Golpe do leilão falso: como identificar sites fraudulentos

Veja como são aplicados os golpes do leilão falso e aprenda como se proteger dessa prática, identificando sites fraudulentos

01 de junho de 2023

O mundo está cada vez mais digital. Se por um lado isso é bom, por facilitar a vida de várias pessoas, por outro, abre brechas para a criação de novos golpes financeiros, como o do leilão falso.

Nesse caso, os golpistas tentam chamar a atenção das vítimas com leilões online. Afinal, quem não quer comprar produtos valiosos por preços bem abaixo do que custam no mercado tradicional, não é mesmo? 

Os leilões online, de carros, casas e bens em geral, cresceram principalmente a partir do início da pandemia de covid-19, com as pessoas em isolamento social e as empresas de leilão buscando adaptar o funcionamento no âmbito digital.

No entanto, as boas práticas também chamaram a atenção de criminosos, que aproveitaram da situação para investir em um novo tipo de fraude. O golpe do leilão falso passou a se multiplicar e já atingiu incontáveis vítimas. 

Ao fazer uma análise imparcial, pode parecer simples distinguir o que é ou não real, mas quando você está inserido no contexto e animado pelo preço apresentado, essa diferenciação se torna mais difícil.

A prática acontece a partir de páginas clonadas ou novas plataformas, que buscam ser fiéis ao que já existe no setor. Assim, os bandidos realizam leilões inexistentes ou roubam dados bancários para executar outros tipos de crimes.

Pensando na sua segurança, elaboramos um conteúdo completo com mais informações sobre o que é o golpe do falso leilão e como se proteger dessa ameaça. 

O que é o golpe do leilão falso?

O leilão falso é mais uma forma encontrada por criminosos para se aproveitarem de um serviço digital utilizado pela população e aplicarem golpes a partir de seu funcionamento.

O crime se popularizou em paralelo ao surgimento de mais sites que realizam leilões de forma remota, o que foi bastante fomentado desde o início do período de limitações sociais por conta da pandemia de covid-19.

Desde então, surgiram diversos relatos de pessoas que enviaram dinheiro acreditando que estavam realizando a compra – ou dando uma entrada – de um bem, mas, na verdade, destinaram recursos diretamente para os golpistas.

Além dos prejuízos financeiros causados às vítimas diretas dessas ações, o golpe do leilão falso também prejudica o mercado leiloeiro, afinal, muitas pessoas ficam com medo por não saberem se o leilão é verdadeiro ou falso.

A melhor forma de combater esse tipo de prática é com informações seguras. Por isso, vamos dar mais detalhes sobre esse crime ao longo do conteúdo.

Saber da existência do golpe é o primeiro passo para ligar o sinal de alerta caso tenha interesse em investir em leilões – que, quando realizados de forma honesta, respeitam uma série de regras e são confiáveis.

Como funciona o golpe do falso leilão?

Os golpistas utilizam o interesse das futuras vítimas em adquirir um produto por um preço abaixo do mercado e fazem as vendas a partir de sites falsos ou via interações de redes sociais, e-mail e telefone.

A partir do momento em que você acredita que está em um ambiente controlado e confiável, e avança nas negociações, lances ou efetivação da compra, o sistema fraudulento exige o pagamento imediato para que o item seja garantido.

Após o pagamento, que geralmente é realizado via Pix, por conta da facilidade a agilidade do processo, os criminosos desaparecem e não dão maiores explicações sobre o que está acontecendo

Nesses casos, é pouco provável que você consiga reaver o seu dinheiro. O mais habitual é que as páginas ou redes sociais fiquem pouco tempo no ar, evitando que vítimas façam denúncias e possam tentar rastrear os envolvidos na fraude. 

Leilão seguro e sites falsos: como identificar

Se você está pensando em adquirir produtos em leilões, antes de mais nada, é importante que entenda quais são as modalidades de golpes nesse setor e preste atenção em todos os detalhes para que não se torne uma potencial vítima.

O golpe do falso leilão pode acontecer de diversas formas, desde sites falsos para este fim, passando por roubo de dados de cartões, até venda de produtos com pendências ou avarias que não são publicadas no momento do anúncio.

Para evitar situações desagradáveis e que podem ser difíceis de serem resolvidas, a lista abaixo traz dados importantes e práticas comuns desse formato de golpe para que você saiba quais são as possibilidades e no que deve prestar atenção.

1. Confira se o site é verdadeiro

O leilão falso passa em muitos casos por sites clonados ou feitos especialmente para a aplicação de golpes.

É a forma mais fácil que os criminosos têm para atrair o interesse de centenas de pessoas em um mesmo item e receber pagamentos de diferentes usuários ao mesmo tempo.

Na maioria dos casos, a primeira solicitação dessas páginas é o preenchimento de um cadastro para que possa dar continuidade ao processo de compra ou até para apenas visualizar mais detalhes da oferta. 

Não faça isso antes de ter certeza absoluta que se trata de um site seguro – explicaremos como fazer isso mais abaixo.

A identificação de que não se trata de um site malicioso precisa ser feita com atenção. Apesar de simples, a resposta para o problema pode estar na própria URL. 

É comum que criminosos troquem letras ou usem símbolos semelhantes para se passarem por páginas oficiais. Além disso, é importante que seja observada a existência de prefixos no endereço original. 

Por exemplo, o Google é aberto ao digitar www.google.com, mas, caso surja algo como www.ll.google.com, o endereço é outro e não tem nenhuma relação com o principal buscador de informações da Internet.

Em alguns casos, o próprio navegador informa que se trata de um “Site não seguro”, o que já deve ser o suficiente para fechar a janela e não entrar mais naquele endereço.

