Concurso nacional unificado: guia completo e atualizado
Entenda como será o concurso nacional unificado: objetivos, cargos disponíveis, principais regras, cronograma e mais
4 de novembro de 2023 Atualizado em 15 de dezembro de 2023
Com o objetivo de democratizar o acesso a cargos públicos efetivos, o Concurso Nacional Unificado foi instituído e está em desenvolvimento, com cronograma já divulgado pela administração pública federal.
Você que se prepara para concursos públicos, sobretudo para os órgãos e entidades da administração federal, deve prestar atenção aos detalhes da prova, pois são mais de seis mil vagas disponíveis.
Neste artigo, abordamos tudo sobre o que já está conhecido como “Enem dos concursos”: principais regras, o cronograma previsto, órgãos participantes e muito mais.
O que é o Concurso Nacional Unificado?
O Concurso Nacional Unificado é uma nova forma de seleção de candidatos a cargos ou empregos na administração pública federal. A novidade foi publicada no Decreto nº 11.722, de 28 de setembro de 2023.
De acordo com a norma, o Concurso Unificado consiste em um modelo de realização conjunta de concursos públicos para cargos efetivos nos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.
O modelo inova por apresentar uma aplicação simultânea de provas em todos os Estados e no Distrito Federal.
Para tomar posse em cargo ou emprego público é preciso aprovação prévia em concurso público, como determina a Constituição Federal.
Assim, tradicionalmente, cada órgão da administração organiza seu próprio processo seletivo, ofertando as vagas a serem preenchidas.
A mudança trazida pelo Concurso Nacional Unificado é, portanto, a possibilidade de concorrer a mais de um cargo, em órgãos distintos, com a realização de apenas uma prova.
Em outras palavras, com apenas uma única inscrição e prova você pode concorrer a diversas vagas, dentre as disponibilizadas pelos órgãos conveniados, a partir da área de atuação e da ordem de preferência dada na inscrição.
É justamente por essa abertura de possibilidades, a partir de uma única prova, que o Concurso Nacional Unificado está sendo chamado de Enem dos concursos, em referência à prova que permite acesso a vagas de diversas universidades do país.
Qual o site do Concurso Nacional Unificado?
Em novembro de 2023 o governo federal lançou a plataforma online oficial do Enem dos Concursos.
O endereço eletrônico reúne notícias, materiais de apoio e publicações do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos sobre o novo processo seletivo de servidores públicos do governo federal.
O site é gov.br/gestao/concursonacional. Atenção ao endereço oficial: qualquer outro que não seja o mencionado é falso e deve ser evitado pelo público.
Objetivos do Concurso Público Nacional Unificado
O Concurso Nacional Unificado prevê expressamente os objetivos desse novo método para acesso aos cargos públicos, dividindo-os em quatro eixos.
O primeiro deles é a promoção da igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos.
A ideia é ampliar o número de locais de aplicação de prova, espalhando-os mais democraticamente pelo país para permitir que mais pessoas possam participar do processo.
O segundo objetivo é padronizar procedimentos na aplicação das provas. Dessa forma, estabelecer regras gerais para o processo seletivo, ao contrário do que ocorre atualmente, com provas sob responsabilidade de cada órgão.
O terceiro objetivo do Concurso Nacional Unificado é praticamente um desdobramento da segunda meta, pois pretende o aperfeiçoamento dos métodos de seleção dos servidores públicos.
A uniformização permite identificar e corrigir erros e gargalos que atrapalham a eficiência do processo seletivo como um todo.
Por fim, o quarto objetivo é zelar pelo princípio da impessoalidade na seleção dos candidatos em todas as fases e etapas do concurso, que é um dos princípios da administração pública.
Quais cargos poderão ser preenchidos pelo Enem dos concursos?
O Concurso Nacional Unificado será desenvolvido no âmbito da administração pública federal, que inclui os órgãos da administração direta e as autarquias e fundações, componentes da administração indireta.
