Como e onde fazer empréstimo rápido e seguro?

Situações de necessidade financeira podem exigir empréstimo rápido. Veja as opções seguras e como escolher o melhor para você

Publicado em 12 de janeiro de 2024

O crédito pode ser um grande aliado na vida financeira quando bem utilizado. Em situações emergenciais, por exemplo, conseguir um empréstimo rápido é crucial. Mas é justamente nesses momentos que muitas dúvidas surgem. 

Isso porque, no Brasil, existem diversos tipos de empréstimos, que são mais ou menos indicados a depender do objetivo de uso para o dinheiro, do perfil do consumidor, etc.  

Para te ajudar na missão de procurar um empréstimo rápido e fácil, trazemos as principais dicas e critérios na hora da sua escolha. Continue a leitura para aprender como escolher crédito rápido, fácil e seguro!

Empréstimo rápido é seguro?

Uma das principais dúvidas que surge no momento de procurar crédito no mercado é se a oferta encontrada é segura e não mais um golpe financeiro

A dúvida tem procedência: durante muito tempo, as pessoas associaram a concessão de crédito a uma demorada análise por parte das instituições financeiras. 

Mas nos últimos anos  surgiram opções extremamente confiáveis de empréstimo rápido e seguro, intermediadas pelas principais instituições financeiras do país.

Dessa forma, a resposta à pergunta que abre este tópico é: sim, existe empréstimo rápido que seja seguro. Mas isso não significa que toda oferta de crédito que você encontrar é 100% confiável. 

Nesse caso, como saber avaliar? Veja abaixo dicas cruciais para identificar a confiabilidade de uma oferta de crédito rápido. 

Como identificar uma oferta de empréstimo rápido e seguro?

O primeiro critério a avaliar é qual a instituição que está concedendo o crédito. As instituições financeiras regulares são fiscalizadas pelo Banco Central, e por isso uma consulta ao site do Bacen é sempre recomendável.

Leia mais: Como saber se uma instituição financeira é confiável?

Além disso, plataformas de avaliações diversas, como do Consumidor.gov, Procon e Reclame Aqui, ajudam a apurar qual o índice de satisfação dos clientes com a instituição.

Procurar instituições reconhecidas no mercado, que já provaram sua confiança junto a outros clientes, é um dos primeiros passos. O PicPay, por exemplo, com mais de 35 milhões de clientes, tem alto índice de satisfação, com nota “Ótima” no Reclame Aqui.

Leia mais: O aplicativo PicPay é seguro e confiável?

Um segundo critério diz respeito à taxa de juros e Custo Efetivo Total. Antes, vamos lembrar que o dinheiro é liberado para você em troca do pagamento de juros e outras despesas da operação, certo?

Portanto, ter uma noção de qual é a taxa média de juros praticada no mercado ajuda a avaliar a segurança da oferta. Uma taxa irrisória em um cenário de taxa Selic (a taxa básica de juros) alta é um forte indicativo para dar dois passos atrás na contratação. 

Afinal, ofertas do tipo “boas demais para serem verdade” costumam ser um dos gatilhos utilizados por fraudadores, ok?

Leia mais: Como calcular juros de empréstimo?

Por fim, é importante conhecer as principais características das opções de crédito. Ao saber regras básicas de cada produto você saberá, de antemão, se a promessa de empréstimo rápido atende às normas legais.

Vejamos um exemplo: nenhuma instituição financeira exige o pagamento antecipado de taxa, depósito ou Pix para liberar empréstimo. 

Assim, se você encontrar alguma oferta de empréstimo sob a condição de pagamento prévio para “liberar mais rápido” o dinheiro, pode interromper o contato imediatamente, sabendo que é um golpe.

Agora que você já sabe como identificar uma oferta de empréstimo rápido e segura, chegou a hora de conhecer as principais opções disponíveis no mercado para diferentes tipos de perfil.  