Quer saber mais sobre isso? Confira o nosso conteúdo completo sobre como identificar se um site é falso

2. Tome cuidado com as redes sociais

Além dos sites dos leilões, os fraudadores também costumam criar redes sociais para suas marcas – especialmente quando não são páginas clonadas de outras empresas e que já detenham credibilidade.

E mais do que no site, as redes sociais podem apresentar diversos indícios de irregularidade, como número de seguidores, perfil de seguidores, pessoas que segue, interações nas fotos, comentários e histórico de postagens.

3. Confira o edital do leilão

Todo leilão precisa ter edital, independentemente da categoria do produto ou seus valores. 

Caso não seja facilmente encontrado na página oficial da empresa leiloeira, também pode se tornar um ponto de atenção, já que faz parte das normas obrigatórias.

O edital são regras estabelecidas previamente e que asseguram ao interessado e ao vendedor sobre como todo o processo será conduzido. 

Nesses documentos é possível saber todos os detalhes da operação e, se necessário, também pode ser enviado a um advogado para validação.

4. Não faça pagamentos antecipados

É importante que fique claro para vocês: não existe nenhum tipo de leilão que cobre dinheiro antecipado para reservar o lance ou garantir qualquer forma de benefício extra.

Se isso for solicitado, abra os olhos. Pode ser golpe.

Os leilões, online ou presenciais, seguem uma série de regras e, de modo geral, o lance mais alto irá arrematar o produto oferecido. 

E mesmo quando garantido a partir do seu valor oferecido, a empresa leiloeira não irá pedir sinal para validar a oferta.

5. Nunca pague para terceiros

Jamais faça um pagamento em leilão para nomes de terceiros, seja pessoa física ou jurídica. 

Por lei, o único que pode receber os valores oriundos de um leilão é o próprio leiloeiro, que, por sua vez, também costuma estar registrado na Junta Comercial com seu próprio nome.

Existem casos que utilizam nomes fantasias, mas é a minoria. Já no caso dos golpistas, as transferências sempre são para nomes fantasias.

5. Verifique o histórico e reclamações

Existem diversas opções de verificação de histórico das empresas, especialmente em páginas voltadas para a reclamação de clientes. Caso nada seja encontrado, é bom ligar o sinal de alerta.

Porém, muitos registros – especialmente quando não são resolvidos – também valem para aumentar a precaução.

6. Tire dúvidas

O processo de leilão é como o de uma compra normal, ou seja, você tem todo o direito de tirar todas as dúvidas que surgirem – e o vendedor, em tese, demonstra bastante interesse em respondê-las para que a venda seja consumada.

Caso receba respostas vagas, sem um padrão de qualidade adequado ou a pessoa do outro lado da tela apresente irritação ao precisar solucionar os questionamentos, é bom desconfiar.

7. Peça para conhecer o produto pessoalmente 

Ainda pensando no interesse do cliente, nada mais justo do que você desejar ver pessoalmente uma casa, carro ou apartamento que esteja sendo leiloado antes de dar um lance.

Novamente é bom ligar o sinal de alerta caso surja grande resistência para que essa visita seja feita.

Como saber se o leilão é verdadeiro ou falso?

Além das dicas apresentadas anteriormente, uma forma de saber se o leilão é verdadeiro ou falso é consultar as verificações da página.

É comum em empresas desse setor que as certificações apareçam no rodapé do site. 

Além disso, em definição imposta pela ALEIBRAS (Associação da Leiloaria Oficial do Brasil), o uso do Selo Leilão Seguro se tornou obrigatório e só é concedido a endereços reais.

Lista de sites falsos de leilão

O número cada vez maior de sites que tentam aplicar o golpe do falso fez com que ALEIBRAS (Associação da Leiloaria Oficial do Brasil) publicasse em seu site uma lista de sites falsos de leilão.

A lista é atualizada frequentemente e qualquer uma das empresas citadas pode significar sérios problemas para a sua vida financeira. Portanto, caso haja negociação com qualquer uma delas, a recomendação é que seja interrompida.

Fugir de sites falsos é um bom começo para encontrar um leilão seguro e, enfim, entrar nesse mercado de forma confiável.

Como recuperar o dinheiro de um leilão falso?

Se você caiu em um golpe e está se perguntando como recuperar o dinheiro de um leilão falso, infelizmente as notícias não são tão boas. Mas ainda há esperança.

Antes de mais nada, é preciso lembrar que você é vítima de uma atividade criminosa

E o primeiro passo deve ser entrar em contato com a polícia para registrar um Boletim de Ocorrência (BO), que pode ser feito tanto virtual como presencialmente.

Em seguida, entre em contato com o seu banco e explique a situação. No caso de pagamentos feitos via Pix de forma voluntária, o ressarcimento é mais difícil, mas outras modalidades de transferência podem ser canceladas se informadas a tempo.

Outra possibilidade é buscar um advogado especializado em fraude bancária. Esse profissional poderá entender melhor o caso e tomar ações efetivas para a eventual reparação de danos. 

Esse ressarcimento pode acontecer de diversas formas, dependendo dos detalhes de cada processo.

Por exemplo, o responsável pelo ressarcimento em caso de golpe do falso leilão pode ser o banco que gere a conta do criminoso ou de quem é o responsável legal pelo site em que a aquisição foi feita. 

Confira mais detalhes sobre o assunto em nosso conteúdo completo sobre como recuperar dinheiro de estelionato em seis passos.

Gostou das dicas e quer ficar mais protegido ainda? Navegue pela nossa editoria de segurança digital!

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Compartilhe este Post:

Conteúdos relacionados