Como sacar o benefício do INSS? Guia completo [2024]

Veja como sacar o benefício do INSS e cuidados para evitar golpes. Aprenda a escolher a melhor agência para o saque do INSS

22 de abril de 2024

Saber onde e como sacar o benefício do INSS é um dos passos mais importantes para ter acesso ao suporte financeiro destinado aos aposentados, pensionistas e todos que recebem algum valor mensal do órgão.

Segundo os dados mais recentes, o número de aposentados, pensionistas e beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social é, atualmente, de 38 milhões de pessoas – e há expectativas para chegar a 39 milhões de beneficiários.

Com a missão de garantir proteção social aos cidadãos, o INSS é responsável não apenas por aposentadorias, mas também pelo pagamento de outros benefícios, tais como pensão por morte, auxílio-doença e salário-maternidade..

Para ter acesso a eles, no entanto, é preciso cumprir os requisitos, fazer a solicitação e, quando concedido, sacar o benefício do INSS. Mas como?

É exatamente isso que veremos neste artigo: como, onde e o que é necessário fazer para o saque do benefício INSS. Boa leitura!

O que é o saque do INSS?

O saque do INSS é a forma que o beneficiário tem para acessar o valor da aposentadoria, pensão ou auxílio concedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social. 

Hoje, existem algumas maneiras de realizar o saque mensalmente; o primeiro saque, no entanto, precisa ser realizado na agência indicada na carta de concessão do benefício.

Sem qualquer custo, o beneficiário pode apresentar os documentos de identificação, na data do pagamento e retirar parte ou todo o valor recebido. 

Para facilitar as retiradas, existe a possibilidade de solicitar o cartão de benefícios ou indicar conta corrente ou poupança, de sua titularidade, para o crédito do valor.

Caso opte pelo cartão previdenciário, é importante ficar atento ao prazo para realizar o saque do valor. Em geral, ele fica disponível até o final do mês seguinte ao crédito, totalizando 60 dias para sacar o benefício do INSS.

Quem pode sacar o benefício do INSS?

Todo contribuinte que solicitou e recebeu a carta de concessão pode sacar o benefício do INSS. 

Afinal, o Instituto foi criado para dar suporte financeiro em períodos de vulnerabilidade, quando, por alguma razão, o titular fica impossibilitado de realizar suas atividades laborais ou preencheu os requisitos para a aposentadoria.

Desta forma, a pessoa titular e seus dependentes podem receber um valor, compatível com sua renda anterior, valor, tempo de contribuição e categoria de benefício.

O primeiro saque deve ser realizado presencialmente, ou por um procurador, na agência indicada pelo Instituto. 

Não é preciso ter conta aberta em nenhuma instituição financeira e não é obrigatório abrir uma conta na agência indicada na carta de concessão. 

Desta forma, o acesso a pensões, auxílios e aposentadoria é um direito de todo aquele que teve o benefício concedido, independentemente do seu histórico financeiro.

O que é preciso para sacar o benefício do INSS no caixa eletrônico?

Sacar o benefício do INSS é um processo simples e seguro. Desta forma, o INSS disponibiliza ao beneficiário algumas ferramentas que devem ser pessoais e intransferíveis, como é o caso do cartão magnético.

Ao solicitá-lo, é possível sacar o benefício do INSS diretamente no caixa eletrônico: basta inseri-lo, selecionar a opção de saque e preencher a senha previamente cadastrada. 

Ah! Se preferir, o cartão também pode ser utilizado na função débito, caso não queira ou não possa realizar o saque durante o prazo determinado pelo INSS.

Como sacar o benefício do INSS pela primeira vez?

Sacar a aposentadoria, pensão ou auxílio precisa ser algo extremamente seguro para o beneficiário. Afinal, infelizmente, é comum que ocorram tentativas de fraude, golpes e até apropriação indevida de pessoas próximas ao segurado.

Para minimizar essas ocorrências e garantir que o titular do benefício consiga usufruir do dinheiro, o Instituto precisa garantir a identidade do sacador, principalmente no primeiro saque INSS.

Desta forma, é obrigatória a apresentação do documento de identidade, com foto, e o comparecimento pessoal do segurado à agência indicada na carta de concessão. Além dele e da carta, é preciso levar um dos documentos abaixo:

  • CPF;
  • Número do PIS;
  • PASEP;
  • NIS ou 
  • NITO.

Posso sacar o INSS em qualquer agência bancária?

A primeira vez que for sacar o benefício INSS será preciso se deslocar à agência indicada na carta de concessão, que será escolhida conforme o endereço cadastrado no INSS.

A partir do segundo saque, é possível realizar o saque do valor do INSS em outra instituição financeira diferente da indicada na carta de concessão – desde que o banco seja conveniado ao órgão para tal.

Para saber esta informação, basta procurar o banco de interesse e sinalizar o desejo de transferir o benefício ou realizar o processo direto no Meu INSS

Leia mais: Saiba o que é e como funciona a transferência de benefício INSS.

