigatórios para regularizar a situação do veículo, tornando o processo mais simples e ágil.
Aproveite que você já sabe tudo sobre o licenciamento de veículos para acompanhar ainda mais dicas como essa e organizar suas finanças com as dicas do Blog PicPay.