A inclusão no Enem dos concursos se dá por meio do termo de adesão firmado entre o órgão administrativo e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, e que pode incluir todos os concursos autorizados para o órgão.
Assim, todos os cargos disponíveis nos órgãos aderentes podem ser incluídos no Concurso Nacional Unificado, independentemente do nível de escolaridade exigido, seja fundamental, médio, técnico ou superior.
Vale citar que o prazo para adesão dos órgãos ao processo seletivo unificado expirou em 29 de setembro.
Ao todo serão 20 órgãos participantes do Concurso Nacional Unificado, com cargos como: analista, economista, engenheiro, psicólogo, bibliotecário, médico, contador, etc., totalizando mais de 6,5 mil oportunidades.
10 regras do Concurso Nacional Unificado
O Enem dos concursos tem algumas regras específicas além das tradicionais normas que devem ser observadas durante um processo seletivo para preenchimento de cargos públicos.
Em linhas gerais, é possível traçar as 10 principais regras do Concurso Nacional Unificado, sendo elas:
1 – Observância aos princípios da administração pública;
2 – Separação das vagas disponíveis em blocos temáticos, de acordo com a sua natureza e complexidade;
3 – Opção do candidato pelo bloco temático de seu interesse no momento da inscrição;
4 – Aplicação simultânea de provas em todos os Estados e no Distrito Federal, de acordo com o edital a ser publicado;
5 – Uma única inscrição por CPF, com valor único;
6 – Existência de duas etapas: prova objetiva e discursiva e prova de títulos;
7 – Observância de etapas complementares, em casos específicos;
8 – Aplicação do sistema de cotas e de acesso a pessoas com deficiência;
9 – As provas terão conteúdos envolvendo a administração pública, como: ethos público, diversidade, inclusão, direitos humanos, realidade brasileira, políticas públicas e desenvolvimento nacional;
10 – Apenas os órgãos que aderirem ao Concurso Nacional Unificado poderão ofertar vagas neste processo seletivo.
Como será o Concurso Público Nacional Unificado?
Não é difícil imaginar que um concurso dessa magnitude, destinado a proporcionar a participação do maior número de cidadãos possível, tenha que ser extremamente planejado.
Nesse sentido, uma das formas de adequar e compor as diversas atividades envolvidas no processo foi a divisão em blocos temáticos, classificados a partir da área de atuação do órgão público.
São eles:
Bloco 1: Administração e Finanças Públicas
Bloco 2: Setores Econômicos, Infraestrutura e Regulação
Bloco 3: Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário
Bloco 4: Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação
Bloco 5: Políticas Sociais, Justiça e Saúde
Bloco 6: Trabalho e Previdência
Bloco 7: Dados, Tecnologia e Informação
Bloco 8: Nível Intermediário
Além da divisão em blocos temáticos, o Concurso Nacional Unificado ainda contará com duas etapas, conforme previsto na Portaria nº 6.017, de 4 de outubro de 2023.
A primeira etapa consistirá na realização de provas objetivas e dissertativas, de acordo com as especificidades temáticas de cada bloco.
Ou seja, as questões abordarão assuntos relativos à área escolhida, conforme o bloco temático selecionado no momento da inscrição.
A segunda etapa é a prova de títulos, quando o candidato pode comprovar os títulos previstos no edital e que proporcionam pontuação adicional.
Vale dizer, ainda, que há cargos para os quais outras etapas possam ser necessárias para a seleção das pessoas candidatas, de acordo com o previsto no edital.
Nesses casos, essas etapas serão de responsabilidade do respectivo órgão ou entidade da administração com os cargos a serem preenchidos por meio do processo seletivo.
Cronograma atualizado
Veja abaixo o cronograma mais recente divulgado pelo governo federal, relativo ao Enem dos Concursos.