Passo a passo para sacar o benefício do INSS no caixa eletrônico

Se você optar por sacar o benefício do INSS direto no caixa eletrônico, o passo a passo é muito simples. 

Basta localizar uma agência que possua um caixa com esta função, normalmente as possibilidades estão descritas logo acima da máquina.

O segundo passo é inserir o seu cartão magnético e digitar a senha, depois selecionar a opção saque, digitar o valor desejado e confirmar a operação. 

Em alguns caixas, a ordem dos passos pode se alterar e em outros você precisará colocar a senha novamente para confirmar a operação ou realizar outra.

Vale lembrar que os serviços gratuitos para quem usa o cartão magnético integram o pacote mais básico do banco; isso significa que pode haver limite em relação ao número de consultas, extratos e até mesmo do valor do saque INSS.

Consulte essas informações junto à instituição financeira para evitar surpresas, ok?

Limites do caixa eletrônico para sacar benefício do INSS

O valor máximo permitido ao sacar o benefício INSS pode variar a depender da instituição pagadora e do tipo de conta do beneficiário, além, claro, do saldo total da conta – afinal, você não poderá sacar um valor superior ao que possui.

Falamos acima que é possível transferir o benefício para uma agência que você já tem conta, certo?

Caso opte por essa solução, o limite do saque será o mesmo já autorizado pelo banco. Se você preferiu não abrir uma conta, então, ele será o disponível no pacote básico da instituição financeira determinada na carta de concessão.

Também pode haver diferença no limite caso a sua conta seja poupança, afinal, é comum que os serviços liberados sejam mais básicos.

Isso significa, portanto, que o limite de saque INSS no caixa eletrônico pode variar de acordo com a política da instituição financeira pagadora e da modalidade de conta do beneficiário. 

Então, é possível, por exemplo, que um segurado consiga sacar a aposentadoria, pensão ou auxílio de no máximo R$100,00 por vez e outro tenha a possibilidade de retirar R$2.000,00 por saque.

Dúvidas comuns sobre o saque do INSS

Mostramos neste artigo o que é, o funcionamento e como sacar o INSS, mas é esperado que algumas dúvidas ainda surjam pelo caminho. Afinal, existem variações a depender do banco, valor e do tipo de benefício.

Então, vamos responder às questões mais comuns para que você consiga acessar a aposentadoria, o auxílio ou a pensão INSS com facilidade e segurança. Confira!

Como saber quanto eu tenho para sacar de aposentadoria?

O valor total para sacar a aposentadoria depende de inúmeros fatores, como o tipo, tempo de contribuição e etc. Para saber exatamente qual o valor concedido, você pode conferir a sua carta de concessão. 

Lá estarão todas as informações necessárias, como número do benefício, categoria, datas e, claro, o valor da aposentadoria.

Outra opção é verificar o contracheque, ou extrato de pagamento do benefício, disponível no portal ou app Meu INSS. Para acessá-lo, basta fazer o login com a senha já cadastrada e buscar pela opção “Extrato de Pagamento do Benefício”.

Você pode consultar, baixar ou imprimir o contracheque para saber quanto tem para sacar de aposentadoria. E se ela for depositada em uma conta a que você já tem acesso, é só consultar o valor pelo aplicativo do seu banco e conferir o extrato.  

Leia mais: Erros do INSS: veja os mais comuns e as principais causas

Quando eu posso sacar o benefício do INSS? 

O pagamento do benefício INSS segue um calendário estipulado pelo próprio Instituto e publicado nos portais oficiais anualmente. Ele é categorizado considerando dois itens: o dígito final do número do benefício e a faixa salarial paga.

O calendário de pagamento do benefício INSS para 2024 já foi anunciado e, para localizar a data correta, confira se você recebe até um salário mínimo ou mais. 

Aí é só verificar o último dígito no seu cartão de benefícios ou no Meu INSS e fazer a consulta no calendário.

Qual o prazo para sacar o benefício INSS?

Se o seu benefício cai direto na conta corrente, não é preciso se preocupar com o prazo para sacar o INSS. Você pode fazer as suas transações tranquilamente e usar o valor creditado ali quando e como quiser. 

Se optar por receber o valor no cartão magnético, é preciso mais atenção, pois o prazo para sacar o benefício INSS, neste caso, é de 60 dias a contar da data do pagamento.

Caso não faça o saque, o valor será devolvido e você precisará entrar em contato com o INSS para reaver o valor.

É importante reiterar que se você não registrou uma conta para o pagamento, o primeiro saque deve ser presencial, ok? 

Caso você perca os prazos seguidamente ou não responda à solicitação de comprovação de vida, o benefício pode ser bloqueado, então, fique atento às publicações e notificações do INSS.

Como sacar a aposentadoria no caixa eletrônico?

Sacar a aposentadoria no caixa eletrônico é muito simples. Basta localizar uma agência que tenha a máquina e verificar se existe a opção de saque. Depois é só:

  • inserir o seu cartão magnético;
  • colocar a senha cadastrada; 
  • selecionar a opção saque;
  • digitar o valor pretendido;
  • confirmar e retirar o valor!