4 opções de empréstimo rápido e fácil

Como já mencionamos, os consumidores têm hoje à disposição diversas modalidades de crédito. Algumas, porém, por suas próprias características são mais demoradas em sua concessão, enquanto outras são mais rápidas.

Por exemplo: o financiamento imobiliário, recurso comum para quem tem o sonho da casa própria, é considerado um tipo de empréstimo. 

Mas por sua natureza de dívida de longo prazo – podendo chegar a até 30 anos de parcelas –, todo o procedimento de documentação, aprovação e assinatura frequentemente demora algumas semanas ou até meses.

Para te ajudar, separamos abaixo uma lista especial de produtos que podem ser interessantes.

Todas as opções têm contratação facilitada e podem ser feitas online em diversos locais – inclusive no PicPay, que tem uma ampla gama de opções.

Antecipação do saque-aniversário

Um dos empréstimos mais recentes à disposição dos consumidores é o que tem o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) como garantia de pagamento.

Todo mês, os trabalhadores celetistas têm o valor de 8% da remuneração mensal depositado em uma conta no Fundo; o valor é pago à parte pelo empregador e não é descontado do salário.

Mas até pouco tempo atrás os trabalhadores com saldo no FGTS só tinham a opção de resgatar o dinheiro em caso de demissão sem justa causa e nas hipóteses excepcionais, como aposentadoria e doença, que permitem o saque do FGTS.

Em 2019, porém, foi criado o saque-aniversário: ao escolher entrar nessa sistemática, você pode retirar parte do saldo do FGTS todo ano

O valor de retirada depende do saldo total das contas ativas e inativas, que pode ser consultado no app FGTS, e o calendário do saque-aniversário é alterado todo ano.

Logo na sequência foi liberada a antecipação do saque-aniversário: por meio dela, você recebe de uma única vez várias parcelas anuais a que teria direito. 

Com a antecipação do saque, o saldo emprestado fica bloqueado no FGTS, e uma vez por ano é repassado ao banco credor para a quitação da dívida. 

A garantia de pagamento permite às instituições oferecerem taxas de juros mais baixas e contratação facilitada.

No PicPay, por exemplo, com saldo mínimo de R$ 150,00 no FGTS você já consegue antecipar o saque-aniversário; a contratação é feita em poucos passos e, uma vez aprovado, você pode ter o dinheiro na conta em até 2 minutos!

Assim, a antecipação do saque-aniversário é, sem dúvida, uma das principais formas de fazer um empréstimo rápido, fácil e seguro.

Leia mais: Vantagens e desvantagens da antecipação do saque-aniversário

Empréstimo consignado

Da mesma forma que no empréstimo do saque-aniversário, o empréstimo consignado também pode ser contratado rapidamente e online. 

No consignado, parte da renda mensal fica reservada para a quitação das parcelas. 

Por isso, o crédito consignado também tem menor taxa de juros e não depende de consulta aos órgãos de proteção ao crédito, ou seja, está disponível para pessoas negativadas.

Para ter acesso ao consignado, porém, é preciso ter renda estável – afinal, é ela que funciona como garantia de pagamento e, por consequência, permite uma menor burocracia na concessão do crédito.

Leia mais: Quem pode fazer empréstimo consignado?

Assim, principalmente para beneficiários do INSS e servidores públicos, o consignado é um empréstimo que pode ser obtido rapidamente com condições diferenciadas, como taxa de juros menor e maior prazo de pagamento.

Além disso, a contratação pode ser online do início ao fim – é o caso no PicPay, que disponibiliza o consignado INSS e o consignado SIAPE diretamente pelo app. Para simular e ver as ofertas disponíveis, basta enviar o contracheque atualizado. 

Se você preferir, pode simular diretamente pelo link abaixo e ver as propostas em instantes – depois, é só seguir na contratação e receber o dinheiro em até 2 dias:

Empréstimo com garantia de veículo

Você já deve ter notado um ponto em comum entre as opções de empréstimo fácil e rápido que listamos, não é mesmo? É a garantia de pagamento.