Etapa | Data |
Publicação do Decreto nº 11.722 | 29/09/2023 |
Indicativo de adesão dos órgãos/entidades | até 29/09/2023 |
Divulgação da banca | 24/11/2023 |
Publicação do edital | 10/01/2024 |
Inscrições para as provas | 19/01 a 09/02/2024 |
Divulgação dos dados finais de inscrições | 29/02/2024 |
Divulgação dos cartões de confirmação | 29/04/2024 |
Aplicação das provas | 05/05/2024 |
Divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e de redação | 03/06/2024 |
Divulgação final dos resultados | 30/07/2024 |
Início da convocação para posse e cursos de formação | 05/08/2024 |
Locais da prova
As provas serão aplicadas em 217 municípios, divididos entre todos os Estados e o Distrito Federal. Confira os locais de prova em cada uma das unidades federativas:
- Acre: Cruzeiro Do Sul; Rio Branco
- Alagoas: Arapiraca; Maceió
- Amazonas: Coari; Itacoatiara; Labrea; Manaus; Manicore; Parintins; Sao Gabriel Da Cachoeira; Tabatinga; Tefe
- Amapá: Laranjal do Jari; Macapa; Oiapoque
- Bahia: Barreiras; Bom Jesus da Lapa; Brumado; Camaçari; Eunápolis; Feira de Santana; Guanambi; Ilhéus; Irece; Itaberaba; Jacobina; Jequie; Lauro de Freitas; Paulo Afonso; Ribeira do Pombal; Salvador; Teixeira de Freitas; Vitoria da Conquista
- Ceará: Caucaia; Crateus; Fortaleza; Iguatu; Juazeiro do Norte; Maracanau; Quixada; Sobral
- Distrito Federal: Brasília
- Espírito Santo: Cachoeiro de Itapemirim; Colatina; São Mateus; Serra; Vila Velha; Vitória
- Goiás: Aparecida de Goiânia; Catalão; Goianésia; Goiânia; Ipora; Itumbiara; Mineiros; Porangatu; Rio Verde
- Maranhão: Bacabal; Balsas; Caxias; Chapadinha; Imperatriz; Pinheiro; Presidente Dutra; Santa Inês; Sao Luís
- Mato Grosso: Alta Floresta; Barra do Garças; Caceres; Cuiabá; Rondonópolis; Sinop; Tangara da Serra; Várzea Grande
- Mato Grosso do Sul: Campo Grande; Corumbá; Dourados; Três Lagoas
- Minas Gerais: Almenara; Aracuai; Araxá; Belo Horizonte; Betim; Contagem; Curvelo; Diamantina; Divinópolis; Governador Valadares;
Ipatinga; Ituiutaba; Janauba; Januaria; Juiz de Fora; Lavras; Montes Claros; Muriae; Paracatu; Passos; Patos de Minas; Pirapora; Itajuba; Teófilo Otoni; Uberaba; Uberlândia - Pará: Altamira; Ananindeua; Belém; Bragança; Breves; Cameta; Itaituba; Marabá; Monte Alegre; Oriximina; Paragominas; Parauapebas; Redenção; Santana do Araguaia; Santarém; São Felix do Xingu; Tucuruí
- Paraná: Cascavel; Curitiba; Guarapuava; Londrina; Maringá; Paranaguá; Ponta Grossa; São José dos Pinhais; Umuarama
- Paraíba: Campina Grande; João Pessoa; Patos; Sousa
- Pernambuco: Caruaru; Garanhuns; Jaboatão dos Guararapes; Olinda; Petrolina; Recife; Serra Talhada
- Piauí: Bom Jesus; Corrente; Floriano; Parnaíba; Picos; Sao Raimundo Nonato; Teresina
- Rio de Janeiro: Belford Roxo; Cabo Frio; Campos dos Goytacazes; Duque de Caxias; Niterói; Nova Iguaçú; Rio de Janeiro; São Gonçalo; São João de Meriti; Volta Redonda
- Rio Grande do Norte: Caico; Mossoró; Natal; Parnamirim
- Rio Grande do Sul: Bagé; Caxias do Sul; Farroupilha; Passo Fundo; Pelotas; Porto Alegre; Santa Cruz do Sul; Santa Maria; Santo Angelo;
Uruguaiana - Rondônia: Ariquemes; Ji-Paraná; Porto Velho; Vilhena
- Roraima: Boa Vista; Rorainópolis
- Santa Catarina: Caçador; Chapecó; Cricúma; Florianópolis; Joinville; Lages; Sao José