Como sacar o auxílio doença no caixa eletrônico?

Sacar o benefício INSS de auxílio doença no caixa eletrônico segue o mesmo passo a passo do saque por pensão por morte, aposentadoria ou qualquer outro. Afinal, o processo é igual, sem distinção de acordo com a categoria do benefício.

Então, para realizar o saque do auxílio, localize a agência pagadora que possua um caixa eletrônico com a função saque, insira seu cartão magnético, digite a senha e insira a quantia desejada. Depois é só confirmar, retirar o valor e o seu cartão.

Exemplos de benefícios que podem ser sacados nos caixas eletrônicos

Todos os benefícios previdenciários concedidos pelo INSS podem ser sacados via cartão magnético nos caixas eletrônicos. 

Isso inclui, portanto, aposentadorias, pensões, auxílios, benefícios assistenciais, benefícios acidentários e salário-maternidade.

Posso sacar o BPC no caixa 24 horas?

O BPC é um benefício especial, com requisitos e natureza diferente dos demais. Se você atendeu todas as regras do benefício de prestação continuada, fez a solicitação e ela foi aprovada, o INSS fará o envio de um cartão magnético específico para ele.

E, assim como a aposentadoria, pensão e os auxílios, o saque BPC pode ser realizado em caixa 24 horas da instituição financeira na qual o beneficiário cadastrou para receber o pagamento. E a data segue o calendário do INSS.

Apesar de ser gerenciado pelo INSS, é importante lembrar que o BPC não é um benefício previdenciário e sim assistencial. Desta forma, para ter direito a ele não é preciso contribuir com a previdência, basta preencher os requisitos.

Como mudar a agência do meu benefício INSS?

Caso você tenha cadastrado o endereço errado no INSS, ele esteja desatualizado ou você prefira uma instituição financeira diferente da indicada na carta de concessão é possível alterar a agência de pagamento do benefício.

Para isso, você pode acessar o app do Meu INSS, selecionar a opção “Novo Pedido” e digitar “alterar local ou forma de pagamento”. Em seguida, é só adicionar os dados da nova instituição e confirmar a solicitação.

Mas não se esqueça de verificar todas as informações, agência, tipo e número da conta. E, claro, se você é o titular dela. Essa conferência é importante para evitar atrasos ou negativa do novo pedido. 

Posso sacar meu benefício do INSS em qualquer agência?

É possível sacar o benefício no caixa eletrônico de qualquer agência correspondente da instituição financeira pagadora. Ou seja, se você recebe pelo “banco A”, pode realizar o saque INSS em qualquer agência do referido banco.

O mesmo vale para outros bancos, inclusive se você indicou uma conta corrente ou poupança para creditar o benefício.

E, como mencionamos por aqui, você pode transferir o seu benefício para outra instituição, basta fazer a solicitação e poderá sacar o valor em outra agência que seja mais prática.

Como sacar o INSS nos caixas eletrônicos com segurança

O INSS fixa algumas estratégias para que o segurado tenha total segurança para usufruir do benefício conquistado. Como, por exemplo, a exigência do primeiro saque presencial e a conta de pagamento ser de titularidade do beneficiário.

Além, claro, do pente fino para realizar a conferência se não há qualquer irregularidade na concessão ou recebimento do benefício.

Apesar de todas essas ações, as fraudes e os golpes INSS ainda são frequentes. Cabe ao segurado fazer a sua parte para evitar se tornar mais um dado na estatística, e um dos maiores pontos de preocupação são os saques em caixa 24 horas.

Para sacar o INSS nos caixas eletrônicos com segurança, siga as dicas abaixo:

  • Escolha uma agência em local seguro;
  • Evitar sacar o valor em horários de pouco movimento;
  • Nunca compartilhe a senha do seu cartão, mesmo que a pessoa se apresente como funcionário da sua agência ou do INSS.
  • Não empreste seu cartão magnético a terceiros;
  • Verifique com frequência o contracheque do benefício INSS para identificar mais rapidamente se existem débitos irregulares, como, por exemplo, contratação de empréstimo consignado fraudulento;
  • Realize sempre todas as transações nos portais oficiais da instituição financeira;
  • Não insira seus dados pessoais, número do benefício ou senha do cartão em sites não autorizados;
  • Caso identifique qualquer irregularidade procure e comunique rapidamente a instituição financeira e o INSS.

Seguindo estas dicas, você consegue minimizar as chances de fraudes e golpes. Agora é só aproveitar o valor do seu benefício!

E se você precisar investir seu dinheiro, pagar contas online ou utilizar o seu benefício para contratar um empréstimo consignado INSS conte com o PicPay. 

Nossa plataforma oferece inúmeras soluções financeiras para facilitar seu dia a dia com segurança e muita praticidade. Baixe o app e confira.

Para continuar lendo sobre benefícios do INSS não perca a seção Meu Dinheiro no blog do PicPay.

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Compartilhe este Post:

Conteúdos relacionados