Como cadastrar PicPay no Apple Pay e outras carteiras?

Confira o passo a passo de como utilizar o cartão do PicPay no Apple Pay, Google Pay e Samsung Wallet

28 de setembro de 2023

Os pagamentos por aproximação estão cada vez mais comuns, seja pelo cartão, celular ou smartwatch. Para facilitar ainda mais a sua vida, agora é possível cadastrar seu cartão do PicPay no Apple Pay, Google Pay e Samsung Wallet

Como funcionam os pagamentos por aproximação?

Os pagamentos por aproximação, via NFC (Near Field Communication), são uma forma de transação que permite que você pague simplesmente aproximando seu cartão de crédito e débito, celular ou smartwatch da maquininha.

Essa tecnologia usa a comunicação por radiofrequência de curto alcance para transferir informações de pagamento de forma rápida e segura.

Se o valor do pagamento for abaixo de R$ 200, não é preciso informar a senha. Seu pagamento é concluído em poucos segundos.

Para você ter uma ideia da popularidade desse tipo de transação, uma pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços mostrou que quase metade das compras presenciais com cartão já são por aproximação.

No primeiro semestre de 2023, os pagamentos sem contato, ou contactless em inglês, movimentaram mais de R$ 400 bilhões, um crescimento superior a 76% em relação ao mesmo período do ano passado.

Confira abaixo quatro vantagens dos pagamentos sem contato que contribuíram para a popularização dessa prática: 

Rapidez: As transações são extremamente rápidas, levando apenas alguns segundos.

Segurança: A tecnologia NFC utiliza criptografia avançada e autenticação para garantir a segurança das transações.

Facilidade: Não é necessário inserir um cartão, digitar senhas ou assinar recibos. Basta aproximar o dispositivo.

Aceitação generalizada: A maioria dos estabelecimentos comerciais já contam com maquininhas com a tecnologia NFC.

Como fazer pagamentos por aproximação?

Basicamente, existem três maneiras de fazer pagamentos sem contato: via QR Code, cartão físico ou carteiras digitais (aceitas em celulares e smartwatches). 

1. Pagamentos com QR Code

Antes mesmo das transações via NFC se popularizarem, o PicPay inovou ao criar os pagamentos com QR Code. Provavelmente você já viu uma plaquinha do PicPay por aí, não é mesmo?

Com o passar do tempo, essa prática se tornou ainda mais comum, principalmente com o lançamento do Pix

Uma das principais vantagens é que você pode pagar utilizando seus cartões de crédito cadastrados no app ou com o seu dinheiro guardado na conta que rende

Mas só é possível pagar em locais com a plaquinha do PicPay? Não! A verdade é que você consegue fazer as transações em qualquer lugar que tenha uma maquininha.

2. Cartão por aproximação

Hoje em dia, praticamente todos os cartões físicos contam com a tecnologia por NFC. Mas como saber se o seu cartão é por aproximação? Basta procurar por um símbolo semelhante ao Wi-Fi.

Inclusive, a Mastercard já anunciou que quer acabar com os cartões com tarja magnética (usada em pagamentos por inserção) até 2029.

Em alguns casos, o cartão já é emitido com a função de pagamento sem contato ativada. Em outros, é preciso habilitar antes junto à instituição financeira.

No caso do PicPay Card, você pode ativar e desativar a aproximação sempre que quiser. A desabilitação é recomendada para dias que você for para festas, shows ou outros locais que possam ser mais perigosos. 

Leia mais: Cartão por aproximação é seguro para fazer pagamentos?

Você não sabe como conseguir um cartão de crédito? Saiba que agora o PicPay oferece um cartão para toda base de mais de 34 milhões de usuários ativos: o PicPay Card com Limite Garantido.

Com o novo produto, todo o seu dinheiro guardado na conta que rende PicPay ou do Cofrinho do Cartão vira limite para ser usado na hora, com pagamento em até 40 dias.

Para melhorar ainda mais, o cartão está disponível até para quem está com o nome sujo e o dinheiro fica rendendo 102% do CDI em todos os dias úteis.

3. Carteiras digitais

As carteiras digitais, também conhecidas como e-wallets, são aplicativos que permitem armazenar, gerenciar e utilizar informações financeiras, como cartões de crédito, débito e até mesmo cartões de fidelidade, de forma virtual.

Com essa ferramenta, é possível fazer pagamentos sem contato utilizando o seu celular ou smartwatch, apenas aproximando o dispositivo da maquininha.

As principais carteiras digitais hoje são Apple Pay, Google Pay e Samsung Wallet. A boa notícia é que agora você pode cadastrar seus cartões do PicPay em carteiras digitais. 

Com a novidade, você tem a chance de pagar suas compras por aproximação do smartphone ou smartwatch de forma imediata por meio do cartão virtual ao cadastrar o PicPay Card, sem precisar do cartão físico.   

Esse é mais um passo na ampliação do portfólio, aumentando o engajamento da base e consolidando o PicPay como um dos maiores ecossistemas financeiros do mercado brasileiro. 

“O pagamento via NFC já é um dos mais utilizados, mesmo quando o cliente tem cartão físico em mãos. Nossa presença nas carteiras digitais está em linha com os hábitos de consumo e faz parte da nossa estratégia de principalidade dos usuários”, afirma Frederico Trevisan, executivo responsável por Cartões no PicPay. 

Como cadastrar o cartão do PicPay no Apple Pay?

O Apple Pay é a carteira digital da Apple, projetada para dispositivos iOS, como iPhones e Apple Watches. 

Para usar o Apple Pay, você precisa adicionar seus cartões de pagamento ao aplicativo Wallet e configurar a autenticação, geralmente usando o Touch ID ou o Face ID. 

Para cadastrar o seu PicPay Card, basta acessar o app do PicPay e, na aba de cartões, adicioná-lo ao Apple Pay.

Cartão do PicPay no Google Pay: como cadastrar

O Google Pay é a resposta do Google às carteiras digitais e é compatível com dispositivos Android. Para utilizá-lo, você tem que adicionar seus cartões de pagamento ao aplicativo Google Pay e configurar a autenticação.

Para cadastrar o cartão do PicPay no Google Pay, é só abrir o app do PicPay, ir até a seção de cartões e tocar em adicionar às carteiras digitais. 

Como cadastrar PicPay Card na Samsung Wallet?

A Samsung Wallet é a opção da Samsung para carteiras digitais e é compatível com dispositivos Samsung, como smartphones e smartwatches.

O processo de cadastro do PicPay Card na Samsung Wallet é o mesmo: abra o app do PicPay, toque em cartões e selecione a função de adicionar o cartão às carteiras digitais. 

Além de poder ser utilizado nas carteiras digitais acima, o cartão virtual do PicPay pode ser usado em pagamentos com QR Code ou em compras online, beleza?

Agora que você já sabe tudo sobre o PicPay no Apple Pay, Google Pay e Samsung Wallet, aproveite para conferir outros conteúdos que impactam o seu dinheiro!

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 1.7 / 5. Número de votos: 33

Compartilhe este Post:

Conteúdos relacionados