- São Paulo: Araçatuba; Bauru; Caçapava; Campinas; Guarulhos; Hortolândia; Itapeva; Jacareí; Marília; Mauá; Mogi das Cruzes; Osasco; Paulinia; Piracicaba; Presidente Prudente; Ribeirão Preto; Santo André; São Bernardo do Campo; São Caetano do Sul; São José do Rio Preto; São José dos Campos; São Paulo; Sorocaba; Taboão da Serra; Valinhos; Vinhedo
- Sergipe: Aracaju; Itabaiana
- Tocantins: Araguaina; Gurupi; Palmas
Órgãos que irão aplicar o Concurso Nacional Unificado
O Concurso Nacional Unificado será desenvolvido por meio da adesão dos órgãos ou entidades interessadas em participar do processo seletivo.
Confira os órgãos e o número de vagas que farão parte do Enem dos concursos:
Órgão/Entidade | Vagas |
FUNAI – Fundação Nacional dos Povos Indígenas | 502 |
INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária | 742 |
MAPA – Ministério da Agricultura e Pecuária | 520 |
MGI – Ministério da Gestão da Inovação em Serviços Públicos | 1480 |
MS – Ministério da Saúde | 220 |
MTE – Ministério da Trabalho e Emprego | 900 |
ANTAQ – Agência Nacional de Transportes Aquaviários | 30 |
MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços | 110 |
PREVIC – Superintendência Nacional de Previdência Complementar | 40 |
ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica | 40 |
ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar | 35 |
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística | 895 |
MJSP – Ministério da Justiça e Segurança Pública | 130 |
MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação | 296 |
MinC – Ministério da Cultura | 50 |
AGU – Advocacia-Geral da União | 400 |
MEC – Ministério da Educação | 70 |
MDHC – Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania | 40 |
MPI – Ministério dos Povos Indígenas | 30 |
MPO – Ministério do Planejamento e Orçamento | 60 |
- Veja a lista detalhada das vagas.
Dúvidas frequentes sobre o Concurso Público Nacional Unificado
O Concurso Nacional Unificado é uma novidade tanto para os órgãos e entidades envolvidos quanto para os concurseiros, que terão a oportunidade de disputar vagas em diversas instituições a partir de uma única prova.
Justamente por ser uma novidade, diversas dúvidas podem surgir sobre o assunto. Por isso, respondemos às principais questões sobre o Enem dos Concursos, confira:
1. Todos os órgãos públicos federais vão aplicar o Concurso Público Nacional?
Não. Apenas os órgãos e entidades que manifestaram interesse até 19 de setembro de 2023.
Isso não impede que, para as próximas edições do Concurso Nacional Unificado, outros órgãos e entidades venham a aderir ao processo seletivo.
2. Carreiras/cargos com provas de títulos vão entrar no Enem dos concursos?
Sim, a prova de títulos é uma das etapas que integra o Concurso Nacional Unificado, juntamente com a etapa de provas objetivas e discursivas.
3. Terá isenção de taxa de inscrição?
O concurso unificado deve seguir as regras gerais de isenção total do pagamento da taxa de inscrição para quem estiver no Cadastro Único.
4. Como faço para esclarecer uma dúvida sobre o Concurso Nacional Unificado?
O Ministério da Gestão criou também um canal oficial de atendimento para dúvidas e denúncias relativas ao Enem dos Concursos. Basta enviar uma mensagem para o endereço concursonacional@gestao.gov.br.
Acompanhe o Blog PicPay para conferir notícias e informações sobre finanças, oportunidades e muito mais.