Pois bem: isso acontece também com o crédito com garantia de veículo, conhecido também por refinanciamento de veículo. Nele, você usa seu carro ou moto como salvaguarda do empréstimo. 

Se você tiver um veículo quitado, de consórcio ou financiado (com no mínimo 20% das parcelas pagas) pode oferecê-lo para obter um empréstimo de valores maiores, com taxas de juros menores e prazo largo de pagamento. 

Durante o empréstimo o bem fica alienado para a instituição financeira, ok? A alienação é encerrada quando você pagar todas as parcelas do empréstimo com garantia do veículo.

O PicPay também oferece essa opção para quem procura crédito fácil e rápido. É preciso ter entre 23 e 72 anos. Pelo app, você pode simular e contratar o empréstimo com garantia de veículo sem burocracia.

Leia mais: Como fazer empréstimo com garantia de veículo?

Limite pré-aprovado

Por fim, vale mencionar que a maioria das instituições financeiras oferece em seu portfólio o crédito pré-aprovado, um tipo de empréstimo pessoal. 

O limite pré-aprovado costuma ser habilitado após um tempo de relacionamento com o banco: conforme avalia o histórico de transações, renda e score do cliente, a instituição financeira consegue estimar um valor que pode ser emprestado. 

Esse dinheiro fica disponível para contratação a qualquer momento. Apesar de não haver muito espaço para negociação do valor emprestado e taxa de juros, o crédito pré-aprovado tem uma contratação rápida e fácil.

Aqui no PicPay, conforme você utiliza os serviços do app, o limite de crédito é atualizado. Quanto mais você usar, mais chances tem de limite pré-aprovado.

Leia mais: Conta das contas: PicPay reúne apps financeiros em um só

Como conseguir um empréstimo rápido?

Acima nós explicamos como identificar uma oportunidade de empréstimo rápido, fácil e online e listamos quatro opções comuns do mercado (e todas disponíveis no PicPay).

Mas sabia que outros passos também ajudam você a ter o dinheiro do empréstimo com agilidade?  Veja abaixo dicas imperdíveis.

Pesquise e contrate online

Só de pensar em sair de casa ou do trabalho para ir até uma agência bancária você já cansou, certo? Pois saiba que, atualmente, a contratação online de empréstimo é corriqueira e uma ótima forma de garantir seu crédito. 

Além de evitar a perda de tempo, energia e dinheiro visitando diversas agências bancárias você ainda consegue pesquisar várias ofertas ao mesmo tempo.

Outra vantagem é a de poder avaliar com calma as condições de cada oferta e tomar sua decisão com tranquilidade, preferencialmente após fazer um bom planejamento financeiro pessoal.

Atenção às regras de cada crédito

Vamos supor que você é aposentado e sacou todo o FGTS quando da aposentadoria. Logo, a antecipação do saque-aniversário não vai ser possível. 

Uma alternativa é recorrer ao empréstimo consignado – mas para isso é preciso ter um benefício inss consignável. Se não for seu caso, mas você tiver um carro quitado, pode procurar, então, ofertas de empréstimo com garantia de veículo.

Perceba que ao conhecer os requisitos mínimos de cada tipo de empréstimo você evita perder tempo com simulações e negociações infrutíferas. 

Separe documentos atualizados

Independentemente do tipo de empréstimo escolhido, você deve apresentar a documentação atualizada durante a contratação.

Por isso, tenha sempre uma cópia legível do documento de identificação, comprovante de renda e de residência, que são os documentos mais comuns na hora de contratar.

Com essa precaução você evita ter o contrato negado e ter que recomeçar todo o procedimento com a documentação correta.

Pronto! Você já sabe como procurar e contratar empréstimo rápido. Agora, siga a leitura do Blog PicPay e veja dicas exclusivas sobre planejamento financeiro.

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 2.7 / 5. Número de votos: 3

Compartilhe este Post:

Conteúdos relacionados