Como diminuir as parcelas do consignado?

21 de maio de 2024

A portabilidade e o refinanciamento de empréstimo existem para pessoas que queiram mudar as condições do contrato de consignado.

Se você encontrou taxas de juros mais atrativas ou as parcelas pesaram no orçamento, por exemplo, as modalidades podem ser alternativas interessantes.

Enquanto a portabilidade é a transferência da dívida para outro banco com condições melhores, o refinanciamento é a renegociação na mesma instituição financeira.

As duas operações têm regras bem parecidas, sendo as principais: - Ter margem livre; - Ter quitado de 15% a 30% das parcelas.

As alterações mais comuns nas duas operações são: redução da taxa de juros, que também diminui o valor da dívida, ou o retorno do prazo ao contrato original.

Se você tiver um contrato com 60 parcelas e tiver quitado 40, por exemplo, seu contrato portado ou refinanciado pode voltar para as 60 parcelas iniciais.

Essa alteração resulta em parcelas menores ou em liberação de troco, que funciona como um "novo empréstimo" no mesmo contrato.

Sua vida com mais pique.

Imagens: Getty Images

Créditos

Produção: Equipe PicPay