Com o sucesso da Germinare Escola de Negócios, que há 10 anos forma jovens gestores e líderes para o mercado de trabalho, o Instituto J&F lançou neste ano a GerminaTech, com curso de programação gratuito para quem quer ingressar no mercado de tecnologia.

A GerminaTech é uma escola de Ensino Médio Integrado com Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, 100% gratuita.

O objetivo é formar jovens desenvolvedores de sistemas para o mercado de trabalho. Eles ainda poderão trabalhar no PicPay, no Banco Original e em outras empresas do Grupo J&F, com alta capacidade crítica e analítica e com competências para desenvolver soluções tecnológicas inovadoras. 

A escola surgiu em um contexto de expansão da tecnologia em todo o mundo e inserção da TI nas empresas brasileiras, visando o desenvolvimento pessoal e a formação profissional de jovens no mercado de trabalho.

A ideia é que os alunos, que já têm afinidade com temas relacionados à tecnologia, possam colocar em prática o processo transformador dessa área do conhecimento.

Além do mais, o foco é qualificar os alunos para vagas em tecnologia com base nos sete valores do grupo, que também são os valores do PicPay:

  • Atitude de dono;
  • Determinação;
  • Disciplina;
  • Disponibilidade;
  • Simplicidade;
  • Franqueza;
  • Humildade.

Leia mais: Quer trabalhar no PicPay? Conheça nossa cultura e veja dicas

Sobre a GerminaTech

A escola GerminaTech oferece um ensino totalmente gratuito e integral, com professores altamente qualificados com dedicação exclusiva à escola. 

Os estudantes contam com quatro refeições por dia, além de frutas frescas disponibilizadas durante todo o período; wi-fi; fornecimento de notebook, uniforme e material didático; salas de aula climatizadas 100% digitais que simulam uma startup, com equipamentos de última geração.

Sobre o curso de programação

O Ensino Médio de Tecnologia conta com uma carga-horária total de 3.640 horas, sendo 1.840 destinadas às disciplinas de base científica e tecnológica e o restante, às disciplinas de base comum do Ensino Médio. 

Em cada ano, o curso tem focos específicos:

  • 1ª série: Front-end;
  • 2ª série: Back-end;
  • 3ª série: Full-Stack.

Além do mais, os alunos assinam um contrato de estágio remunerado, desde o primeiro semestre, em empresas referência em tecnologia, que fazem parte do Grupo J&F, como o PicPay, maior aplicativo de pagamentos do País, e o Banco Original.

Após a conclusão do Ensino Médio e do curso de programação, com o encerramento do programa de estágio, os formandos recebem a oportunidade de trabalhar no PicPay, no Banco Original e em todas as empresas do Grupo J&F.

Ficou interessado? Confira abaixo as etapas para ser um aluno da GerminaTech no ano que vem.

Inscrições abertas

A primeira turma, que entrou neste ano, conta com 50 alunos. Para 2023, a GerminaTech está dobrando a oferta, com 100 vagas. As inscrições vão até o dia 9 de julho, e podem ser feitas por meio do site da instituição. 

O único requisito é o candidato estar matriculado no 9° ano do Ensino Fundamental II. Após a inscrição, os responsáveis receberão um SMS e um e-mail de confirmação, pelo número de telefone e endereço de e-mail cadastrados.

Na plataforma de inscrição há uma Área do Candidato, que pode ser acessada por meio do CPF e da data de nascimento do candidato, com todas as informações sobre o processo de admissão.

Processo de admissão

O processo seletivo da GerminaTech será realizado em quatro etapas, todas eliminatórias. São elas:

  • Desafios de Raciocínio Lógico (presencial);
  • Curso Preparatório com Phyton (remoto e presencial);
  • Avaliação de competências e pesquisa de perfil (presencial);
  • Entrevistas (presencial).

Desafios de Raciocínio Lógico 

A primeira etapa será realizada em julho. Os dias e horários serão enviados por e-mail, juntamente com as informações necessárias para a realização.

Esta etapa contará com avaliações de raciocínio lógico-matemático e será feita de forma 100% presencial no ambiente da Escola. O objetivo é analisar três habilidades:

  • Pensamento computacional;
  • Raciocínio lógico;
  • Resolução de problemas.

Os 200 candidatos com melhor avaliação serão convidados a participar da etapa seguinte: um curso preparatório com Phyton totalmente gratuito.

Curso preparatório com Phyton

Entre os meses de agosto e novembro, os 200 participantes farão um curso de programação de sistemas, com Python, com atividades durante a semana, à noite, e aos sábados.

O curso oferece certificado para quem cumprir os requisitos. No fim, os melhores candidatos, de acordo com o rendimento no curso, seguirão para as fases seguintes.

Avaliação de competências

Em dezembro, o candidato vai realizar uma avaliação que irá abordar leitura, escrita e raciocínio lógico.

Assim como nas etapas anteriores, a data e o horário serão informados pelo e-mail cadastrado. Caso a pessoa não compareça ou chegue atrasada, será automaticamente desclassificada.

Sobre a avaliação, os participantes terão 2 horas para fazer o teste com questões de Matemática, Língua Portuguesa e Língua Inglesa, além de uma produção textual.

Pesquisa de perfil

No mesmo dia, os candidatos passarão por uma pesquisa de perfil, que tem como objetivo analisar o perfil comportamental de cada pessoa. O teste dura 15 minutos.

Entrevista

Por fim, a última etapa, também em dezembro, é uma entrevista. O bate-papo tem duração estimada de 1 hora e será realizado na sede da Escola GerminaTech, localizada na Rua Irineu José Bordon, número 335, na Vila Jaguara.

O candidato precisa chegar no local com no mínimo 30 minutos de antecedência, segundo o horário marcado e enviado por e-mail. 

Matrícula

Os 100 candidatos selecionados para a Escola GerminaTech serão divulgados no dia 16/12/2022. No mesmo dia, a data para matrícula será informada. 

Para fazer a matrícula, o estudante precisa apresentar os seguintes documentos:

  • Original e cópia simples do RG do candidato;
  • Original e cópia simples do CPF do candidato;
  • Original e cópia simples do RG dos responsáveis;
  • Original e cópia simples do CPF dos responsáveis;
  • Original e cópia simples do comprovante de endereço;
  • Termo de adoção, se for o caso;
  • Declaração de transferência, que deve ser solicitada à escola atual.

Lembre-se que as inscrições para o curso de programação vão apenas até o dia 9 de julho. Tem alguma dúvida? Entre em contato pelo e-mail: admissao@germinare.org.br.

Quer conhecer mais sobre como é trabalhar no PicPay? Confira nossos conteúdos sobre página da editoria sobre Carreira e depoimentos de colaboradores do maior app de pagamentos do país.

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 18